Estreia: O que aprendi no culto de domingo? (15/01): Escolhidos por Deus!


OlΓ‘ amigo (a) da Palavra de Deus! Tudo bem com vocΓͺ?

Hoje Γ© dia de estreia aqui no blog. Irei compartilhar um resumo do que foi pregado no culto em minha igreja. Assim como fui impactado, espero que vocΓͺ seja tambΓ©m!

Tema da mensagem: Escolhidos por Deus! Pregador: Pastor Sandro de Souza Silva 

Texto bΓ­blico: Atos 13:1‭-‬7 
"Na igreja de Antioquia havia os seguintes profetas e mestres: BarnabΓ©; SimeΓ£o, chamado “o Negro”; LΓΊcio, de Cirene; ManaΓ©m, que havia sido criado junto com o governador Herodes; e Saulo. Certa vez, quando eles estavam adorando o Senhor e jejuando, o EspΓ­rito Santo disse: — Separem para mim BarnabΓ© e Saulo a fim de fazerem o trabalho para o qual eu os tenho chamado. EntΓ£o eles jejuaram, e oraram, e puseram as mΓ£os sobre BarnabΓ© e Saulo. E os enviaram na sua missΓ£o. BarnabΓ© e Saulo, tendo sido enviados pelo EspΓ­rito Santo, foram atΓ© a cidade de SelΓͺucia e dali embarcaram para a ilha de Chipre. Quando chegaram Γ  cidade de Salamina, comeΓ§aram a anunciar a palavra de Deus nas sinagogas. E eles tinham JoΓ£o Marcos para ajudΓ‘-los no trabalho missionΓ‘rio. Eles atravessaram toda a ilha, chegando atΓ© a cidade de Pafos. Ali encontraram um judeu que era mΓ‘gico e falso profeta, chamado Barjesus. Ele era amigo de SΓ©rgio Paulo, o governador da ilha, que era um homem muito inteligente. O Governador mandou chamar BarnabΓ© e Saulo, pois queria ouvir a palavra de Deus."

    Esse texto narra a primeira viagem missionΓ‘ria de Paulo. Antes de ler a reflexΓ£o, responda para vocΓͺ mesmo essas perguntas: Para que vocΓͺ gostaria de ser escolhido? Qual a sua missΓ£o? Quem vocΓͺ gostaria de representar?


   Representamos o Senhor, fomos escolhidos por Ele para cumprirmos a nossa missΓ£o. Precisamos representΓ‘-lo em tudo o que fizermos. E devemos ser gratos por Ele nos escolher: "Mas vocΓͺs sΓ£o a raΓ§a escolhida, os sacerdotes do Rei, a nação completamente dedicada a Deus, o povo que pertence a ele. VocΓͺs foram escolhidos para anunciar os atos poderosos de Deus, que os chamou da escuridΓ£o para a sua maravilhosa luz. Antes, vocΓͺs nΓ£o eram o povo de Deus, mas agora sΓ£o o seu povo; antes, nΓ£o conheciam a misericΓ³rdia de Deus, mas agora jΓ‘ receberam a sua misericΓ³rdia." 1Pedro 2:9‭-‬10 
  
    A escolha de Deus nos mostra trΓͺs verdades!

1° O EspΓ­rito Santo de Deus tem chamado especΓ­fico para quem tem uma dedicação rara. (VersΓ­culos :1 e 2 de Atos).

Lemos que todos os homens estavam orando, mas bem poucos estavam jejuando. O jejum tem a sua importΓ’ncia, o prΓ³prio Cristo jejuava. Deus nunca deixou de ser o alimento espiritual, nΓ³s que nΓ£o temos sede e fome dEle. Para todos que desejam ter um chamado especΓ­fico, precisa ter uma dedicação rara. Alimente-se de r. Busque ter intimidade com o Senhor. 
    VocΓͺ quer e deseja ser alguΓ©m diferenciado no Reino e para o Reino.m? O que vocΓͺ almeja e sonha glorificarΓ‘ a Deus? VocΓͺ estΓ‘ se dedicando para ser uma pessoa melhor e tem dedicado em fazer as coisas com excelΓͺncia.

2° O EspΓ­rito Santo de Deus tem como lugar preferido para estar, aquele onde Ele tem liberdade para falar! 

    O EspΓ­rito Santo tem liberdade em sua vida? Permita que Ele se manifeste, conceda liberdade para o EspΓ­rito Santo falar.  Precisamos valorizar a Palavra de Deus, pois o Senhor fala por meio dela.        Deixe o EspΓ­rito Santo falar com vocΓͺ. Veja o que EfΓ©sios 5:17-20 diz: "NΓ£o ajam como pessoas sem juΓ­zo, mas procurem entender o que o Senhor quer que vocΓͺs faΓ§am. NΓ£o se embriaguem, pois a bebida levarΓ‘ vocΓͺs Γ  desgraΓ§a; mas encham-se do EspΓ­rito de Deus. Animem uns aos outros com salmos, hinos e cançáes espirituais. Cantem, de todo o coração, hinos e salmos ao Senhor. Em nome do nosso Senhor Jesus Cristo, agradeΓ§am sempre todas as coisas a Deus, o Pai."

      Quem nΓ£o ouve a voz do EspΓ­rito Santo se torna tolo e vive uma sem direção e sofrerΓ‘ consequΓͺncias ruins se nΓ£o mudar. Se encha de Deus, permita que o EspΓ­rito Santo, fale, ouΓ§a e realize. Se vocΓͺ tem dificuldade em ouvir a voz de Deus, peΓ§a sensibilidade. Ouvir a Deus tambΓ©m Γ© uma forma de honrΓ‘-lo. DΓͺ lugar para Ele falar e vocΓͺ serΓ‘ recompensado. 

3° VocΓͺ pode ser uma pessoa certa, sobre uma perspectiva errada. (versΓ­culo 3)

    BarnabΓ© e Saulo foram escolhidos por Deus para uma missΓ£o, eles entenderam a missΓ£o da igreja, para muitos nΓ£o daria em nada, mas o Deus da obra estava com eles. Aprendemos que precisamos atender o chamado de Deus, talvez vocΓͺ se acha incapaz, mas Γ© Deus quem capacita e levanta pessoas para fazer a sua obra. NΓ£o tenha medo e uma perspectiva errada de Deus, por Ele ter te escolhido. VocΓͺ pode ser a pessoa certa que Deus escolheu, sΓ³ atenda ao chamado do Senhor e tenha uma atitude rara igual BarnabΓ© e Saulo!

Deixa Deus te usar, Ele te escolheu e te ajudarΓ‘ na caminhada! 

Indicação de louvor - Deixa eu te usar/Sara Farias 



Reflita hoje sobre isso!

Deus te abençoe! Compartilhe essa mensagem com alguém! Continue lendo a Bíblia comigo! Um grande abraço!

Participe das nossas postagens com sua opiniΓ£o!

Postagem Anterior PrΓ³xima Postagem