Dia a dia com a Bíblia: Lucas 16!


Olá amigo (a) da Palavra de Deus! Tudo bem com você?
  
   Vamos ler a Bíblia juntos durante esse ano? A leitura bíblica de hoje é Lucas 16!

Esse capítulo narra vários acontecimentos importantes:

1° A Parábola do Administrador infiel!
     "Jesus disse aos seus discípulos: “O administrador de um homem rico foi acusado de estar desperdiçando os seus bens. Então ele o chamou e lhe perguntou: ‘Que é isso que estou ouvindo a seu respeito? Preste contas da sua administração, porque você não pode continuar sendo o administrador’. “O administrador disse a si mesmo: ‘Meu senhor está me despedindo. Que farei? Para cavar não tenho força e tenho vergonha de mendigar… Já sei o que vou fazer para que, quando perder o meu emprego aqui, as pessoas me recebam em suas casas’. ‘Cem potes de azeite’, respondeu ele. “O administrador lhe disse: ‘Tome a sua conta, sente-se depressa e escreva cinquenta’. “A seguir ele perguntou ao segundo: ‘E você, quanto deve?’ ‘Cem tonéis de trigo’, respondeu ele. “Ele lhe disse: ‘Tome a sua conta e escreva oitenta’. “O senhor elogiou o administrador desonesto, porque agiu astutamente. Pois os filhos deste mundo são mais astutos no trato uns com os outros do que os filhos da luz. Por isso, eu digo: Usem a riqueza deste mundo ímpio para ganhar amigos, de forma que, quando ela acabar, estes os recebam nas moradas eternas. “Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito, e quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito. Assim, se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem confiará as verdadeiras riquezas a vocês? E se vocês não forem dignos de confiança em relação ao que é dos outros, quem lhes dará o que é de vocês? “Nenhum servo pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará outro, ou se dedicará a um e desprezará outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro”. Os fariseus, que amavam o dinheiro, ouviam tudo isso e zombavam de Jesus. Ele lhes disse: “Vocês são os que se justificam a si mesmos aos olhos dos homens, mas Deus conhece o coração de vocês. Aquilo que tem muito valor entre os homens é detestável aos olhos de Deus." Lucas 16:1‭-‬4‭, ‬6‭-‬15 NVI

      Você tem dado o seu melhor em tudo? Essa Parábola nos ensina importantes lições sobre como devemos proceder. Jesus nos exorta sobre relacionamento, serviço e integridade. 
      O administrador infiel não estava fazendo um bom trabalho, estava dando prejuízo. Seu patrão decidiu averiguar o que estava acontecendo por meio de um relatório. O administrador com medo de ser demitido, teve uma ideia  e conseguiu reverter aquela situação, garantindo o seu emprego.
      Aprendendo com esse administrador, devemos buscar em Deus estratégias para fazermos a sua obra e sermos criativos no evangelismo. Sejamos prudentes e que esse seja um dos nossos propósitos de oração.
       Que possamos dar o nosso melhor em tudo, fazendo tudo por amor e para o nome do Senhor ser glorificado! Precisamos ser fiéis a Deus e servirmos somente a Ele. Não podemos servir a dois senhores, Deus requer exclusividade.

2° Outros ensinamentos!
Jesus fez uma orientação sobre o divórcio, esse tema é muito importante e devemos dar ênfase a ele.

    “A Lei e os Profetas profetizaram até João. Desse tempo em diante estão sendo pregadas as boas-novas do Reino de Deus, e todos tentam forçar sua entrada nele. É mais fácil os céus e a terra desaparecerem do que cair da Lei o menor traço. “Quem se divorciar de sua mulher e se casar com outra mulher estará cometendo adultério, e o homem que se casar com uma mulher divorciada estará cometendo adultério." Lucas 16:16‭-‬18 NVI

    Jesus reintera a importância e o valor do casamento diante de Deus e  da integridade do casal. Devemos refletir muito antes de tomarmos qualquer decisão, hoje é muito comum para muitas pessoas o divórcio. 
      Jesus compartilha que o divórcio não é a vontade de Deus, mas sabemos que existem exceções. Um relacionamento onde há adultério e violência, pode ser rompido.

3° O rico e  Lázaro!

“Havia um homem rico que se vestia de púrpura e de linho fino e vivia no luxo todos os dias. Diante do seu portão fora deixado um mendigo chamado Lázaro, coberto de chagas; este ansiava comer o que caía da mesa do rico. Até os cães vinham lamber suas feridas. “Chegou o dia em que o mendigo morreu, e os anjos o levaram para junto de Abraão. O rico também morreu e foi sepultado. No Hades, onde estava sendo atormentado, ele olhou para cima e viu Abraão de longe, com Lázaro ao seu lado. Então, chamou-o: ‘Pai Abraão, tem misericórdia de mim e manda que Lázaro molhe a ponta do dedo na água e refresque a minha língua, porque estou sofrendo muito neste fogo’. “Mas Abraão respondeu: ‘Filho, lembre-se de que durante a sua vida você recebeu coisas boas, enquanto que Lázaro recebeu coisas más. Agora, porém, ele está sendo consolado aqui e você está em sofrimento. E além disso, entre vocês e nós há um grande abismo, de forma que os que desejam passar do nosso lado para o seu, ou do seu lado para o nosso, não conseguem’. “Ele respondeu: ‘Então eu te suplico, pai: manda Lázaro ir à casa de meu pai, pois tenho cinco irmãos. Deixa que ele os avise, a fim de que eles não venham também para este lugar de tormento’. “Abraão respondeu: ‘Eles têm Moisés e os Profetas; que os ouçam’. “ ‘Não, pai Abraão’, disse ele, ‘mas se alguém dentre os mortos fosse até eles, eles se arrependeriam.’ “Abraão respondeu: ‘Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco se deixarão convencer, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos’ ”.
Lucas 16:19‭-‬31 NVI

    O céu e o inferno são reais e nós precisamos refletir sobre isso em todo tempo, publicamos recentemente em nosso blog uma reflexão sobre esse tema e nós precisamos nos importar, refletir sobre quais tem sido nossas escolhas: estamos priorizando Jesus ou coisas momentâneas? 
     Essa história que acabamos ler, fala sobre isso e podemos notar a diferença entre o Rico e o Lázaro, um era rico, mas sua riqueza não pode garantir a sua salvação. O Lázaro não tinha nem um teto, vivia numa situação difícil, mas ele fez a escolha certa recebeu a vida eterna que só Jesus concede!

     Que possamos valorizar Jesus e permanecermos firmes em seu caminho. Muitos  estão iludidos com as coisas temporárias que o mundo oferece, mas Jesus está alertando sobre isso. 

Outra coisa importante que aprendemos nesse capítulo é que não existe ligação entre os vivos e mortos!

Deus te abençoe! Se essa mensagem te edificou, compartilhe com alguém. Um grande abraço!

Participe das nossas postagens com sua opinião!

Postagem Anterior Próxima Postagem