Dia a dia com a Bíblia: Mateus 16!

Olá amigo (a) da Palavra de Deus! Tudo bem com você?
     Estou lendo a Bíblia durante esse ano e quero te convidar para ler também! Iniciei a leitura do Novo Testamento, e hoje estaremos lendo Mateus, capítulo 16! Esse capítulo narra 4 acontecimentos e iremos comentar um pouco sobre eles.
    Não irei compartilhar o capítulo aqui no blog, minha orientação é para que você ore antes da leitura, depois leia o capítulo de hoje na sua Bíblia, reflita sobre o que leu e depois leia o comentário no blog. No final ore novamente!

       Lemos no início desse capítulo, que alguns fariseus e saduceus estavam tentando conseguir alguma prova contra Jesus. Interessante que eles não defendim as mesmas questões e só se uniram para perseguir Jesus e João Batista.  Eles foram falar com Cristo e pediram para Ele realizar um milagre para mostrar que o seu poder vinha de Deus mesmo. Mas, os milagres de Jesus não foram para esse propósito e por essa razão, Ele lhes respondeu que deveriam prestar atenção a esses sinais, pois como a nuvem diz se vai chover, o milagre mostra que o reino de Deus chegou. Eles não conseguiram identificar que o Reino do Senhor chegou.

     Seguindo na leitura desse capítulo, lemos que os discípulos atravessaram para o lado leste do lago e esqueceram de levar pão. Jesus orientou seus discípulos a vigiarem e não aceitarem o fermento dos fariseus e saduceus. 
      Os discípulos não compreenderam o que Cristo estava falando, acharam que Ele estava falando sobre o pão material que eles esqueceram de trazer, mas não era sobre isso que o Senhor estava falando e Ele deu uma resposta que serve para nós também, veja: "Jesus ouviu o que eles estavam dizendo e perguntou: — Por que é que vocês estão conversando por não terem pão? Como é pequena a fé que vocês têm! Ainda não entenderam? Não lembram dos cinco pães que eu parti para cinco mil homens? Quantos cestos vocês encheram? E aqueles sete pães para quatro mil homens? Quantos cestos vocês encheram? Vocês não entendem que eu não estou falando a respeito de pães? Tenham cuidado com o fermento dos fariseus e dos saduceus!" Mateus 16:8‭-‬11 NTLH
  
       Jesus os confrontou, pois estavam preocupados com o pão e não lembraram que diante deles havia um Senhor capaz de fazer o impossível, Cristo relembrou as duas multiplicações de pães e peixes para alimentar uma grande multidão.  Após a explicação, os discípulos entenderam que Jesus estava falando para eles vigiarem e não caírem nos ensinamentos dos fariseus e saduceus. Precisamos refletir sobre isso e também nos resguardarmos de tudo que é o oposto da Palavra de Deus. Não podemos nos contaminar!

    Do verso 18 até o 20, lemos que Jesus foi para a região que fica perto da cidade de Cesareia de Filipe. Ele fez uma pergunta a seus discípulos:  "— Quem o povo diz que o Filho do Homem é?"
Mateus 16:13 
     
   Os discípulos responderam:  "— Alguns dizem que o senhor é João Batista; outros, que é Elias; e outros, que é Jeremias ou algum outro profeta." 
Mateus 16:14 

    Observamos aqui que as pessoas ainda tinham dúvidas e não conseguiram identificar Jesus como o Cristo. Jesus também perguntou a seus discípulos: "— E vocês? Quem vocês dizem que eu sou? — perguntou Jesus." Mateus 16:15 NTLH

Simão Pedro respondeu: "— O senhor é o Messias, o Filho do Deus vivo." Mateus 16:16 NTLH
 Simão Pedro falou com convicção, ele reconheceu a identidade Jesus por meio da revelação divina e Cristo o identificou Pedro como rocha sobre a qual a Sua igreja seria estabelecida. Jesus ordenou que seus discípulos não contassem para ninguém que Ele era o Messias.

 Faço a mesma pergunta que Cristo fez: quem é Jesus para você? 

    Nos versículos finais desse capítulo, lemos que Jesus falou da sua morte e da sua ressurreição!

    Jesus começou preparar seus discípulos para o que estava por vir, como eles já indentificaram que Ele era o Messias e já se aproximava da sua morte. Cristo veio ao mundo com uma missão, nos resgatar das trevas e nos transportar novamente para luz e para Deus. "Daí em diante, Jesus começou a dizer claramente aos discípulos: — Eu preciso ir para Jerusalém, e ali os líderes judeus, os chefes dos sacerdotes e os mestres da Lei farão com que eu sofra muito. Eu serei morto e, no terceiro dia, serei ressuscitado." Mateus 16:21 NTLH

Pedro começou repreendê-lo, dizendo: "— Que Deus não permita! Isso nunca vai acontecer com o senhor! Mateus 16:22 NTLH

   Jesus respondeu a Pedro: "— Saia da minha frente, Satanás! Você é como uma pedra no meu caminho para fazer com que eu tropece, pois está pensando como um ser humano pensa e não como Deus pensa." Mateus 16:23 NTLH

    Pedro teve dificuldade em entender e aceitar, porque ele não espera um Messias que  sofredor e executado. Mas esse foi o plano perfeito de Deus para resgatar a humanidade e salvá-la. Cristo precisaria morrer em nosso lugar, para pagar por nossos pecados. Mas essa crucificação não seria sua derrota, Ele deixa claro a sua ressurreição e como acontecerá. Você está preparado para volta do Senhor?

Jesus fez algumas orientações a seus discípulos que são importantes para nós e precisamos praticá-las também. Veja: "E Jesus disse aos discípulos: — Se alguém quer ser meu seguidor, esqueça os seus próprios interesses, esteja pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhe. Pois quem põe os seus próprios interesses em primeiro lugar nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo por minha causa terá a vida verdadeira. O que adianta alguém ganhar o mundo inteiro, mas perder a vida verdadeira? Pois não há nada que poderá pagar para ter de volta essa vida. Pois o Filho do Homem virá na glória do seu Pai com os seus anjos e então recompensará cada um de acordo com o que fez. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: estão aqui algumas pessoas que não morrerão antes de verem o Filho do Homem vir como Rei." Mateus 16:24‭-‬28 NTLH

Jesus nos orienta e nos convida, todo aquele que perder a vida por causa dEle, será recompensado. Precisamos tomar a nossa cruz e segui-lo. 

Lemos hoje mais um capítulo que nos edificam e nos faz refletir sobre como vale pena seguir a Jesus!

Reflita hoje sobre isso!

Deus te abençoe! Compartilhe essa mensagem com alguém! Continue lendo a Bíblia comigo! Um grande abraço!


Participe das nossas postagens com sua opinião!

Postagem Anterior Próxima Postagem