Dia a dia com a Bíblia: Lucas 14!


Olá amigo (a) da Palavra de Deus! Tudo bem com você?
  
   Vamos ler a Bíblia juntos durante esse ano? A leitura bíblica de hoje é Lucas 14!

Esse capítulo narra vários acontecimentos importantes:

1° Jesus na casa de um fariseu!
    Esse trecho é muito impactante, podemos tirar vários ensinamentos. Já falamos aqui no blog, que Jesus é o Senhor de todos os dias e inclusive do sábado.  O início desse capítulo narra Jesus na casa de um fariseu importante, e a sua frente, estava um homem doente, com o corpo inchado. 
       Os fariseus e os peritos da lei, estavam presentes e observando Jesus atentamente, afim de conseguir provas contra Ele. Mas Jesus os surpreendeu com uma pergunta: “É permitido ou não curar no sábado?” Mas eles ficaram em silêncio. Assim, tomando o homem pela mão, Jesus o curou e o mandou embora. Então ele lhes perguntou: “Se um de vocês tiver um filho ou um boi, e este cair num poço no dia de sábado, não irá tirá-lo imediatamente?” E eles nada puderam responder."
Lucas 14:3‭-‬6 NVI
     Essa questão de guardar o sábado era uma tradição que era seguida de geração em geração. O sábado é mais um dia que temos para adorar a Deus.
     Jesus teve compaixão daquele homem e realizou o milagre. 

Mas adiante Jesus falou sobre a humildade e o prazer em ajudar os mais necessitados. Desejamos o melhor para nós mas será que desejamos o mesmo para o nosso próximo? Muitas vezes queremos honra e exaltação e nos esquecemos do exemplo de Jesus, Ele abriu mão da sua glória, veio ao mundo para servir e não para ser servido. Ele é melhor exemplo de servo. 
      Jesus falou sobre isso nos versos de 7 a 14 e que possamos fazer tudo para o nome de Deus ser glorificado e exaltado. Que possamos pensar mais nos necessitados e servir com amor, como Cristo serviu.

"Quando notou como os convidados escolhiam os lugares de honra à mesa, Jesus lhes contou esta parábola: “Quando alguém o convidar para um banquete de casamento, não ocupe o lugar de honra, pois pode ser que tenha sido convidado alguém de maior honra do que você. Se for assim, aquele que convidou os dois virá e dirá: ‘Dê o lugar a este’. Então, humilhado, você precisará ocupar o lugar menos importante. Mas quando você for convidado, ocupe o lugar menos importante, de forma que, quando vier aquele que o convidou, diga: ‘Amigo, passe para um lugar mais importante’. Então você será honrado na presença de todos os convidados. Pois todo o que se exalta será humilhado, e o que se humilha será exaltado”. Então Jesus disse ao que o tinha convidado: “Quando você der um banquete ou jantar, não convide seus amigos, irmãos ou parentes, nem seus vizinhos ricos; se o fizer, eles poderão também, por sua vez, convidá-lo, e assim você será recompensado. Mas, quando der um banquete, convide os pobres, os aleijados, os mancos e os cegos. Feliz será você, porque estes não têm como retribuir. A sua recompensa virá na ressurreição dos justos”. Lucas 14:7‭-‬14 NVI

2° A Parábola do grande banquete!
    "Ao ouvir isso, um dos que estavam à mesa com Jesus, disse-lhe: “Feliz será aquele que comer no banquete do Reino de Deus”. Jesus respondeu: “Certo homem estava preparando um grande banquete e convidou muitas pessoas. Na hora de começar, enviou seu servo para dizer aos que haviam sido convidados: ‘Venham, pois tudo já está pronto’. “Mas eles começaram, um por um, a apresentar desculpas. O primeiro disse: ‘Acabei de comprar uma propriedade e preciso ir vê-la. Por favor, desculpe-me’. “Outro disse: ‘Acabei de comprar cinco juntas de bois e estou indo experimentá-las. Por favor, desculpe-me’. “Ainda outro disse: ‘Acabo de me casar, por isso não posso ir’. “O servo voltou e relatou isso ao seu senhor. Então o dono da casa irou-se e ordenou ao seu servo: ‘Vá rapidamente para as ruas e os becos da cidade e traga os pobres, os aleijados, os cegos e os mancos’. “Disse o servo: ‘O que o senhor ordenou foi feito, e ainda há lugar’. “Então o senhor disse ao servo: ‘Vá pelos caminhos e valados e obrigue-os a entrar, para que a minha casa fique cheia. Eu digo a vocês: Nenhum daqueles que foram convidados provará do meu banquete’ ”. Lucas 14:15‭-‬24 NVI

        A revelação inicial foi para o povo de Israel, mas eles a rejeitaram e Deus estendeu essa revelação a toda humanidade, Ele enviou seu único Filho para atrair as pessoas para o Reino de Deus. Todo aquele que crer em Jesus recebe a oportunidade de estar nesse banquete e também receber a salvação.     
      Muitas pessoas estão trocando o baquete eterno do Senhor, pelos manjares momentâneos do mundo. Precisamos refletir sobre o que temos priorizado? Não podemos rejeitar o convite de Deus. 

3° O preço do discipulado!
    Você está disposto a seguir Jesus? Essa escolha é a mais importante de nossas vidas e também a mais difícil, pois precisaremos abrir mão de muitas coisas e renunciar a nós mesmos para segui-lo. 
      Quem deseja ser discípulo de Jesus sabe que pagará esse preço: “Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la? Pois, se lançar o alicerce e não for capaz de terminá-la, todos os que a virem rirão dele, dizendo: ‘Este homem começou a construir e não foi capaz de terminar’. “Ou, qual é o rei que, pretendendo sair à guerra contra outro rei, primeiro não se assenta e pensa se com dez mil homens é capaz de enfrentar aquele que vem contra ele com vinte mil? Se não for capaz, enviará uma delegação, enquanto o outro ainda está longe, e pedirá um acordo de paz." Lucas 14:28‭-‬32 NVI

      Jesus chama nossa atenção nesse trecho sobre priorizarmos Ele, acima de tudo e todos. 

- A essência de ser discípulo de Jesus, é ter compromisso com Ele!
"Da mesma forma, qualquer de vocês que não renunciar a tudo o que possui não pode ser meu discípulo." Lucas 14:33 NVI

No final desse capítulo, Jesus fala sobre seus discípulos serem o sal da terra!
    Será que estamos dando um bom testemunho? As pessoas vêem Jesus em nós e em nossas atitudes? Tudo o que fazemos está glorificando a Deus? 

“O sal é bom, mas se ele perder o sabor, como restaurá-lo? Não serve nem para o solo nem para adubo; é jogado fora. “Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça”. Lucas 14:34‭-‬35 NVI

Jesus nos chamou para sermos o sal da terra, fomos chamados para darmos sabor ao mundo. O Senhor está contando conosco para transformar a vida de outras pessoas. Você aceita?

Deus te abençoe! Se essa mensagem te edificou, compartilhe com alguém. Um grande abraço!

Participe das nossas postagens com sua opinião!

Postagem Anterior Próxima Postagem