Dia a dia com a Bíblia: Mateus, capítulo 14!


Olá amigo (a) da Palavra de Deus! Tudo bem com você?
     Estou lendo a Bíblia durante esse ano e quero te convidar para ler também! Iniciei a leitura do Novo Testamento, e hoje estaremos lendo Mateus, capítulo 14! Esse capítulo narra 4 acontecimentos e iremos comentar um pouco sobre eles.
    Não irei compartilhar o capítulo aqui no blog, minha orientação é para que você ore antes da leitura, depois leia o capítulo de hoje na sua Bíblia, reflita sobre o que leu e depois leia o comentário no blog. No final ore novamente!

    Lemos nesse capítulo que o João Batista foi morto. Ele estava preso. O rei Herodes reinava naquele período e ouviu falar de Jesus e seus milagres. Herodes achava que João Batista era o próprio Jesus.
     Foi Herodes quem mandou prender João Batista, ordenou que o amarrasse e deixasse na cadeia. Ele fez isso por causa de Herodias, que era esposa de seu irmão Filipe. Herodias não gostava de João Batista, porque ele orientou Herodes a não casar com ela, a lei proibia.
      Herodes queria matá-lo, mas tinha medo do povo e também achava que era profeta. No dia do aniversário de Herodes, a filha de Herodias dançou na frente de todos e o ele gostou e prometeu que daria o que ela pedisse. 
       Herodias orientou que sua filha pedisse a cabeça de João Batista num prato, Herodes ficou triste, mas por causa do juramento, ordenou que matassem João Batista e fizessem conforme foi pedido. Os discípulos de João levaram o corpo dele e o sepulturam e também avisaram Jesus!

    Jesus ficou sabendo da morte de João Batista e resolveu sair sozinho para um lugar deserto, mas uma multidão descobriu onde Ele estava e o seguiram por terra. Cristo se compadeceu daquelas pessoas e curou os  enfermos que estava presentes. Mais tarde lemos que os discípulos chegaram e falaram com Jesus para Ele despedir o povo pois já era tarde e aquele lugar era deserto. 

"Mas Jesus respondeu: — Eles não precisam ir embora. Deem vocês mesmos comida a eles. Eles disseram: — Só temos aqui cinco pães e dois peixes. — Pois tragam para mim! — disse Jesus."
Mateus 14:16‭-‬18 NTLH

      Jesus respondeu e podemos ver o seu amor pelas pessoas, Ele sabia que aquela multidão estava atrás dEle para receber bençãos e também o pão material, mas Ele tem um propósito para tudo. Aos olhos dos discípulos, não tinha alimento suficiente para alimentar aquela multidão, mas com os olhos da fé Cristo já via aquela multidão sendo alimentada e realizou mais esse milagre!
     Jesus mandou o povo sentar-se na grama. Depois pegou os cinco pães e os dois peixinhos, olhou para o céu e deu graças a Deus. Você tem dado graças a Deus por tudo? Cristo partiu os pães, entregou-os aos discípulos e eles fizeram a distribuição. Lemos também que todos comeram eram mais ou menos cinco mil homens, sem contar as mulheres e as crianças. E ainda sobrou bastante alimento, os discípulos recolheram doze cestos cheios dos pedaços que sobraram. Deus seja louvado!

    Do verso 22 até o 33, lemos que Jesus andou em cima da água, esse trecho fala muito comigo. Após alimentar aquela multidão, Cristo ordenou a Deus discípulos que subissem no barco e fossem na frente para o lado oeste do lago, enquanto Ele se despedia do povo. Após toda aquela multidão ir embora, Jesus subiu no monte para orar. 
     Ao anoitecer Ele estava sozinho naquele lugar e no mesmo momento seus discípulos estavam passando por uma situação perigosa, o barco já estava no meio do lago e as ondas batiam com força nele, porque o vento soprava muito forte. Já era de madrugada e Cristo foi até eles, Ele andou sobre as águas e os discípulos ao verem ficaram com medo, pois acharam que fosse um fantasma.
    "Nesse instante Jesus disse: — Coragem! Sou eu! Não tenham medo!" Mateus 14:27 NTLH

      Pedro duvidou e pediu uma prova: "Então Pedro disse: — Se é o senhor mesmo, mande que eu vá andando em cima da água até onde o senhor está."
Mateus 14:28 NTLH
    
   E assim foi feito, Jesus disse para Pedro ir e ele andou sobre as águas, mas o vento soprou forte e ele ficou com medo e começou a afundar. Pedro no despero gritou por socorro e Jesus estendeu a sua mão e o segurou.  E ainda falou que Pedro tinha uma fé muito pequena e indagou porque ele duvidou?
     Os dois subiram no barco e todos puderam comprovar que realmente era Jesus e que Ele era o Filho de Deus. O que me chamou a atenção foi esse exatamente essa dúvida dos discípulos, estavam com Cristo, mas ainda tinha dúvidas, não estou fazendo julgamento, mas quero chamar a sua atenção para o que o medo faz, ele nos faz duvidar. Por isso, não permita que nada e nem ninguém te faça duvidar de Jesus. Lançe seus medos ao Senhor. 

     Para finalizar esse capítulo, lemos que Jesus curou em Genesaré! Ao atravessarem o lago, Jesus e seus discípulos chegaram na região de Genesaré e muitas pessoas reconheceram Jesus e por conta de tudo o que Ele já havia realizado, essas pessoas começaram a levar doentes a Jesus, e uma coisa que me chamou a minha atenção foi a fé dessas pessoas, elas pediam para que Jesus deixasse os doentes tocassem na barra de sua roupa e lemos que todos os que trocavam nela, eram curados. Aleluia!

Lemos hoje mais um capítulo que nos edificam e nos faz refletir sobre como vale pena seguir a Jesus!

Reflita hoje sobre isso!

Deus te abençoe! Compartilhe essa mensagem com alguém! Continue lendo a Bíblia comigo! Um grande abraço!

Participe das nossas postagens com sua opinião!

Postagem Anterior Próxima Postagem