Dia a dia com a Bíblia: Mateus 22!


Olá amigo (a) da Palavra de Deus! Tudo bem com você?
  
   Vamos ler a Bíblia juntos durante esse ano? A leitura bíblica de hoje é Mateus 22!   
    Não irei compartilhar o capítulo completo aqui no blog, somente alguns versículos. Minha orientação é para que você ore antes da leitura, depois leia o capítulo de hoje na sua Bíblia, reflita sobre o que leu e depois leia o comentário no blog. No final ore novamente!

    Lemos nesse capítulo que Jesus comparou o Reino de Deus com uma festa de casamento, onde o rei enviou seus servos para convidar as pessoas próximas ao noivo, mas eles não quiseram ir, isto se refere aos judeus, herdeiros da promessa, mas que rejeitaram a Cristo, não o reconhecendo como Filho de Deus e maltratando seus servos.
     Essa comparação com as bodas é muito importante e nos faz refletir  se temos priorizado verdadeiramente Jesus? Esta parábola contada por Ele, é uma alegoria a história de Israel: o rei representa Deus; o filho, Jesus; os servos, os profetas, os discípulos de Jesus; e atualmente a igreja de Cristo; as bodas simbolizava a festa messiânica que os judeus aguardavam participar com o Messias. As pessoas que rejeitaram, perseguiram e mataram os servos, representam o Israel do antigo testamento e sua rejeição aos profetas. A destruição da cidade representa o julgamento de Deus, sobre aquele que rejeitaram Jesus!  
     Como os convidados próximo ao noivo recusaram o convite, o rei ordenou que seus servos convidassem as pessoas pelo caminho, muitas pessoas foram celebrar. Mas havia um convidado que foi a festa sem os trajes adequado e foi confrontado e expulso pelo rei. Precisamos refletir se estamos honrado o Senhor? Você está se preparando para a vinda de Jesus? Todos que forem fiéis a Ele receberão a vida eterna, mas os infiéis e que o rejeitarem serão condenados.

        Lemos também que os fariseus indagaram Jesus se era lícito pagar imposto a César? Eles queriam provas contra Cristo, mas o Senhor nos conhece, pois sonda nosso coração e Ele respondeu com sabedoria a ponto dos fariseus ficarem admirados e se retirarem. Jesus é justo e orientou com justiça, confira:  "Mas Jesus percebeu a malícia deles e respondeu: — Hipócritas! Por que é que vocês estão procurando uma prova contra mim? Tragam a moeda com que se paga o imposto! Trouxeram a moeda, e ele perguntou: — De quem são o nome e a cara que estão gravados nesta moeda? Eles responderam: — São do Imperador. Então Jesus disse: — Deem ao Imperador o que é do Imperador e deem a Deus o que é de Deus." Mateus 22:18‭-‬21 NTLH

   No mesmo dia, chegaram perto de Jesus, alguns saduceus e fizeram a pergunta a cerca da ressurreição: "Eles disseram a Jesus: — Mestre, Moisés ensinou assim: “Se um homem morrer e deixar a esposa sem filhos, o irmão dele deve casar com a viúva, para terem filhos, que serão considerados filhos do irmão que morreu.” Acontece que havia entre nós sete irmãos. O mais velho casou e morreu sem deixar filhos. Assim, ele deixou a viúva para o segundo irmão. A mesma coisa aconteceu com este, e também com o terceiro, e, finalmente, com todos os sete. Depois de todos eles, a mulher também morreu. Portanto, no dia da ressurreição, de qual dos sete a mulher vai ser esposa? Pois todos eles casaram com ela!"
Mateus 22:24‭-‬28 NTLH

     Jesus explicou e tirou a dúvida deles e serve para nós também,  se você tem dúvidas a cerca desse tema, veja a resposta de Cristo aos saduceus: "Jesus respondeu: — Como vocês estão errados, não conhecendo nem as Escrituras Sagradas nem o poder de Deus! Pois, quando os mortos ressuscitarem, serão como os anjos do céu, e ninguém casará. E, quanto à ressurreição dos mortos, será que vocês nunca leram o que Deus disse? Ele afirmou: “Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó.” E Deus não é Deus dos mortos e sim dos vivos." Mateus 22:29‭-‬32 NTLH

    Jesus falou também a cerca do mandamento mais importante. Você tem guardado os mandamentos do Senhor?
   Os fariseus se reuniram quando souberam que Jesus respondeu os saduceus e um deles era mestre da Lei, querendo conseguir alguma prova contra Jesus, perguntou qual é o mais importante de todos os mandamentos e Jesus respondeu: "— “Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma e com toda a mente.” Este é o maior mandamento e o mais importante. E o segundo mais importante é parecido com o primeiro: “Ame os outros como você ama a você mesmo.” Toda a Lei de Moisés e os ensinamentos dos Profetas se baseiam nesses dois mandamentos." Mateus 22:37‭-‬40 NTLH

     Você ama o Senhor verdadeiramente? Ele é a sua prioridade? Devemos amá-lo com todo o coração, com toda alma e com toda a mente. Jesus deixa claro que esse é o mandamento mais importante. E  o segundo mandamento é amarmos o nosso próximo como a nós mesmos, isso inclui pessoas todas as pessoas. 
    Quando os fariseus estavam reunidos, Jesus perguntou sobre o Messias, eles responderam e Cristo os confrontou de uma forma que eles não puderam responder mais nada e daquele dia em diante não tiveram coragem de perguntar mais nada a Ele. Veja como foi esse momento: "— O que vocês pensam sobre o Messias? De quem ele é descendente? — De Davi! — responderam eles. Jesus tornou a perguntar: — Então, por que é que Davi, inspirado pelo Espírito Santo, chama o Messias de Senhor? Pois Davi disse: “O Senhor Deus disse ao meu Senhor: ‘Sente-se do meu lado direito, até que eu ponha os seus inimigos debaixo dos seus pés.’ ” Portanto, se Davi chama o Messias de Senhor, como é que o Messias pode ser descendente de Davi?" Mateus 22:42‭-‬45 NTLH
 
 E você, o que pensa sobre Jesus? Quem é Jesus para você?

Lemos hoje mais um capítulo que nos edificam e nos faz refletir sobre como vale pena seguir a Jesus!

Reflita hoje sobre isso!

Deus te abençoe! Compartilhe essa mensagem com alguém! Continue lendo a Bíblia comigo! Um grande abraço!


 

Participe das nossas postagens com sua opinião!

Postagem Anterior Próxima Postagem