Dia a dia com a Bíblia: Mateus 21!


Olá amigo (a) da Palavra de Deus! Tudo bem com você?
     Estou lendo a Bíblia durante esse ano e quero te convidar para ler também! Hoje estaremos lendo Mateus 21! Esse capítulo narra acontecimentos importantes e nos faz refletir sobre o dever de servir! Irei comentar um pouco sobre eles.
    Não irei compartilhar o capítulo completo aqui no blog, somente alguns versículos. Minha orientação é para que você ore antes da leitura, depois leia o capítulo de hoje na sua Bíblia, reflita sobre o que leu e depois leia o comentário no blog. No final ore novamente!

       No início desse capítulo lemos que Jesus e os discípulos estavam próximos de Jerusalém, resolveram  parar no povoado de Betfagé, que fica perto do monte das Oliveiras.  Jesus enviou dois discípulos na frente, com a seguinte ordem: " — Vão até o povoado que fica ali adiante e, logo que vocês entrarem lá, encontrarão uma jumenta presa e um jumentinho com ela. Desamarrem os dois e os tragam aqui. Se alguém falar alguma coisa, digam que o Mestre precisa deles. Assim deixarão vocês trazerem logo os animais." Mateus 21:2‭-‬3 NTLH

       Cristo fez Isso,  para se cumprir o que o profeta tinha dito: “Digam ao povo de Jerusalém: Agora o seu rei está chegando. Ele é humilde e está montado num jumento e num jumentinho, filho de jumenta.” Mateus 21:5 NTLH
      
    Jesus pregou humildade e essa atitude só confirma isso, Ele abriu mão de tudo por nós e mesmo sendo Filho de Deus, se esvaziou-se de si mesmo e nos mostrou que devemos ser humildes.  Os discípulos fizeram o que Ele havia mandado, então levaram a jumenta e o jumentinho, jogaram as suas capas sobre eles, e Jesus montou.        Uma grande multidão estava com eles, alguns estenderam as suas capas no chão, e outros espalhavam no chão ramos que tinham cortado das árvores e todos eles gritavam "Tanto os que iam na frente como os que vinham atrás começaram a gritar: — Hosana ao Filho de Davi! Que Deus abençoe aquele que vem em nome do Senhor! Hosana a Deus nas alturas do céu!"
Mateus 21:9 NTLH
     Assim que Jesus entrou em Jerusalém, as pessoas ficaram agitadas querendo saber quem Ele era? E a multidão que estava com Jesus disse que Ele é o profeta Jesus, de Nazaré da Galiléia. 

   Continuando lemos que Jesus chegou no pátio do templo e tomou uma atitude, Ele ficou insatisfeito em ver que o templo havia virado comércio e expulsou quem estava comprando e vendendo naquele local. Jesus também curou algumas pessoas no templo.  A atitude de Jesus e as maravilhas que Ele fez desagradaram os chefes dos sacerdotes e mestres da Lei. Eles também ouviram as crianças gritando Hosana ao Filho de Deus e perguntaram a Jesus se Ele estava ouvindo o que as crianças estavam gritando e disse que sim, pois foi Deus que ensinou elas a oferecerem o perfeito louvor. 
     Ao sair da cidade, Jesus foi para o povoado de Betânia e passou a noite lá.

     Do verso 18 até o 22, lemos que no dia seguinte quando estavam voltando para a cidade, Jesus teve fome e viu um figueira e se aproximou para tentar pegar o fruto, mas ela só tinha folhas, Jesus disse para a figueira nunca mais ter figos e ela secou. Os discípulos ficaram admirados em ver o que Jesus fez com a figueira e a resposta dEle para seus discípulos  vale para nós. Ele disse que é necessário termos fé verdadeiramente e não pode haver dúvidas. E se crermos receberemos tudo o que pedimos em oração. Você crer? Eu creio!

      Jesus retornou para o templo e em quanto ensinava, alguns chefes dos sacerdotes e alguns líderes dos judeus chegaram até Ele e perguntaram quem havia dado autoridade a Ele? Gostei muito da resposta de Jesus e vou compartilhar ela completa: "— Eu também vou fazer uma pergunta a vocês. Se me derem a resposta certa, eu direi com que autoridade faço essas coisas. Respondam: quem deu autoridade a João para batizar? Foi Deus ou foram pessoas? Aí eles começaram a dizer uns aos outros: — Se dissermos que foi Deus, ele vai perguntar: “Então por que vocês não creram em João?” Mas, se dissermos que foram pessoas, temos medo do que o povo pode fazer, pois todos acham que João era profeta. Por isso responderam: — Não sabemos. — Então eu também não digo com que autoridade faço essas coisas! — disse Jesus." Mateus 21:21‭-‬22‭, ‬24‭-‬27 NTLH

    Esses chefes sabiam a resposta, mas eles queriam de todo custo conseguir provas contra Jesus.

    Cristo também falou sobre os dois irmãos, Ele contou essa história para fazê-los refletir sobre suas atitudes: "Jesus continuou: — E o que é que vocês acham disto? Certo homem tinha dois filhos. Ele foi falar com o mais velho e disse: “Filho, hoje você vai trabalhar na minha plantação de uvas.” — Ele respondeu: “Eu não quero ir.” Mas depois mudou de ideia e foi. — O pai foi e deu ao outro filho a mesma ordem. E este disse: “Sim, senhor.” Mas depois não foi. — Qual deles fez o que o pai queria? — perguntou Jesus. E eles responderam: — O filho mais velho. Então Jesus disse a eles: — Eu afirmo a vocês que isto é verdade: os cobradores de impostos e as prostitutas estão entrando no Reino de Deus antes de vocês. Pois João Batista veio para mostrar a vocês o caminho certo, e vocês não creram nele; mas os cobradores de impostos e as prostitutas creram. Porém, mesmo tendo visto isso, vocês não se arrependeram e não creram nele."
Mateus 21:28‭-‬32 NTLH
     Precisamos focar em Jesus e crermos nEle. Infelizmente aqueles chefes dos sacerdotes e dos fariseus não compreenderam o que Cristo fazia, eles eram conhecedores das leis, mas não as praticavam devidamente. Mas tudo isso foi permissão de Deus para se cumprir a sua promessa!

    Finalizando esse capítulo Jesus falou sobre a parábola dos lavradores maus! Você tem feito a sua parte, está preparado para volta do Senhor e tem colaborado para o Reino? Muitos não valorizaram Jesus e infelizmente essa situação não mudou muito. "Jesus então perguntou: — Vocês não leram o que as Escrituras Sagradas dizem? “A pedra que os construtores rejeitaram veio a ser a mais importante de todas. Isso foi feito pelo Senhor e é uma coisa maravilhosa!” Mateus 21:42 NTLH
      Valorize Cristo, não abra mão dEle! 

Lemos hoje mais um capítulo que nos edificam e nos faz refletir sobre como vale pena seguir a Jesus!

Reflita hoje sobre isso!

Deus te abençoe! Compartilhe essa mensagem com alguém! Continue lendo a Bíblia comigo! Um grande abraço!


 

Participe das nossas postagens com sua opinião!

Postagem Anterior Próxima Postagem