O que aprendi no culto de quinta (30/03): As sete características do discípulo de Jesus!


Olá amigo (a) da Palavra de Deus! Tudo bem com você?

       Como é bom cultuar a Deus! O culto de quinta-feira foi uma benção! Assim como fui impactado e edificado, espero que você seja também! 

Tema da mensagem: As sete características do discipulo!
 Pregador: Seminarista Jefferson Mageste.
Texto bíblico: Mateus 28:19-20

    Você é um discipulo de Jesus? Deseja se tornar um?
   O discipulo é a imagem do seu mestre, é um aprendiz, por isso é muito importante nos relacionarmos com Cristo.  Quando Jesus chamou seus primeiros discípulos, simplesmente disse: "Siga-me!"
     Quem aceita Jesus, torna-se filho de Deus, e todo aquele que faz parte do corpo de Cristo (igreja), precisa aceitar esse convite e ser seus imitadores, andar como Ele andou, mudar a mente para amar como Ele. É preciso também fazer a diferença nesse mundo e está próximo das pessoas.
    
"Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu ordenei a vocês. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”. Mateus 28:19‭-‬20

    Você está cumprindo o ide? Nesses versos lemos sobre a chamada de Jesus a seus discípulos, Ele primeiramente ensinou seus discípulos e em seguida, deu essa ordem para eles evangelizarem e proclamarem a Palavra de Deus a toda criatura.
Jesus confiou uma grande obra a todos nós e existem pessoas que ainda não O conhecem. 
      Quando fazemos discípulos, andamos com eles, essa comunhão é necessária para crescimento e edificação de ambas as partes. O discípulo de Jesus tem certas características que são proporcionais ao relacionamento com Ele. Quais são as qualidades de um discípulo de Cristo? Quais são as características daqueles que seguem e são chamados discípulos de Cristo?
    Além de ouvirmos, aprendermos e obedecermos a Jesus, existem muitas outras características do discipulo de Jesus e hoje refletiremos sobre sete:

1° Um discipulo de Jesus é alguém que nasceu de novo!

"Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus, pois os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram." Gálatas 3:26‭-‬27 

     Todos somos criaturas de Deus, mas a partir do momento que decidimos seguir Jesus e O aceitamos como Senhor e Salvador de nossas vidas, nos tornamos filhos de Deus mediante a fé em Cristo. É um privilégio sermos filhos do Senhor!

2° Um discipulo de Jesus é alguém que renuncia tudo o que tem!

"Da mesma forma, qualquer de vocês que não renunciar a tudo o que possui não pode ser meu discípulo." Lucas 14:33 

     Seguir Jesus e ser seus discípulo não é fácil, pois precisamos abrir mão de tudo por causa dEle. É uma escolha que vale a pena. Você está disposto a renunciar tudo o que tem para se tornar um discipulo de Cristo?

3° O discipulo  imita a Cristo! 

"Basta ao discípulo ser como o seu mestre, e ao servo, como o seu senhor." Mateus 10:25a.

     Aprender não é o suficiente, é preciso praticar o que aprendeu. Jesus é o principal exemplo e devemos viver e fazer tudo de acordo com o que Ele nos ensinou. Devemos refletir se estamos fazendo como Jesus? Será que as pessoas estão vendo Cristo em nós e em nossas atitudes? 
  
4° O discipulo ama a Cristo mais do que tudo!

“Se alguém vem a mim e ama seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos e irmãs e até sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo." Lucas 14:26 

    Você ama o Senhor acima de tudo e todos as coisas? Esse é o primeiro mandamento. Jesus precisa ser a nossa prioridade. Ele não está menosprezando a importância das pessoas, mas nos mostra que devemos priorizá-lo. Você tem amado o Senhor verdadeiramente?

5° O discipulo ama os outros, como Jesus ama!

“Um novo mandamento dou a vocês: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros”. João 13:34‭-‬35 

     Você tem amor próprio? Porque se você não se ama, não tem como amor a Deus e as pessoas. O amor tem um nome, é Jesus. Devemos viver esse amor e contagiar as pessoas com esse amor de Jesus. 
      Que possamos amar uns aos outros, como Cristo. Esse é o segundo mandamento. 

6°  O discipulo gera muitos frutos!

 "Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos."
João 15:8 

    Suas atitudes glorificam a Deus? Jesus abriu mão de sua glória e veio ao mundo cumprir a sua missão,  serviu e o Nome de Deus foi glorificado. Cristo deu muitos frutos. Refletindo sobre isso, será que estamos dando bons frutos? 
     Quando nos colocamos a disposição do Senhor e fazemos a sua obra, damos frutos. Que possamos continuar frutificando onde o Senhor nos colocou. Que vidas sejam edificadas por meio de nossas vidas.

7° O discipulo permanece na Palavra de Cristo!

  "Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: “Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos." João 8:31 

      A vida do cristão é uma via de mão dupla oração e leitura da Palavra. Estejamos firmes na palavra de Cristo. Jesus nos convida a vivermos o que a sua Palavra diz. 
   Permanecer, é continuar, perseverar, obedecer, aderir, perseverar nos ensinamentos de Cristo. Você ler a Bíblia diariamente? Participe conosco da campanha de leitura da Palavra de Deus: "Dia a dia com a Bíblia." 

Vamos juntos fazer a Obra do Senhor? Se hoje conhecemos Jesus e a Palavra de Deus, é porque alguém foi alcançado e pregou para nós. Não podemos guardar essas maravilhas conosco, precisamos compartilhar, evangelizar, testemunhar de tudo que o Senhor fez e está fazendo. 

Para complementar nossa reflexão, escolhi o louvor Discípulo teu, da Banda Garagem do louvor! Adore e faça desse louvor a sua oração!




Conte-nos qual foi o tema da mensagem do culto da sua igreja? Interaja conosco!

Deus te abençoe! Compartilhe essa mensagem com alguém! Um grande abraço!

1 Comentários

Participe das nossas postagens com sua opinião!

  1. Que benção Ronald, que Deus continue todos os dias te usando assim, em transmitir dr forma tão humilde, grande, e intensa a mensagem de Jesus, você e uma benção, mensagem poderosa devemos buscar sermos verdadeiros discípulos de Jesus todos os dias

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem