Dia a dia com a Bíblia: Mateus 18!


Olá amigo (a) da Palavra de Deus! Tudo bem com você?
     Estou lendo a Bíblia durante esse ano e quero te convidar para ler também! Iniciei a leitura do Novo Testamento, e hoje estaremos lendo Mateus, capítulo 18! Esse capítulo narra 6 acontecimentos e iremos comentar um pouco sobre eles.
    Não irei compartilhar o capítulo completo aqui no blog, somente alguns versículos. Minha orientação é para que você ore antes da leitura, depois leia o capítulo de hoje na sua Bíblia, reflita sobre o que leu e depois leia o comentário no blog. No final ore novamente!

     Os discípulos indagaram de Jesus quem é o mais forte no Reino do Céu e Ele respondeu: "Jesus chamou uma criança, colocou-a na frente deles e disse: — Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se vocês não mudarem de vida e não ficarem iguais às crianças, nunca entrarão no Reino do Céu. A pessoa mais importante no Reino do Céu é aquela que se humilha e fica igual a esta criança. E aquele que, por ser meu seguidor, receber uma criança como esta estará recebendo a mim." Mateus 18:2‭-‬5 NTLH

       Precisamos mudar nosso jeito de ser, assim como uma criança, devemos ser humildes, inocentes, puros. Cristo faz uma orientação muito importante e um convite a sermos semelhantes as crianças. Cristo também demonstra amor por elas!
     Jesus nos exorta a não pecarmos e fala do perigo do pecado, essa prática desagrada a Deus, nos deixa impuros e nos afasta dEle. O salário do pecado é a morte eterna. Por isso devemos seguir a orientação de Jesus, que é nos afastar de tudo o que é pecado e nos faz pecar. Não podemos perder nossa salvação por causa de desejos momentâneos da nossa carne. 
Veja o que Jesus diz sobre isso: "— Quanto a estes pequeninos que creem em mim , se alguém for culpado de um deles me abandonar, seria melhor para essa pessoa que ela fosse jogada no lugar mais fundo do mar, com uma pedra grande amarrada no pescoço. Ai do mundo por causa das coisas que fazem com que as pessoas me abandonem! Essas coisas têm de acontecer, mas ai do culpado! — Se uma das suas mãos ou um dos seus pés faz com que você peque, corte-o e jogue fora! Pois é melhor você entrar na vida eterna sem uma das mãos ou sem um dos pés do que ter as duas mãos e os dois pés e ser jogado no fogo eterno. Se um dos seus olhos faz com que você peque, arranque-o e jogue fora! Pois é melhor você entrar na vida eterna com um olho só do que ter os dois e ser jogado no fogo do inferno." Mateus 18:6‭-‬9 NTLH

    Cristo também falou sobre os perdidos e como o Senhor os ama! Deus nos ama incondicionalmente e não desiste de nós, assim como um pastor de ovelhas não deixa nenhuma para traz e procura até a que se perdeu, assim é o nosso Pai! Jesus veio para os perdidos, se você é a ovelha perdida, Ele irá te encontrar! Veja o que Cristo diz:  "— O que é que vocês acham que faz um homem que tem cem ovelhas, e uma delas se perde? Será que não deixa as noventa e nove pastando no monte e vai procurar a ovelha perdida? Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quando ele a encontrar, ficará muito mais contente por causa dessa ovelha do que pelas noventa e nove que não se perderam. Assim também o Pai de vocês, que está no céu, não quer que nenhum destes pequeninos se perca." Mateus 18:12‭-‬14 NTLH

     Jesus também fez uma orientação para o irmão que peca e como devemos proceder: "— Se o seu irmão pecar contra você, vá e mostre-lhe o seu erro. Mas faça isso em particular, só entre vocês dois. Se essa pessoa ouvir o seu conselho, então você ganhou de volta o seu irmão. Mas, se não ouvir, leve com você uma ou duas pessoas, para fazer o que mandam as Escrituras Sagradas. Elas dizem: “Qualquer acusação precisa ser confirmada pela palavra de pelo menos duas testemunhas.” Mas, se a pessoa que pecou não ouvir essas pessoas, então conte tudo à igreja. E, se ela não ouvir a igreja, trate-a como um pagão ou como um cobrador de impostos." Mateus 18:15‭-‬17 NTLH 

     Façamos a nossa parte, que é orientar e orar por nossos irmãos. 

Jesus também falou sobre o poder de permitir e de proibir e também sobre o poder da oração! Precisamos alinhar nossos propósitos e orarmos em unidade: "— E afirmo a vocês que isto também é verdade: todas as vezes que dois de vocês que estão na terra pedirem a mesma coisa em oração, isso será feito pelo meu Pai, que está no céu."
Mateus 18:19 NTLH
Outro ponto que me chama atenção e me alegra, é saber que Jesus está conosco, às vezes queremos a igreja cheia de pessoas, mas não valorizamos a presença dEle. Cristo afirma que onde estiverem dois ou três reunidos no Nome dEle, Ele também estará presente. Valorize a comunhão com seu irmão.

    Finalizando esse capítulo, Jesus fala sobre o perdão e a importância de perdoar o nosso irmão, nosso próximo. Você tem dificuldade em perdoar? Não é fácil, mas vale a pena. Jesus nos orienta a perdoarmos sempre.  E aprendemos nesses versículos que precisamos ter sensibilidade e empatia pelo nosso próximo e não podemos pensar somente em nós, não podemos esquecer que também erramos. Vale a pena perdoar, é saudável, é libertador, agrada a Deus e nos faz receber o perdão dEle?

Lemos hoje mais um capítulo que nos edificam e nos faz refletir sobre como vale pena seguir a Jesus!

Reflita hoje sobre isso!

Deus te abençoe! Compartilhe essa mensagem com alguém! Continue lendo a Bíblia comigo! Um grande abraço!


 

Participe das nossas postagens com sua opinião!

Postagem Anterior Próxima Postagem