Dia a dia com a Bíblia: Mateus, capítulo 12!



Olá amigo (a) da Palavra de Deus! Tudo bem com você?
     Estou lendo a Bíblia durante esse ano e quero te convidar para ler também! Iniciei a leitura do Novo Testamento, e hoje estaremos lendo Mateus, capítulo 12! Esse capítulo narra alguns acontecimentos importantes que nos edificam! 

Não irei compartilhar o capítulo aqui no blog, minha orientação é para que você ore antes da leitura, depois leia o capítulo de hoje na sua Bíblia, reflita sobre o que leu e depois leia o comentário no blog. No final ore novamente!


     Lemos logo início uma situação que Jesus e seus passaram. Eles estavam atravessando uma plantação de trigo  no sábado e os discípulos com fome decidiram pegar algumas espigas para comer e os fariseus desaprovaram aquela situação pois era contra a lei que eles seguiam. Eles guardava o sábado. Diante desse confronto, Jesus deixou uma coisa bem clara, a autoridade dEle sobre o sábado!
     Ao sair dessa plantação de trigo, Jesus e seus discípulos foram para uma sinagoga e havia um  homem que tinha uma de suas mãos atrofiada. Algumas pessoas que já estavam insatisfeitas com Jesus e queriam acusá-lo de desobedecer a lei, lhe perguntaram se era contra curar no sábado? E Ele respondeu com sabedoria e nos faz refletir sobre o valor que damos para as pessoas? Pessoas são mais importantes que coisas. Veja o que o Senhor respondeu: Jesus respondeu: "— Se um de vocês tiver uma ovelha, e no sábado ela cair num buraco, será que ele não vai fazer tudo para tirá-la dali? Pois uma pessoa vale muito mais do que uma ovelha. Portanto, a nossa Lei permite ajudar os outros no sábado." Mateus 12:11‭-‬12 NTLH

     Após essa resposta, Cristo pediu para o homem estender a mão, ele estendeu e o milagre aconteceu. Os fariseus que estavam presentes, ficaram mais insatisfeitos e saíram da sinagoga com a intenção de fazer planos para matar Jesus. 
  Cristo ficou sabendo o que os Fariseus estavam planejando,  e resolveu ir embora, após sair da sinagoga, muitas pessoas o seguiram, Ele realizou mais milagres e pediu para essas pessoas não contarem para ninguém sobre Ele e seus milagres. Jesus  não estava com medo, era necessário isso acontecer para se cumprir o que o profeta Isaías tinha dito. Jesus foi o escolhido de Deus para trazer o homem novamente para Ele. 

     Lemos que um homem cego e mudo por estar dominado por demônios, foi levado até Jesus. Ele foi curado, começou enxergar e falar. Muitas pessoas ficaram admiradas e outras mesmo perto de Cristo, ainda tinha dúvidas se Ele era filho de Davi. 
     Alguns fariseus ouviram isso e responderam: "— É Belzebu, o chefe dos demônios, quem dá poder a este homem para expulsar demônios." Mateus 12:24 NTLH
    Cristo conhecia os pensamentos deles e respondeu de uma forma dura, clara e objetiva. Ele chamou a atenção para essa competição, os fariseus que guardavam as leis, eram hipócritas e só julgavam, se achavam os únicos certos e Jesus os confrontou e falou inclusive das consequências de quem blasfema contra o Espírito Santo. Veja: "Mas Jesus conhecia os pensamentos deles e disse: — O país que se divide em grupos que lutam entre si certamente será destruído. E a cidade ou a família que se divide em grupos que lutam entre si também será destruída. Assim, se no reino de Satanás um grupo está combatendo contra outro, isso quer dizer que esse reino já está dividido e logo vai desaparecer. Vocês dizem que eu expulso demônios porque Belzebu me dá poder para fazer isso. Mas, se é assim, quem dá aos seguidores de vocês o poder para expulsar demônios? Assim, os seus próprios seguidores provam que vocês estão completamente enganados. Na verdade é pelo poder de Deus que eu expulso demônios, e isso prova que o Reino de Deus já chegou até vocês. — Ninguém pode entrar na casa de um homem forte e roubar os seus bens, sem primeiro amarrá-lo. Somente assim essa pessoa poderá levar as coisas que ele tem em casa. — Quem não é a meu favor é contra mim; e quem não me ajuda a ajuntar está espalhando. Por isso eu afirmo a vocês que as pessoas serão perdoadas por qualquer pecado ou blasfêmia que disserem contra Deus. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado. Se alguém disser alguma coisa contra o Filho do Homem, será perdoado; mas quem falar contra o Espírito Santo não será perdoado, nem agora nem no futuro." Mateus 12:25‭-‬32 NTLH

    Do verso 33 até o 37, Jesus continua confrontando os fariseus e falou sobre a diferença da árvore boa e da árvore má e seus frutos. Quais frutos você tem dado? 
"— Vocês só poderão ter frutas boas se tiverem uma árvore boa. Mas, se tiverem uma árvore que não presta, vocês terão frutas que não prestam. Porque é pela qualidade das frutas que sabemos se uma árvore é boa ou não presta." Mateus 12:33 NTLH

      
   Alguns mestres da lei e fariseus disseram a Jesus que queriam vê-lo realizando um milagre. "Jesus respondeu: — Como as pessoas de hoje são más e sem fé! Vocês estão me pedindo que faça um milagre, mas o milagre do profeta Jonas é o único sinal que lhes será dado. Porque assim como Jonas ficou três dias e três noites dentro de um grande peixe, assim também o Filho do Homem ficará três dias e três noites no fundo da terra. No Dia do Juízo o povo de Nínive vai se levantar e acusar vocês, pois eles se arrependeram dos seus pecados quando ouviram a pregação de Jonas. E eu afirmo que o que está aqui é mais importante do que Jonas. No Dia do Juízo a Rainha de Sabá vai se levantar e acusar vocês, pois ela veio de muito longe para ouvir os sábios ensinamentos de Salomão. E eu afirmo que o que está aqui é mais importante do que Salomão."
Mateus 12:39‭-‬42 NTLH
 
 Cristo deixa bem claro que Ele é mais importante e faz uma comparação entre Ele e algumas pessoas. Ela também fala sobre a sua morte e ressurreição! 
Jesus falou uma coisa muito séria sobre a volta do espírito mau, veja: "Jesus continuou: — Quando um espírito mau sai de alguém, anda por lugares sem água, procurando onde descansar, mas não encontra. Então diz: “Vou voltar para a minha casa, de onde saí.” Aí volta e encontra a casa vazia, limpa e arrumada. Depois sai, vai buscar outros sete espíritos piores ainda, e todos ficam morando ali. Assim a situação daquela pessoa fica pior do que antes. E isso também acontecerá com esta gente má de hoje." Mateus 12:43‭-‬45 NTLH
 
    Precisamos permitir que Cristo habite em nós. Não podemos deixar brechas para o espírito mau retornar para dentro de nós.

No final desse capítulo, lemos que Maria e os irmãos foram até Cristo e desejavam falar com Ele. Eles estavam do lado de fora e alguém avisou Jesus: "Então alguém disse a Jesus: — Escute! A sua mãe e os seus irmãos estão lá fora e querem falar com o senhor. Jesus perguntou: — Quem é a minha mãe? E quem são os meus irmãos? Então apontou para os seus discípulos e disse: — Vejam! Aqui estão a minha mãe e os meus irmãos. Pois quem faz a vontade do meu Pai, que está no céu, é meu irmão, minha irmã e minha mãe." Mateus 12:47‭-‬50 NTLH

       Jesus não desfez de seus irmãos e de Maria,  ela foi escolhida para gerar o Filho de Deus, por concepção do Espírito Santo. Mas devemos tomar cuidado com idolatria a homens e mulheres. O único a ser  exaltado é Deus. Você tem feito a vontade de Deus? Jesus  deixa claro que todo aquele que faz a vontade de Deus se torna seu irmão e sua mãe. 

Lemos hoje mais um capítulo que nos edificam e nos faz refletir sobre como vale pena seguir a Jesus!

Reflita hoje sobre isso!

Deus te abençoe! Compartilhe essa mensagem com alguém! Continue lendo a Bíblia comigo! Um grande abraço!

Participe das nossas postagens com sua opinião!

Postagem Anterior Próxima Postagem