Dia a dia com a Bíblia: Mateus 15!

Olá amigo (a) da Palavra de Deus! Tudo bem com você?
     Estou lendo a Bíblia durante esse ano e quero te convidar para ler também! Iniciei a leitura do Novo Testamento, e hoje estaremos lendo Mateus, capítulo 15! Esse capítulo narra 4 acontecimentos e iremos comentar um pouco sobre eles.
    Não irei compartilhar o capítulo aqui no blog, minha orientação é para que você ore antes da leitura, depois leia o capítulo de hoje na sua Bíblia, reflita sobre o que leu e depois leia o comentário no blog. No final ore novamente!

       No início desse capítulo lemos que Jesus fala a respeito da tradição dos judeus e do que contamina o homem. Alguns fariseus e escribas vieram de Jerusalém e perguntaram para Jesus por que os discípulos estavam transgredindo a tradição dos judeus? Os discípulos não estavam lavando suas mãos antes de comer. 
       Jesus também os confrontou: "Jesus respondeu: — E por que é que vocês desobedecem ao mandamento de Deus e seguem os seus próprios ensinamentos? Pois Deus disse: “Respeite o seu pai e a sua mãe!” E disse também: “Que seja morto aquele que amaldiçoar o seu pai ou a sua mãe!” Mas vocês ensinam que, se alguém tem alguma coisa que poderia usar para ajudar os seus pais, em sinal de respeito, mas diz: “Eu dediquei isto a Deus”, então não precisa ajudar os seus pais. Assim vocês desprezam a mensagem de Deus para seguir os seus próprios ensinamentos. Hipócritas! Isaías estava certo quando disse a respeito de vocês o seguinte: “Deus disse: Este povo com a sua boca diz que me respeita, mas na verdade o seu coração está longe de mim. A adoração deste povo é inútil, pois eles ensinam leis humanas como se fossem meus mandamentos.” Mateus 15:3‭-‬9 NTLH

     Podemos perceber o quanto os fariseus e os escribas eram religiosos demais, eram pessoas ritualistas. E erravam por desobedecerem a Deus, seguindo seus próprios ensinamentos. Devemos tomar cuidado com isso, nós não sabemos nada e precisamos nos despedir de tudo para viver segundo a vontade de Deus. Cristo os confronta severamente  por não entenderem  verdadeiramente a lei, eles estavam cegos espiritualmente. 
       Aprendemos também sobre o cuidado com nosso coração, não permitindo que entre nada que desagrada a Deus. Precisamos nos encher de Deus e filtrar tudo o que entra em nosso coração, pois ele é a nossa fonte de pureza e impureza. Jesus explicou porque isso acontece:  "Jesus disse: — Vocês também ainda não entenderam? O que entra pela boca vai para o estômago e depois sai do corpo. Mas o que sai da boca vem do coração. É isso que faz com que a pessoa fique impura. Porque é do coração que vêm os maus pensamentos, os crimes de morte, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, as mentiras e as calúnias. São essas coisas que fazem com que alguém fique impuro. Mas comer sem lavar as mãos não torna ninguém impuro." Mateus 15:15‭-‬20 NTLH

     Essa orientação de Jesus sobre a impureza é muito importante e devemos refletir do que nosso coração está cheio? E precisamos nos afastar de tudo o que nos contamina. 

     Lemos também Jesus se retirou para os lados de Tiro e Sim e  uma mulher cananéia vinda daquelas regiões, seguiu Jesus e seus discípulos, clamando por compaixão e implorando que Ele curasse sua filha que estava horrivelmente endemoninhada. De início Jesus se tornou resistente, mas a fé e a perseverança daquela mulher o convenceram e o Senhor liberou uma palavra de cura sobre a filha dela e a palavra nos diz que a menina foi liberta e curada. Precisamos ter fé e insistir com fé e o Senhor também liberará uma palavra para nós. Você crer? Eu creio!

    Lemos nos versos 29 a 31 que Jesus voltou para o mar da Galiléia, depois subiu no monte e se assentou e uma multidão o cercou trazendo consigo enfermos e Ele curou esses enfermos. "O povo ficou admirado quando viu que os mudos falavam, os aleijados estavam curados, os coxos andavam e os cegos enxergavam. E todo o povo louvou ao Deus de Israel." Mateus 15:31 NTLH

    Jesus pode todas as coisas! Descanse nessa certeza? 

    Finalizando esse capítulo, lemos os relatos da segunda multiplicação de pães e peixes. Gosto muito dessa passagem. Jesus chamou os seus discípulos e demostrou o quanto Ele tinha compaixão daquelas pessoas, pois elas estavam há três dias com Ele e não haviam se alimentado e Ele estava preocupado delas desfalecerem pelo caminho. Ele queria alimentá-los.  
      Os discípulos disseram que eles não tinham alimento suficientes para alimentar aquela grande multidão, e indagaram como eles iriam conseguir pães no deserto. Eles tinham apenas sete pães e alguns peixinhos. Jesus mandou as pessoas se assentarem no chão, tomou os sete pães e os peixes e dando graças a Deus, partiu e deu aos discípulos e eles deram ao povo. Lemos que todos se alimentaram e se fartaram, eram quatro mil homens, além de mulheres e crianças. O alimento saciou a fome das pessoas e ainda sobrou sete cestos cheios. 
      Jesus despediu a multidão, entrou no barco e foi para o território de Magadã.

Lemos hoje mais um capítulo que nos edificam e nos faz refletir sobre como vale pena seguir a Jesus!

Reflita hoje sobre isso!

Deus te abençoe! Compartilhe essa mensagem com alguém! Continue lendo a Bíblia comigo! Um grande abraço!

Participe das nossas postagens com sua opinião!

Postagem Anterior Próxima Postagem