Campanha de oração pelas famílias 2023 - Minha família, minha identidade/ 15° dia!


Olá amigo (a) da Palavra de Deus! Tudo bem com você?
 
    Durante o mês de maio estaremos orando pelas famílias. Serão 31 dias orando, estudando e lendo sobre o tema: “Minha família, minha identidade”. Vamos juntos clamar por nossa família e por todas as famílias?

15º DIA: A IDENTIDADE BÍBLICA DO CASAL SEM FILHOS!

“Ainda que a figueira não floresça, [...] mesmo assim, eu me alegrarei no SENHOR, exultarei no Deus da minha salvação.” (Habacuque 3.17-18)

    Quando casamos, logo todos começam a nos perguntar: “Quando virão os filhos?”. Isso é natural, pois essa ordenança de o casal se multiplicar está em Gênesis 1.28. Todos esperam que haja frutos do
casamento entre um homem e uma mulher, ou seja, filhos.
    Mas, se os filhos não chegam e um casal não é agraciado com essa bênção? Como esse casal conseguirá se manter firme e sadio em sua fé, sem perder sua identidade de cristão diante de suas próprias cobranças, da pressão de parentes para aumentar a família, dos irmãos em Cristo e até de estranhos que não perdem a chance de perguntar quando terá filhos? Essa é uma realidade que muitos casais enfrentam e que precisa ser vivenciada em total dependência e submissão a Deus.
    Não existe uma fórmula ou receita para que um casal sem filhos mantenha a identidade cristã. O que precisa existir é uma decisão firme e convicta – em cada um dos cônjuges – de que tudo que acontece em nossa vida passa, primeiramente, pelo controle e vontade de Deus.
    Com essa compreensão, a real identidade do casal – ou seja, o que Deus determinou – não irá se abater ou se frustrar em virtude de coisas que marido e mulher sonharam ou desejaram ver realizadas. Antes, essa identidade estará apoiada na
total confiança em Deus, sabendo que Ele sempre fará o que é melhor para o casal, mesmo quando isso não está tão claro aos seus olhos.
    Um casal sem filhos, que se identifica e vive conforme os ensinamentos da Palavra de Deus, irá descobrir muitas maneiras de ser um instrumento nas mãos do Redentor para abençoar outras vidas, e não deixará a amargura e a frustração tomar
espaço no coração. Um casal sem filhos com essa disposição sempre irá declarar: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor!” (Josué 24.15).
    O texto de Habacuque 3.17-18 nos lembra que a vida nos traz muitos “ainda que”: perdas, lutos e lutas, respostas “não”... enfim, coisas por que passamos e não conseguimos entender o porquê delas. Um casal sem filhos que se identifica e vive na presença do Senhor já tem tudo de que realmente precisa: o próprio Cristo! Ele sabe que nunca seriam a casa, os bens, os filhos, o cônjuge
ou qualquer outra coisa que traria plena realização, mas, sim, a gloriosa e eterna presença do Senhor, que faz e sempre fará a diferença no lar.
    Bem firmado em sua identidade como casal cristão, a marca de um casamento cristão não serão os filhos, mas será a presença real e constante do Senhor. Essa presença deixará evidente, para todos, que, “ainda que a figueira não floresça”, nem haja filhos como frutos dessa união, o casal se alegrará no Senhor e exultará no Deus da sua salvação!

APLICAÇÃO PRÁTICA: Casal querido, viva a vida comum do lar com muita alegria e satisfação, cada um testificando quem é em Cristo Jesus. Leia e pratique a Palavra de Deus e esteja sempre pronto a abençoar vidas.
     Lembre-se de a presença de Jesus no lar – e não a de filhos que possam vir – é que faz toda diferença. Busque sempre a direção do Espírito Santo, e ore em concordância com a Bíblia. Mantenha-se atento à voz do Senhor e considere atentamente a direção e orientação que Ele dará. Fazendo assim, vocês conseguirão manter a identidade e a integridade como casal que serve ao Senhor e, ainda que a figueira não floresça, sempre se alegrarão e exultarão no Deus da sua salvação.

ORE: Oremos ao Senhor e peçamos ao Senhor que nos ajude e oriente a vivermos como casais cristãos que, mesmo sem filhos, possuem as marcas da verdadeira identidade que Deus nos deu em Jesus Cristo. Se você tem filhos, agradeça a Deus por eles, e escolha um casal sem filhos para orar por ele e amá-lo ainda mais.


No site da Junta de Missões Nacionais, você encontra devocionais diários, sugestões de sermões, atividades para crianças e roteiros para Pequenos Grupos Multiplicadores. Acesse: www.missoesnacionais.org.br/31dias/ e confira!

Faça parte disso e marque alguém nos comentários para orar pelas famílias do Brasil com você!

Deus te abençoe! 


Participe das nossas postagens com sua opinião!

Postagem Anterior Próxima Postagem