Dia a dia com a Bíblia: Lucas 15!


Olá amigo (a) da Palavra de Deus! Tudo bem com você?
  
   Vamos ler a Bíblia juntos durante esse ano? A leitura bíblica de hoje é Lucas 15!

Esse capítulo narra vários acontecimentos importantes:

1° A Parábola da ovelha perdida!
    "Todos os publicanos e pecadores estavam se reunindo para ouvi-lo. Mas os fariseus e os mestres da lei o criticavam: “Este homem recebe pecadores e come com eles”. “Qual de vocês que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma, não deixa as noventa e nove no campo e vai atrás da ovelha perdida, até encontrá-la? E quando a encontra, coloca-a alegremente nos ombros e vai para casa. Ao chegar, reúne seus amigos e vizinhos e diz: ‘Alegrem-se comigo, pois encontrei minha ovelha perdida’. Eu digo que, da mesma forma, haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam arrepender-se." Lucas 15:1‭-‬2‭, ‬4‭-‬7 NVI

     Jesus pregou o amor e demostrou o quanto se importava com as pessoas, seu jeito de ser, incomodava muitas pessoas que eram conhecedoras das leis. Ele contou a Parábola da ovelha perdida e nos faz entender o quanto somos importantes para Ele.
        Jesus é o Bom Pastor, Ele dá a sua vida pelas suas ovelhas. Ele cuida, zela e vai atrás da ovelha perdida. Por meio dessa Parábola, vemos o valor de uma alma para Deus. 
      Jesus enfatiza o quanto Deus se importa com cada pecador perdido e a imensa alegria que Ele tem quando um deles é encontrado. Há festa no céu quando um pegador se arrepende. 
       Se você se afastou de Deus ou ainda não se converteu, saiba que Jesus não desiste de você e te ama incondicionalmente.

2° A Parábola da moeda perdida!
    “Ou, qual é a mulher que, possuindo dez dracmas e, perdendo uma delas, não acende uma candeia, varre a casa e procura atentamente, até encontrá-la? E quando a encontra, reúne suas amigas e vizinhas e diz: ‘Alegrem-se comigo, pois encontrei minha moeda perdida’. Eu digo que, da mesma forma, há alegria na presença dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende”. Lucas 15:8‭-‬10 NVI

    Qual é a sua reação quando você perde alguma coisa? Você murmura ou procura até encontrar? A mulher descrita na Parábola possuía dez dracmas, e ao perder uma moeda, acendeu uma candeia. Naquele tempo, poucas casas tinham janelas, por isso a necessidade de ter acender a candeia. O chão também era de terra e por isso era necessário varrer. 
        Notamos a alegria da mulher em encontrar a moeda perdida, a ponto de chamar as amigas e vizinha para celebrar. É essa alegria que Deus é Deus anjos sentem quando alguém se arrepende dos seus maus caminhos. 

3° A Parábola do Filho pródigo!
    Jesus continuou: “Um homem tinha dois filhos. O mais novo disse ao seu pai: ‘Pai, quero a minha parte da herança’. Assim, ele repartiu sua propriedade entre eles. “Não muito tempo depois, o filho mais novo reuniu tudo o que tinha e foi para uma região distante; e lá desperdiçou os seus bens vivendo irresponsavelmente. Depois de ter gasto tudo, houve uma grande fome em toda aquela região, e ele começou a passar necessidade. Por isso foi empregar-se com um dos cidadãos daquela região, que o mandou para o seu campo a fim de cuidar de porcos. Ele desejava encher o estômago com as vagens de alfarrobeira que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada. “Caindo em si, ele disse: ‘Quantos empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu aqui, morrendo de fome! Eu me porei a caminho e voltarei para meu pai e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus empregados’. A seguir, levantou-se e foi para seu pai. “Estando ainda longe, seu pai o viu e, cheio de compaixão, correu para seu filho, e o abraçou e beijou. “O filho lhe disse: ‘Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho’. “Mas o pai disse aos seus servos: ‘Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Coloquem um anel em seu dedo e calçados em seus pés. Tragam o novilho gordo e matem-no. Vamos fazer uma festa e alegrar-nos. Pois este meu filho estava morto e voltou à vida; estava perdido e foi achado’. E começaram a festejar o seu regresso. “Enquanto isso, o filho mais velho estava no campo. Quando se aproximou da casa, ouviu a música e a dança. Então chamou um dos servos e perguntou-lhe o que estava acontecendo. Este lhe respondeu: ‘Seu irmão voltou, e seu pai matou o novilho gordo, porque o recebeu de volta são e salvo’. “O filho mais velho encheu-se de ira e não quis entrar. Então seu pai saiu e insistiu com ele. Mas ele respondeu ao seu pai: ‘Olha! todos esses anos tenho trabalhado como um escravo ao teu serviço e nunca desobedeci às tuas ordens. Mas tu nunca me deste nem um cabrito para eu festejar com os meus amigos. Mas quando volta para casa esse teu filho, que esbanjou os teus bens com as prostitutas, matas o novilho gordo para ele!’ “Disse o pai: ‘Meu filho, você está sempre comigo, e tudo o que tenho é seu. Mas nós tínhamos que celebrar a volta deste seu irmão e alegrar-nos, porque ele estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi achado’ ”. Lucas 15:11‭-‬32 NVI

   Essa Parábola é uma das mais lindas da Bíblia. Naquele tempo, era raro, mas acontecia do pai repartir os bens antes da sua morrer. Muitas vezes fazemos escolhas erradas e precipitadas,  assumimos a direção e não enxergamos as consequências ruins. Se Deus não estiver na direção, nada dará certo.
     Estar com o Senhor é a melhor escolha e nada nesse mundo se compara com uma vida eterna com Ele. Infelizmente, muitas pessoas estão se afastando de Deus por causa dos manjares do mundo. Essa foi a escolha do filho mais novo.
      Ele gastou toda sua herança e ficou em dificuldade. Ele reconheceu que fez a escolha errada, se arrependeu e retornou para casa. 
       A alegria do pai em ver seu filho amado retornando é muito emocionante, ele não fez julgamentos, pelo contrário, demostrou amor e festejou a volta do seu filho perdido.
       É tempo de voltar para casa,  Deus está te aguardando!  

     O filho mais velho se entristeceu com seu pai, ele preferiu a melhor parte, ficando junto do pai, já seu irmão se perdeu no mundo, mas se arrependeu verdadeiramente. Esse era o motivo da alegria. 

    Jesus nos ensina sobre o amor e sobre como Deus se alegra em resgatar algo que se perdeu!

Deus te abençoe! Se essa mensagem te edificou, compartilhe com alguém. Um grande abraço!

Participe das nossas postagens com sua opinião!

Postagem Anterior Próxima Postagem