Dia a dia com a Bíblia: Mateus 17!



Olá amigo (a) da Palavra de Deus! Tudo bem com você?
     Estou lendo a Bíblia durante esse ano e quero te convidar para ler também! Iniciei a leitura do Novo Testamento, e hoje estaremos lendo Mateus, capítulo 17! Esse capítulo narra 4 acontecimentos e iremos comentar um pouco sobre eles.
    Não irei compartilhar o capítulo completo aqui no blog, somente alguns versículos.  Minha orientação é para que você ore antes da leitura, depois leia o capítulo de hoje na sua Bíblia, reflita sobre o que leu e depois leia o comentário no blog. No final ore novamente!

     No início do capítulo, lemos sobre a transfiguração de Jesus,  passado seis dias, Ele foi para um monte alto e levou consigo somente Pedro e os irmãos Tiago e João. E eles testemunham a transfiguração de Jesus: "Ali, eles viram a aparência de Jesus mudar: o seu rosto ficou brilhante como o sol, e as suas roupas ficaram brancas como a luz. E os três discípulos viram Moisés e Elias conversando com Jesus. Então Pedro disse a Jesus: — Como é bom estarmos aqui, Senhor! Se o senhor quiser, eu armarei três barracas neste lugar: uma para o senhor, outra para Moisés e outra para Elias."
Mateus 17:2‭-‬4 NTLH

     Cristo trouxe o reino de Deus à terra e por meio de sua morte e ressurreição chamou seus discípulos para um novo modo de vida e essa mudança também é para nós. Os discípulos ficaram com medo quando Deus falou com eles e Cristo os acalmou: "Enquanto Pedro estava falando, uma nuvem brilhante os cobriu, e dela veio uma voz, que disse: — Este é o meu Filho querido, que me dá muita alegria. Escutem o que ele diz! Quando os discípulos ouviram a voz, ficaram com tanto medo, que se ajoelharam e encostaram o rosto no chão. Jesus veio, tocou neles e disse: — Levantem-se e não tenham medo!"
Mateus 17:5‭-‬7 NTLH

    Jesus também pediu para seus discípulos não comentarem com ninguém sobre o que eles presenciaram, até que fosse crucificado e ressuscitado. Os discípulo indagaram: "Então os discípulos perguntaram: — Por que os mestres da Lei dizem que Elias deve vir primeiro?"
Mateus 17:10 NTLH
Cristo explicou: "porém eu afirmo a vocês que Elias já veio, e não o reconheceram, mas o maltrataram como quiseram. Assim também maltratarão o Filho do Homem." Mateus 17:12 NTLH
 O Elias descrito por Jesus é o João Batista, que já estava pregando a Palavra e batizando as pessoas. 
 
    Jesus curou um menino, quando chegaram perto da multidão, um homem foi ao encontro deles e se ajoelhou diante de Jesus. Ele suplicou pela intervenção do Senhor, o filho dele tinha ataque epilético muito fortes e tinha crises. Essa condição prejudicava o menino de socializar. Esse paí relatou que os discípulos não conseguiram fazer nada.  Jesus deu uma ordem e o menino foi curado. 
    Os discípulos queriam saber o porque eles não conseguiram curar. O Senhor respondeu:" — Gente má e sem fé! Até quando ficarei com vocês? Até quando terei de aguentá-los? Tragam o menino aqui! Então deu uma ordem, o demônio saiu, e no mesmo instante o menino ficou curado. Depois os discípulos chegaram perto de Jesus, em particular, e perguntaram: — Por que foi que nós não pudemos expulsar aquele demônio? Jesus respondeu: — Foi porque vocês não têm bastante fé. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se vocês tivessem fé, mesmo que fosse do tamanho de uma semente de mostarda, poderiam dizer a este monte: “Saia daqui e vá para lá”, e ele iria. E vocês teriam poder para fazer qualquer coisa! [Mas esse tipo de demônio só pode ser expulso com oração e jejum.]" Mateus 17:17‭-‬21 NTLH
 
    A resposta era simples, ter fé, orar e vigiar!

Jesus falou mais uma vez sobe a sua morte e ressurreição.

E para terminar lemos o que Jesus falou sobre os impostos, no tempo de Jesus, todo judeu devia pagar um imposto anual de duas dracmas para o sustento do Templo. Quando Jesus e os discípulos chegaram um dia a Cafarnaum os cobradores de impostos perguntaram a Pedro: "O seu mestre não paga o imposto do templo?"
"Sim. Ele paga," respondeu Pedro rapidamente, a fim de defender Jesus contra qualquer acusação.
Mais uma vez Pedro falou antes de pensar. Mais tarde, Jesus explicou que, de fato, Ele estava isento do imposto. Ele era maior do que o templo (Mateus 12:6). Ele era Aquele a quem todos os serviços do templo apontavam.
    No entanto, a fim de evitar qualquer ofensa, Jesus disse a Pedro para pagar o imposto. O primeiro peixe que ele pescasse no lago teria uma moeda de quatro dracmas em sua boca. Suficiente para o pagamento do imposto de ambos, Jesus e Pedro.
    Embora Jesus estivesse com a razão, optou por não entrar no mérito da questão. Ele não sentia necessidade de provar que tinha razão em todas as situações da vida.

Lemos hoje mais um capítulo que nos edificam e nos faz refletir sobre como vale pena seguir a Jesus!

Reflita hoje sobre isso!

Deus te abençoe! Compartilhe essa mensagem com alguém! Continue lendo a Bíblia comigo! Um grande abraço!


Participe das nossas postagens com sua opinião!

Postagem Anterior Próxima Postagem