Dia a dia com a Bíblia: Mateus, capítulo 13!



Olá amigo (a) da Palavra de Deus! Tudo bem com você?
     Estou lendo a Bíblia durante esse ano e quero te convidar para ler também! Iniciei a leitura do Novo Testamento, e hoje estaremos lendo Mateus, capítulo 13! Esse capítulo narra algumas parábolas de Jesus, que nos ensinam e que nos edificam! 

    Não irei compartilhar o capítulo aqui no blog, minha orientação é para que você ore antes da leitura, depois leia o capítulo de hoje na sua Bíblia, reflita sobre o que leu e depois leia o comentário no blog. No final ore novamente!

     Nesse capítulo, lemos algumas parábolas de Jesus e aprendemos muito com essas palavras e ensinamentos. Você sabe por que Jesus falou por parábolas? Ele falava por parábolas para explicar verdades complexas de uma forma simplesEle usava parábolas para responder a perguntas e tirar dúvidas. Usar parábolas era um método de ensino muito comum no tempo de Jesus.
        Saindo Jesus de casa, assentou-se à beira-mar e uma grande multidão se reuniu perto dEle, era muito gente, que foi preciso Ele se se levantar e se assentar no barco. A primeira parábola compartilhado foi a do semeador e em seguida Jesus explicou. 
    
"Jesus usou parábolas para ensinar muitas coisas. Ele disse: — Escutem! Certo homem saiu para semear. Quando estava espalhando as sementes, algumas caíram na beira do caminho, e os passarinhos comeram tudo. Outra parte das sementes caiu num lugar onde havia muitas pedras e pouca terra. As sementes brotaram logo porque a terra não era funda. Mas, quando o sol apareceu, queimou as plantas, e elas secaram porque não tinham raízes. Outras sementes caíram no meio de espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas. Mas as sementes que caíram em terra boa produziram na base de cem, de sessenta e de trinta grãos por um. E Jesus terminou, dizendo: — Se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam." Mateus 13:3‭-‬9 NTLH

     Essa parábola nos refletir sobre como temos recebido a Palavra de Deus e se estamos valorizando seus ensinamentos? O semeador é o próprio Cristo e todo aquele que prega a Palavra de Deus, a semente é a a Palavra de Deus e a terra é o nosso coração! Seu coração está preparado para receber e germinar as Sagradas Escrituras?
     Uma coisa interessante é que Cristo pregou a parábola do semeador para a multidão, mas só deu a explicação dessa parábola a seus discípulos. Jesus explicou que quando a pessoa ouve os ensinamentos Bíblicos, mas não entende, o maligno vem e arrebata o que foi semeado, assim como os pássaros que comem as sementes pelo caminho.  O solo rochoso é comparado ao lugar onde algumas sementes caíram, representa aquela pessoa que, ao ouvir a mensagem, rapidamente e impulsivamente a recebe com alegria. Mas pela falta de raiz isso dura pouco tempo. 
  Jesus também fala das sementes que caíram entre espinhos, até cresceram, mas foram sufocadas, isso representa aquela pessoa que ouve a mensagem, mas as preocupações deste mundo e a sedução das riquezas sufocam a mensagem, tornando-a infrutífera. Por fim Ele fala de quem recebe a Palavra de Deus com alegria e valoriza seus ensinamentos,  é a terra boa que faz a semente germinar e dar bons frutos!

    Cristo contou a parábola do joio. Ele associa o Reino dos céus a um campo, no qual o homem semeia boa semente, Ele conta também que quando os homens dormiram, o inimigo dEle semeou o joio no meio do trigo. O joio é como uma daninha que tenta corromper o trigo. O trigo é o povo de Deus.
     Jesus faz a distinção do joio e do trigo, lembrando que satanás sempre estará tentando prejudicar a Obra e nos corromper. Mas Deus conhece os seus servos e sempre faz a separação do joio e do trigo. Só devemos tomar cuidado com tudo o que nos afasta do Senhor!



     Jesus contou a parábola do grão de mostarda: "Jesus contou outra parábola. Ele disse ao povo: — O Reino do Céu é como uma semente de mostarda, que um homem pega e semeia na sua terra. Ela é a menor de todas as sementes; mas, quando cresce, torna-se a maior de todas as plantas. Ela até chega a ser uma árvore, de modo que os passarinhos vêm e fazem ninhos nos seus ramos." Mateus 13:31‭-‬32 NTLH

    Ele fez uma comparação com o Reino de Deus. O grão de mostarda é muito pequena, mas semeada se torna uma árvore muito grande e serve de abrigo para os pássaros. O que Cristo quis dizer com essa parábola é o poder de crescimento da Palavra do Reino dos Céus. Mesmo em pequenas quantidades, como o grão de mostarda, o Evangelho, cresce, multiplica e se torna abrigo para todos os que necessitam e procuram abrigar-se. Onde você está se abrigando?

     Lemos também a parábola do fermento: "Jesus contou mais esta parábola para o povo: — O Reino do Céu é como o fermento que uma mulher pega e mistura em três medidas de farinha, até que ele se espalhe por toda a massa." Mateus 13:33 NTLH

    A parábola do fermento é um complemento da parábola do grão de mostarda. O fermento é usado para dá crescimento a massa, e aplicando no Reino em nós. Ele cresce, expande e a ponto de influenciar outras pessoas com  nosso estilo de vida e decisões. Precisamos espalhar o Evangelho em todas as nações.

A parábola do tesouro escondido!
"— O Reino do Céu é como um tesouro escondido num campo, que certo homem acha e esconde de novo. Fica tão feliz, que vende tudo o que tem, e depois volta, e compra o campo." Mateus 13:44 NTLH

    Era comum e de costume as pessoas ocultarem objetos preciosos debaixo da terra, considerando que esta era a melhor forma para mantê-los em segurança. O Reino de Deus é um tesouro, nenhuma riqueza terrena se compara ao Reino de Deus. A Salvação de nossas almas é o nosso maior tesouro. Essa salvação só é dada por Jesus!

A parábola da pérola: "— O Reino do Céu é também como um comerciante que anda procurando pérolas finas. Quando encontra uma pérola que é mesmo de grande valor, ele vai, vende tudo o que tem e compra a pérola." Mateus 13:45‭-‬46 NTLH

    Você está em busca de tesouros? Como uma pérola preciosa e valiosa, assim é o Reino do Céu! A vida eterna em Jesus é melhor do que tesouros.
 Precisamos refletir sobre o que temos valorizado? 

A parábola da rede: "— O Reino do Céu é ainda como uma rede que é jogada no lago. Ela apanha peixes de todos os tipos. E, quando está cheia, os pescadores a arrastam para a praia e sentam para separar os peixes: os que prestam são postos dentro dos cestos, e os que não prestam são jogados fora. No fim dos tempos também será assim: os anjos sairão, e separarão as pessoas más das boas, e jogarão as pessoas más na fornalha de fogo. E ali elas vão chorar e ranger os dentes de desespero." Mateus 13:47‭-‬50 NTLH
 
     Jesus faz uma comparação entre o Reino do Céu e a rede. O mundo é um grande lago. E as pessoas são os peixes. Assim como o joio e o trigo, os anjos também separarão os peixes  bons dos ruins.  Precisamos refletir sobre como temos agido? Estamos agradando a Deus? 

No final desse capítulo lemos que Jesus pregou em Nazaré, mas foi rejeitado pelos seus! O povo está muito incrédulo! Não é diferente nos dias de hoje, infelizmente muitas pessoas estão rejeitando Jesus. 

Lemos hoje mais um capítulo que nos edificam e nos faz refletir sobre como vale pena seguir a Jesus!

Reflita hoje sobre isso!

Deus te abençoe! Compartilhe essa mensagem com alguém! Continue lendo a Bíblia comigo! Um grande abraço!

Participe das nossas postagens com sua opinião!

Postagem Anterior Próxima Postagem