Campanha de oração pelas famílias 2023 - Minha família, minha identidade/ 29° dia!


Olá amigo (a) da Palavra de Deus! Tudo bem com você?
 
    Durante o mês de maio estaremos orando pelas famílias. Serão 31 dias orando, estudando e lendo sobre o tema: “Minha família, minha identidade”. Vamos juntos clamar por nossa família e por todas as famílias?

29° DIA: INTENCIONAIS EM EDUCAR PARA A VIDA!

“Quando eu era criança, vivendo na companhia de meu pai, o único na estima de minha mãe, ele me ensinava e dizia: Que o teu coração conserve as minhas palavras; guarda os meus mandamentos para que tenhas vida”. (Provérbios 4.3,4).

    Nossa identidade de família é caracterizada pela intencionalidade em realizar uma educação marcante. Ao longo da história do povo hebreu, enxergamos a seriedade com que Deus trata a educação como um princípio espiritual. Não é por acaso que, até hoje, os judeus têm se destacado “por seu reconhecido sucesso no campo científico e dos negócios: 23% dos ‘Prêmios Nobel’ foram conferidos a judeus” (1) , conforme afirma Lima, e acrescenta: “as razões naturais encontradas por trás dessas estatísticas impressionantes são o valor atribuído à educação e a sua identificação cultural como nação” (2).
    Davi compreendia essa responsabilidade e imprimiu princípios na vida de seu filho Salomão. É das lembranças de quando viveu na companhia de seu pai que Salomão registra esses ensinos: “Que o teu coração conserve as minhas palavras; guarda os meus mandamentos para que tenhas vida” (Provérbios 4.3). 
 Davi sabia que os ensinamentos que estava transmitindo a seu filho eram responsáveis por gerar vida nele. É responsabilidade dos pais instruírem seus filhos com uma educação que os prepara para a vida como um todo. 
    O povo de Deus nunca separou a vida espiritual da vida secular. Essa é uma postura moderna que
não encontra base nas Escrituras. Nossa identidade de família cristã reconhece que precisamos preparar nossos filhos intelectual e emocionalmente, mas, acima de tudo, espiritualmente.
    De nada adianta preparar os filhos para a vida aqui na terra e não prepará-los para vivê-la na eternidade com Cristo. Em suas lembranças dos ensinos do pai, Salomão recomenda: “Adquire
a sabedoria e o entendimento; não te esqueças nem te desvies das palavras da minha boca. 
   Não abandones a sabedoria, e ela te guardará; ama-a, e ela te protegerá. A sabedoria é o
principal; portanto, adquire a sabedoria; sim, adquire o entendimento com tudo o que possuis. 
   Se a estimares, ela te exaltará; se a abraçares,
ela te honrará. Ela dará à tua cabeça.um diadema de graça, e te entregará uma coroa de glória” (Provérbios. 4.4-9).
De forma impressionante, Salomão se lembra de que, segundo ensinado por Davi, o mais importante
da vida é adquirir sabedoria. Mas, como bem disse o próprio Salomão: “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento. Os insensatos, porém, desprezam a sabedoria e a instrução” (Provérbios 1.7).
     Davi ensinou a Salomão que o que ele mais precisava era temer ao Senhor. Por isso não podemos, de forma alguma, dissociar conhecimento e temor a Deus. Se quisermos ser intencionais em
uma educação marcante, precisamos assumir a responsabilidade de educador, assim como Davi. Não devemos terceirizar essa responsabilidade para a escola, nem mesmo para a igreja – por mais que elas cooperem conosco nessa missão.
    Precisamos ser persistentes em repetir o ensino aos filhos. É impressionante a quantidade de vezes que Salomão fala que seu pai insistiu na importância da sabedoria. Não é de se admirar que, quando Deus perguntou o que ele queria, Salomão
pediu sabedoria, pois foi o que ele mais ouviu de seu pai como aquilo que é realmente importante.
   O que ensinamos para nossos filhos determina o rumo de suas escolhas. Seja intencional em ensinar aos seus filhos valores eternos do Reino de
Deus.

Por Roosevelt Arantes

(1)
 LIMA, André de Souza, Abordagem Edu-
cacional por Princípios: um primeiro olhar,
p.12,13.
(2)
 LIMA, André de Souza, Abordagem Educacional
por Princípios: um primeiro olhar, p. 13.

APLICAÇÃO PRÁTICA: Assuma uma postura de educador. Que seja você aquele que vai ensinar seu filho a temer ao Senhor.  Que seja você aquele que vai ensinar seu filho a orar e ler a Bíblia.
 Que seja você aquele que vai ensinar seu filho a ser menino, e  sua filha a ser menina de honra. Que seja você o responsável por ensinar seus filhos sobre a sexualidade bíblica. Que seja você o 
exemplo de tudo isso.

ORE: Deus, reconhecendo minha responsabilidade de pai/mãe, quero pedir-te ajuda para cumprir essa maravilhosa missão. Ajuda-me a ser exemplo para meus filhos. Ajuda-me a ser intencional ao educar, a persistir em educar e a ensinar as verdades do teu 
Reino a eles. É a minha oração em nome de Jesus, amém!

CRIANÇAS EM ORAÇÃO: O que você quer ser quando crescer? Hum, sei que já deve ter ouvido essa pergunta outras vezes...  Mas não me responda que irá ser médico, bombeiro, professora, Youtuber ou outra profissão. Isso será o que você poderá fazer. 
A pergunta foi o que você vai ser. Eu oro para que você, criança, independentemente da profissão que escolher, seja um discípulo  de Jesus. Por isso, ore, peça a Deus que você seja um seguidor de Jesus que fará diferença onde estiver. 
Ore para que as crianças  em todo o Brasil também sejam de Jesus e façam diferença em qualquer lugar onde estiverem.

No site da Junta de Missões Nacionais, você encontra devocionais diários, sugestões de sermões, atividades para crianças e roteiros para Pequenos 
Grupos Multiplicadores. Acesse: www.missoesnacionais.org.br/31dias/ e confira!

Faça parte disso e marque alguém nos comentários para orar pelas famílias do Brasil com você!

Deus te abençoe! 


Participe das nossas postagens com sua opinião!

Postagem Anterior Próxima Postagem