Dia a dia com a Bíblia: Lucas 6!


Olá amigo (a) da Palavra de Deus! Tudo bem com você?
  
   Vamos ler a Bíblia juntos durante esse ano? A leitura bíblica de hoje é Lucas 6!

Esse capítulo narra vários acontecimentos importantes:

1° O Senhor do sábado!
    No início desse capítulo, observamos que alguns fariseus ficaram insatisfeitos em ver os discípulos de Jesus colhendo algumas espigas de milho enquanto passavam pelas lavouras de cereal e por Jesus ter curado um homem na sinagoga, cujo a sua mão direita era atrofiada . Os fariseus ficaram insatisfeitos porque essas coisas aconteceram no sábado e segundo a tradição, eles guardavam o sábado. 
     Jesus os confrontou e mostrou que Ele é o Senhor do sábado! 

2° A escolha dos doze apóstolos!
    Jesus saiu para o monte a fim de orar, e passou a noite orando a Deus e ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze deles, a quem também designou apóstolos: Simão, a quem deu o nome de Pedro; seu irmão André; Tiago; João; Filipe; Bartolomeu; Mateus; Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Simão, chamado zelote; Judas, filho de Tiago; e Judas Iscariotes, que veio a ser o traidor.
        O Senhor escolheu pessoas simples para uma importante missão. Para muitos, eles não mereciam, mas esses apóstolos e todos os servos de Deus, foram e são vasos escolhidos por Deus, desde o ventre de suas mães para cumprirem o ide! O Senhor nos escolheu, devemos nos colocar a disposição dEle para fazermos a sua obra. 

3°Bençãos e ais!
    Esse trecho é muito impactante, porque Jesus mostra a diferença de como nos portamos. Nosso proceder precisa agradar a Deus. Devemos seguir o exemplo de Jesus, pois suas atitudes glorificam ao Pai e é atitude verdadeira para aqueles que decidem seguir a Cristo. 
        Precisamos refletir sobre quais tem sido as nossas atitudes? Temos feito o bem e agido com justiça? Temos oferecido ao nosso próximo, aquilo que desejamos para nós? Quando nos ferem e nos fazem mal, temos retribuído com o bem? É sobre nossas atitudes e suas consequências que Jesus fez essa orientação: "Olhando para os seus discípulos, ele disse: “Bem-aventurados vocês os pobres, pois a vocês pertence o Reino de Deus. Bem-aventurados vocês que agora têm fome, pois serão satisfeitos. Bem-aventurados vocês que agora choram, pois haverão de rir. Bem-aventurados serão vocês quando os odiarem, expulsarem e insultarem, e eliminarem o nome de vocês, como sendo mau, por causa do Filho do homem. “Regozijem-se nesse dia e saltem de alegria, porque grande é a sua recompensa no céu. Pois assim os antepassados deles trataram os profetas. “Mas ai de vocês os ricos, pois já receberam sua consolação. Ai de vocês que agora têm fartura, porque passarão fome. Ai de vocês que agora riem, pois haverão de se lamentar e chorar. Ai de vocês quando todos falarem bem de vocês, pois assim os antepassados deles trataram os falsos profetas." Lucas 6:20‭-‬26 NVI

4° O amor aos inimigos!
       Jesus falou sobre uma coisa muito importante e muitas vezes não nos importamos, que é amar o nosso inimigo, talvez você fique satisfeito em ler isso, mas foi o próprio Cristo que fez essa orientação e precisamos cumprir. Não é fácil, mas precisamos amar nossos inimigos, perdoá-los e sermos misericordiosos. 
         Precisamos amar como Jesus é esse amor que faz toda diferença. Devemos a todos, nosso próximo também inclui nossos inimigos! Veja essa orientação completa de Jesus: “Mas eu digo a vocês que estão me ouvindo: Amem os seus inimigos, façam o bem aos que os odeiam, abençoem os que os amaldiçoam, orem por aqueles que os maltratam. Se alguém bater em você numa face, ofereça-lhe também a outra. Se alguém tirar de você a capa, não o impeça de tirar a túnica. Dê a todo aquele que pedir, e se alguém tirar o que pertence a você, não lhe exija que o devolva. Como vocês querem que os outros lhes façam, façam também vocês a eles. “Que mérito vocês terão se amarem aos que os amam? Até os pecadores amam aos que os amam. E que mérito terão se fizerem o bem àqueles que são bons para com vocês? Até os pecadores agem assim. E que mérito terão se emprestarem a pessoas de quem esperam devolução? Até os pecadores emprestam a pecadores, esperando receber devolução integral. Amem, porém, os seus inimigos, façam-lhes o bem e emprestem a eles, sem esperar receber nada de volta. Então, a recompensa que terão será grande e vocês serão filhos do Altíssimo, porque ele é bondoso para com os ingratos e maus. Sejam misericordiosos, assim como o Pai de vocês é misericordioso." Lucas 6:27‭-‬36 NVI

5° O julgamento ao próximo!
     É da nossa natureza julgarmos o outro, apontamos suas falhas, suas quedas e nos esquecemos que também somos pecadores e falhos. Jesus fez uma orientação muito importante sobre não julgarmos ninguém. 
    Antes de falarmos de alguém, devemos nos concertar primeiro. “Não julguem e vocês não serão julgados. Não condenem e não serão condenados. Perdoem e serão perdoados. Deem e será dado a vocês: uma boa medida, calcada, sacudida e transbordante será dada a vocês. Pois a medida que usarem também será usada para medir vocês”.
Lucas 6:37‭-‬38 NVI

    Que ao invés de julgarmos, possamos oferecer ajuda e orarmos pelas pessoas.

6° A árvore e seus frutos!
     Nesse trecho, Jesus nos orienta sobre sermos uma boa árvore e produzirmos bons frutos. Precisamos nos esforçar para fruticarmos com qualidade. 
      Será que nossas atitudes estão glorificando a Deus? Assim como toda árvore é reconhecida pelos seus frutos, as pessoas estão vendo Cristo em nós? 
      Que possamos filtrar o que entra em nosso coração e em nossa mente, permitindo entrar somente o que edifica e agrada a Deus, pois "O homem bom tira coisas boas do bom tesouro que está em seu coração, e o homem mau tira coisas más do mal que está em seu coração, porque a sua boca fala do que está cheio o coração." Lucas 6:45 NVI 

7° O prudente e o insensato!
    Jesus é o seu alicerce? Devemos construir nossa vida e cada na rocha eterna que é Cristo. O Senhor nos faz refletir se estamos valorizando e praticando seus ensinamentos. Será que estamos guardando seus mandamentos? 
        Jesus mostra a diferença do  prudente para o insensato e as suas consequências: “Por que vocês me chamam ‘Senhor, Senhor’ e não fazem o que eu digo? Eu mostrarei com quem se compara aquele que vem a mim, ouve as minhas palavras e as pratica. É como um homem que, ao construir uma casa, cavou fundo e colocou os alicerces na rocha. Quando veio a inundação, a torrente deu contra aquela casa, mas não a conseguiu abalar, porque estava bem construída. Mas aquele que ouve as minhas palavras e não as pratica é como um homem que construiu uma casa sobre o chão, sem alicerces. No momento em que a torrente deu contra aquela casa, ela caiu, e a sua destruição foi completa”. Lucas 6:46‭-‬49 NVI

        Que possamos construir nossa vida em Jesus, pois quem está em Cristo, não será abalado!

 
   Deus te abençoe! Continue lendo a Bíblia comigo! Se essa postagem te edificou, compartilhe com alguém! Um grande abraço!

Participe das nossas postagens com sua opinião!

Postagem Anterior Próxima Postagem