Campanha de oração pelas famílias 2023 - Minha família, minha identidade/ 22° dia!


Olá amigo (a) da Palavra de Deus! Tudo bem com você?
 
    Durante o mês de maio estaremos orando pelas famílias. Serão 31 dias orando, estudando e lendo sobre o tema: “Minha família, minha identidade”. Vamos juntos clamar por nossa família e por todas as famílias?

22° DIA: ATAQUES À EDUCAÇÃO CRISTÃ!

“Vinde, filhos, escutai-me e eu vos ensinarei o temor do Senhor.” (Salmos 34.11)

    Certa vez, ouvi que “educar é esculpir a alma”. Provavelmente, essa afirmação tenha sido uma paráfrase da citação “A educação é para a alma o que a escultura é para um bloco de mármore”. (1).
   De acordo com o dicionário, educação é o “processo que visa ao desenvolvimento físico, intelectual e moral do ser humano”.(2).
    Certamente, existem outras definições de educação e todas terão, em seu núcleo, o processo que envolve o ensino e a aprendizagem, bem como o foco e o objetivo final: a formação do ser
humano. A educação cristã está fundamentada no ensino de princípios bíblicos, que são inegociáveis, inclusive em termos de ética e moral que devem permear a sociedade.
    Tal educação desenvolve o caráter e a conduta, e molda o coração do indivíduo a fim de que viva uma cidadania cristã e permaneça no que lhe foi ensinado – “Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste..., pois desde a infância sabes as Sagradas Letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus” (2 Timóteo  3.14,15).
Atualmente, as bases do ensino cristão têm sido atacadas e até mesmo relativizadas por uma cultura
progressista e anticristã, a qual tem sido imposta e vem provocando mudanças sociais. Essa cultura visa à destruição dessa base de ensino a partir da modulação da família tradicional e de um novo conceito sobre educação.
    Essa sociedade tem classificado os princípios bíblicos como retrógrados e ultrapassados
e, até mesmo, em seus discursos falaciosos debocham da educação que tem como base a Palavra de Deus. Infelizmente, os ataques à educação cristã têm atingido alguns cristãos que não estão atentos às armas do inimigo.
   Esses ataques também surgem sob a forma de influências sobre a mente dos pais e de suas crianças, com concepções como igualdade dos
papéis de pais e filhos e quebra da autoridade e da hierarquia familiar.
   Vários desses pontos são baseados em conceitos mundanos e antibíblicos como, por exemplo, a disciplina positiva, que tem como ponto chave
a não punição. Os pais, muitas vezes ausentes da educação dos filhos, têm perdido espaço nessa área de fundamental importância.
     Contudo, a educação cristã, quando bem aplicada, com diligência, sabedoria e amor produzirá efeitos benéficos na formação espiritual, emocional e social dos filhos (Provérbios 29.15,17).
   Segundo o pastor Elinaldo Renovato, “a educação cristã [...] é a única forma de educação que pode resultar em benefícios espirituais, morais, éticos, sociais e físicos para os pais e para os filhos”.
Na educação cristã, o aluno deve ser conduzido aos fundamentos espirituais e morais cuja fonte é a Palavra de Deus. 
   É indispensável, para isso, que a família compreenda a necessidade de lutar para manter a
educação cristã em casa, pois, sem ela, a família viverá uma crise de identidade familiar. Por isso, a finalidade da educação é a ordenação da alma para que o homem seja capaz de reconhecer em Cristo a sua verdadeira identidade e, assim, possa
cumprir o propósito para o qual foi criado: servir e adorar a Deus.
    Pais, busquem esculpir a alma e o coração dos seus filhos por meio da educação cristã, pois a Palavra de Deus: “é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus tenha capacidade para realizar toda
boa obra”.(3).
 (2 Timóteo 3.16,17).

Por Luis Rodrigo do Prado

(1) Joseph Addison, poeta inglês do século XVII.
(2)
 Dicionário Michaelis on-line.
(3)
 Elinaldo Renovato, A família cristã e os ataques
do inimigo, p. 96.

APLICAÇÃO PRÁTICA: Pais, assumam o papel de educar os seus filhos com base na educação cristã, para que eles sejam forjados segundo o caráter de Cristo. Saibam que, se vocês negligenciarem essa missão, outra pessoa vai ocupar esse espaço, e o preço pago pela omissão pode ser muito alto. “Portanto, irmãos, esforçai-vos cada vez mais por firmar vosso chamado” (2 Pedro 1.10). Faça isso
ao investir tempo para ensinar as Escrituras a seus filhos. Não negligencie a importância da frequência à Escola Bíblica. Realize os cultos domésticos. Seja o exemplo de vida espiritual para seus filhos. A vida piedosa no lar é fundamental para isso. Os puritanos, por exemplo, “ensinavam que ser útil na igreja está intimamente ligado a ser piedoso em casa. A santidade em público é totalmente
na vida privada [...] É no lar que nossa vida espiritual prospera ou fracassa”.

ORE: Clame ao Senhor por sabedoria no cumprimento do chamado para ser educador do seu filho. Coloque-se diante do Senhor para que você seja usado como um instrumento dele para esculpir em seu filho uma identidade cristã.

CRIANÇAS EM ORAÇÃO: O motivo de oração de hoje é pedir a Deus para que as crianças abram o coração delas para conhecê-lo
por meio da Bíblia. Ore para que os papais e as mamães ajudem as crianças no ensino da Bíblia.

No site da Junta de Missões Nacionais, você encontra devocionais diários, sugestões de sermões, atividades para crianças e roteiros para Pequenos 
Grupos Multiplicadores. Acesse: www.missoesnacionais.org.br/31dias/ e confira!

Faça parte disso e marque alguém nos comentários para orar pelas famílias do Brasil com você!

Deus te abençoe! 




Participe das nossas postagens com sua opinião!

Postagem Anterior Próxima Postagem