Dia a dia com a Bíblia: Mateus 19!


Olá amigo (a) da Palavra de Deus! Tudo bem com você?
     Estou lendo a Bíblia durante esse ano e quero te convidar para ler também! Iniciei a leitura do Novo Testamento, e hoje estaremos lendo Mateus, capítulo 19! Esse capítulo narra 3 acontecimentos e iremos comentar um pouco sobre eles.
    Não irei compartilhar o capítulo completo aqui no blog, somente alguns versículos. Minha orientação é para que você ore antes da leitura, depois leia o capítulo de hoje na sua Bíblia, reflita sobre o que leu e depois leia o comentário no blog. No final ore novamente!

      Você já leu esse capítulo hoje? Se não ainda, aproveite a oportunidade!  Jesus falou sobre o divórcio no início desse capítulo. Ele saiu da Galiléia e foi para a região da Judéia que fica no lado leste do rio Jordão. Uma grande multidão o seguiu e Ele curou os enfermos. Alguns fariseus se aproximaram e tentando conseguir alguma prova contra Jesus, perguntaram se pela lei deles, o homem abandonar sua esposa por qualquer motivo. Cristo respondeu e os confrontou sobre o que está escrito nas Sagradas Escrituras: "— Por acaso vocês não leram o trecho das Escrituras que diz: “No começo o Criador os fez homem e mulher”? E Deus disse: “Por isso o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa.” Assim já não são duas pessoas, mas uma só. Portanto, que ninguém separe o que Deus uniu." Mateus 19:4‭-‬6 NTLH

    Nesse trecho Jesus ressalta a importância da união entre o homem e a mulher, o casamento agrada a Deus, percebemos aqui que Cristo faz algumas orientações para quem irá se casar e a partir do momento que se casam, se tornam uma só carne. Jesus deixa claro que Deus não aprova o divórcio. Os fariseus indagaram Ele novamente: "— Nesse caso, por que é que Moisés permitiu ao homem mandar a sua esposa embora se der a ela um documento de divórcio?"
Mateus 19:7 NTLH

E Jesus respondeu: "— Moisés deu essa permissão por causa da dureza do coração de vocês; mas no princípio da criação não era assim. Portanto, eu afirmo a vocês o seguinte: o homem que mandar a sua esposa embora, a não ser em caso de adultério, se tornará adúltero se casar com outra mulher." Mateus 19:8‭-‬9 NTLH

     Jesus nos diz que somente pode haver o divórcio, se houver adultério. Os discípulos também fizeram um comentário sobre que diante dessa situação, não era melhor o homem e a mulher casarem e Cristo os respondeu: "— Este ensinamento não é para todos, mas somente para aqueles a quem Deus o tem dado. Pois há razões diferentes que tornam alguns homens incapazes para o casamento: uns, porque nasceram assim; outros, porque foram castrados; e outros ainda não casam por causa do Reino do Céu. Quem puder, que aceite este ensinamento."
Mateus 19:11‭-‬12 NTLH

     Precisamos tomar cuidado, casamento é coisa séria, é um compromisso e com Deus e com o cônjuge, por isso, ore bastante, peça a direção de Deus. Não tome decisões precipitadas! Respeite seu/sua marido/esposa!

 Jesus demostra amor mais vez pelas crianças e faz uma exortação muito importante. Algumas pessoas levaram as suas crianças para Ele por as mãos sobre elas e orar, mas alguns discípulos repreenderam essas pessoas. E Jesus , vendo aquela situação, disse: "— Deixem que as crianças venham a mim e não proíbam que elas façam isso, pois o Reino do Céu é das pessoas que são como estas crianças." Mateus 19:14 NTLH
     Após fazer essa repreensão, Ele abençoou aquelas crianças e se retirou. Notamos o amor Jesus pelas crianças e o quanto Ele deseja estar perto delas. Não podemos negligênciar isso, precisamos levar nossas crianças até Jesus. Você tem aproximado as crianças de Jesus, ou está afastando elas dEle? Cristo também falou mais uma vez que precisamos ser iguais as crianças, pois o Reino do Céu é das pessoas que são como elas.

     No final desse capítulo, lemos sobre Jesus e o jovem rico. Gosto muito desse trecho, pois nos faz refletir sobre o que temos valorizado? Um moço se aproximou de Jesus, ele desejava muito receber a vida eterna e perguntou sobre o que ele precisaria fazer de bom para ser salvo e receber a vida eterna? Cristo respondeu: "— Por que é que você está me perguntando a respeito do que é bom? Bom só existe um. Se você quer entrar na vida eterna, guarde os mandamentos." Mateus 19:17 NTLH

   Precisamos fazer o bem, pois agrada a Deus, mas isso não é garantia de salvação. Muitas pessoas confundem isso. Jesus deixou bem claro isso e faz uma exortação sobre guardarmos os mandamentos que Jesus citou: "— “Não mate, não cometa adultério, não roube, não dê falso testemunho contra ninguém, respeite o seu pai e a sua mãe e ame os outros como você ama a você mesmo.”
Mateus 19:18‭-‬19 NTLH

   Você tem praticado esses mandamentos?  O jovem disse que já os praticava e perguntou o que mais ele deveria fazer? Ele deu brecha exatamente para o Cristo queria.  Jesus respondeu: "— Se você quer ser perfeito, vá, venda tudo o que tem, e dê o dinheiro aos pobres, e assim você terá riquezas no céu. Depois venha e me siga." Mateus 19:21 NTLH

   Lemos que o jovem ficou triste e foi embora, pois era muito rico. O dinheiro tem a sua importância e finalidade, mas ele não pode ocupar o lugar de Deus. Precisamos nos importar com as riquezas eternas no céu e não com bens materiais terrenos que se acabam. E Jesus falou sobre isso a seus discípulos, finalizando esse capítulo: "— Eu afirmo a vocês que isto é verdade: é muito difícil um rico entrar no Reino do Céu. E digo ainda que é mais difícil um rico entrar no Reino de Deus do que um camelo passar pelo fundo de uma agulha. Mateus 19:23‭-‬24 NTLH

      Precisamos fazer uma observação, Jesus não está dizendo que as pessoas ricas não serão salvas, Ele chama a atenção para priorizarmos Ele. Existem muitas pessoas ricas que investem no Reino, priorizam verdadeiramente Jesus e estão dispostas a seguir Jesus, mesmo que percam tudo. Como Cristo disse, é difícil, mas existem pessoas que abrem mão de seus bens para segui-lo.  Outra coisa interessante é o que lemos no final, mesmo quem não é rico, também precisa fazer sua escolha em prol de seguir a Cristo! Veja: "Aí Pedro disse: — Veja! Nós deixamos tudo e seguimos o senhor. O que é que nós vamos ganhar? Jesus respondeu: — Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quando chegar o tempo em que Deus vai renovar tudo e o Filho do Homem se sentar no seu trono glorioso, vocês, os meus discípulos, também vão sentar-se em doze tronos para julgar as doze tribos do povo de Israel. E todos os que, por minha causa, deixarem casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou terras receberão cem vezes mais e também a vida eterna. Muitos que agora são os primeiros serão os últimos, e muitos que agora são os últimos serão os primeiros."
Mateus 19:27‭-‬30 NTLH

Lemos hoje mais um capítulo que nos edificam e nos faz refletir sobre como vale pena seguir a Jesus!

Reflita hoje sobre isso!

Deus te abençoe! Compartilhe essa mensagem com alguém! Continue lendo a Bíblia comigo! Um grande abraço!


 

Participe das nossas postagens com sua opinião!

Postagem Anterior Próxima Postagem