Dia a dia com a Bíblia: Lucas 7!


Olá amigo (a) da Palavra de Deus! Tudo bem com você?
  
   Vamos ler a Bíblia juntos durante esse ano? A leitura bíblica de hoje é Lucas 7!

Esse capítulo narra vários acontecimentos importantes:

1° Um centurião demostra fé!
     Jesus foi para Cafarnaum e havia um servo de um centurião que estava muito doente, quase morrendo e seu senhor o estimava muito. O centurião ouviu falar de Jesus e dos milagres que Ele realizou e enviou alguns líderes religiosos dos judeus para falar com Jesus e trazê-lo para curar seu servo. Observamos aqui, que o centurião não se achou digno de ir falar pessoalmente com Cristo. 
      O texto conta que Jesus atendeu o pedido, mas quando Ele estava se aproximando da casa, o centurião enviou alguns amigos para falar com Jesus, que não era para Ele se incomodar, pois ele não era digno nem de receber Jesus na sua casa. 
O centurião disse que era para Cristo apenas dizer uma palavra e seu servo seria curado. 
    Jesus ficou admirado com a fé daquele homem que era uma autoridade.  Cristo disse que nem em Israel, Ele encontrou tamanha fé. 
       Mesmo com título de oficial, ele que dava ordens, se humilhou e reconheceu que não era digno de nada. Lemos no final desse trecho que Jesus determinou e o servo foi curado!

2° Jesus ressuscita o filho de uma viúva!
       Essa história é muito linda, gosto muito desse trecho. Jesus foi para uma cidade chamada Naim, e com Ele iam os seus discípulos e uma grande multidão.
       Ao se aproximar da entrada da cidade, estava saindo o enterro do filho de uma viúva e uma grande multidão estava com ela. Essa viúva estava passando por um momento difícil, sabemos o quanto era difícil para as mulheres naquele tempo, ela viúva e agora sem filho, quem cuidaria dela?     
        Jesus se compadeceu dela e disse para ela não chorar. Em seguida aproximou-se e tocou no caixão, as pessoas que carregavam, pararam.  Jesus disse: “Jovem, eu digo, levante-se!” O jovem sentou-se e começou a conversar, e Jesus o entregou à sua mãe." Lucas 7:14‭-‬15 NVI
      Jesus pode todas as coisas, até o impossível Ele realiza. E Ele continua o mesmo, não mudou!

3° Jesus e João Batista!
    Observamos nesse trecho a dúvida de João Batista, após seus discípulos compartilhstem das maravilhas que Jesus havia realizado. João enviou dois de seus discípulos para perguntarem se Jesus era o Messias prometido ou se deveriam aguardar outro.
      João Batista fez essas perguntas porque estava preso, estava confuso e não estava duvidando de Jesus. Jesus estava fazendo as obras do Messias, mas não tomou nenhuma iniciativa de derrubar o governo romano ou libertar os justos da prisão.     
    Sabemos que tudo tinha um propósito. "Naquele momento Jesus curou muitos que tinham males, doenças graves e espíritos malignos, e concedeu visão a muitos que eram cegos. Então ele respondeu aos mensageiros: “Voltem e anunciem a João o que vocês viram e ouviram: os cegos veem, os aleijados andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados e as boas-novas são pregadas aos pobres; e feliz é aquele que não se escandaliza por minha causa”.
Lucas 7:21‭-‬23 NVI
       No final desse trecho, Jesus falou da importância de João Batista e do seu ministério, João foi o precursor de Jesus, foi o profeta que preparou o caminho para Ele. Cristo também falou sobre a simplicidade de João Batista: Depois que os mensageiros de João foram embora, Jesus começou a falar à multidão a respeito de João: “O que vocês foram ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? Ou, o que foram ver? Um homem vestido de roupas finas? Ora, os que vestem roupas esplêndidas e se entregam ao luxo estão nos palácios. Afinal, o que foram ver? Um profeta? Sim, eu digo a vocês, e mais que profeta. Este é aquele a respeito de quem está escrito: “ ‘Enviarei o meu mensageiro à tua frente; ele preparará o teu caminho diante de ti’. Eu digo que entre os que nasceram de mulher não há ninguém maior do que João; todavia, o menor no Reino de Deus é maior do que ele”. Lucas 7:24‭-‬28 NVI

     Após essas palavras de Jesus, todo o povo, até os publicanos, reconheceram que o caminho de Deus era justo, sendo batizados por João. Mas os fariseus e os peritos na lei rejeitaram o propósito de Deus para eles, não sendo batizados por João.
      E por causa disso Jesus fez uma comparação: “A que posso, pois, comparar os homens desta geração?”, prosseguiu Jesus. “Com que se parecem? São como crianças que ficam sentadas na praça e gritam umas às outras: “ ‘Nós tocamos flauta, mas vocês não dançaram; cantamos um lamento, mas vocês não choraram’. Pois veio João Batista, que jejua e não bebe vinho, e vocês dizem: ‘Ele tem demônio’. Veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e vocês dizem: ‘Aí está um comilão e beberrão, amigo de publicanos e pecadores’. Mas a sabedoria é comprovada por todos os seus discípulos.” Lucas 7:31‭-‬35 NVI

4° Jesus é ungido por uma pecadora!

      Essa história é muito edificante, Jesus foi convidado para jantar na casa de um fariseu e uma mulher da cidade, que era uma pecadora, ficou sabendo que Ele estava na casa desse fariseu. Trouxe um vaso de alabastro com unguento, se prostrou aos pés de Jesus e chorando, começou a derramar lágrimas aos seus pés. 
    E começou a enxugá-los com seus cabelos, também beijou seus pés e ungia-os com unguento. Essa atitude incomodou o fariseu. Essa mulher se arrependeu verdadeiramente dos seus pecados, ela não disse nada, só chorou e ungiu os pés de Jesus.
     A atitude de Jesus também incomodou o fariseu, Cristo não julgou como as pessoas. O Senhor não aceita o pecado, pois fere seus princípios e é o oposto do que o agrada, mas Ele ama o pecador e perdoa todos que sinceramente se arrependem dos seus maus caminhos. 

Deus te abençoe! Continue lendo a Bíblia comigo! Se essa postagem te edificou, compartilhe com alguém! Um grande abraço!

Participe das nossas postagens com sua opinião!

Postagem Anterior Próxima Postagem