Campanha de oração pelas famílias 2023 - Minha família, minha identidade/ 23° dia!


Olá amigo (a) da Palavra de Deus! Tudo bem com você?
 
    Durante o mês de maio estaremos orando pelas famílias. Serão 31 dias orando, estudando e lendo sobre o tema: “Minha família, minha identidade”. Vamos juntos clamar por nossa família e por todas as famílias?

23º DIA: INTENCIONAIS EM EDUCAR!

“Ouve, ó Israel: O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, com toda alma e com todas as tuas forças. E estas palavras, que hoje te ordeno estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos e delas
falarás sentado na casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te.” (Deuteronômio 6.4-7).

A identidade cristã, hoje, já não é mais tão explícita como há alguns anos. Por isso, os pais cristãos precisam ser intencionais na educação dos filhos, com a consciência de sua responsabilidade diante de Deus nesse processo. 
   Essa intencionalidade é enfática, na Palavra de Deus, pelas insistentes repetições quanto
ao dever dos pais de transmitirem as verdades bíblicas essenciais de geração em geração. Deus mostra que devemos instruir nossos filhos,
repetidamente, a respeito dos mandamentos divinos e da motivação correta para obedecer.
    Educar os filhos não é simplesmente moldá-los para que tenham um bom comportamento, mas alcançar o coração deles e conformá-los à vontade de Deus. O pais têm o compromisso de inculcar os mandamentos divinos no coração dos filhos.
     O termo hebraico (shanan – “inculcar”) é uma palavra forte usada para descrever flechas pontiagudas atiradas repetidamente com o objetivo de penetrar o coração ou os rins da caça.     Figurativamente, palavras afiadas são aquelas que
penetram o coração do ouvinte. A instrução familiar quanto à importância dos mandamentos do Senhor deve ocorrer com a intenção de desenvolver nos filhos o amor e o temor a Deus.
    Segundo o pastor David Merkh, “a instrução não deve ficar limitada a um devocional após o café da manhã ou a uma história antes da hora de dormir. Até mesmo os momentos.mais rotineiros da vida – ‘quando.você se assenta em casa e quando anda pelo caminho’ – oferecem ocasiões para reflexão teológica espontânea e criativa. 
   Por exemplo, as formigas que carregam migalhas podem estimular uma discussão sobre a diligência (Provérbios 6.6-8). A descoberta de um cãozinho perdido pode ser uma oportunidade para uma
conversa sobre a alegria que Deus sente pela salvação de pecadores perdidos (Lucas 15)”. (1).
   Seja intencional ao educar seus filhos. Não terceirize essa responsabilidade. Aproveite todas as
oportunidades para lhes ensinar valores espirituais.      Seja intencional ao ensinar princípios das Escrituras, experiências com Deus. Ensine-os a buscar ao Senhor. Ensine-os a orar e a ler a Bíblia. A identidade cristã não se desenvolve sozinha. Ela precisa ser formada e os pais são os principais influenciadores de seus filhos.

Por Luís Henrique Gonçal
 
(1). David Merkh, Comentário Bíblico Lar, Família
e Casamento, p. 126.

APLICAÇÃO PRÁTICA: Você tem praticado Deuteronômio 6.4-7? Tenha intencionalidade na educação dos seus filhos e não negligencie esse mandamento tão urgente em nossos dias.

ORE: Peça a Deus sabedoria para educar os seus filhos a fim de que amem ao Senhor de todo o coração.

CRIANÇAS EM ORAÇÃO: Ore pelas famílias para que em cada casa as pessoas coloquem as coisas de Deus em primeiro lugar. Peça a Deus que as crianças aprendam a falar com Ele por meio da oração, conheçam e coloquem em prática aquilo que a Bíblia ensina e que tenham papais e mamães que lhes mostrem os tesouros de Deus.

No site da Junta de Missões Nacionais, você encontra devocionais diários, sugestões de sermões, atividades para crianças e roteiros para Pequenos 
Grupos Multiplicadores. Acesse: www.missoesnacionais.org.br/31dias/ e confira!

Faça parte disso e marque alguém nos comentários para orar pelas famílias do Brasil com você!

Deus te abençoe! 





Participe das nossas postagens com sua opinião!

Postagem Anterior Próxima Postagem