Dia a dia com a Bíblia: Lucas 13


Olá amigo (a) da Palavra de Deus! Tudo bem com você?
  
   Vamos ler a Bíblia juntos durante esse ano? A leitura bíblica de hoje é Lucas 13!

Esse capítulo narra vários acontecimentos importantes:

1° Arrependimento ou Morte!
    Jesus chamou a atenção das pessoas para a importância do arrependimento. Ele deixou bem claro que quem não se arrepender, perecerá:  "Eu digo que não! Mas se não se arrependerem, todos vocês também perecerão”. Lucas 13:5 NVI
      Essa exortação é para nós também, se não se arrependermos verdadeiramente dos pecados diante do Senhor, também pereceremos. A escolha é nossa. Que possamos valorizar esse ensinamento e nos arrependermos, pois é chegado Reino de Deus, Jesus pode voltar a qualquer momento, estejamos vigilantes e preparados.
     Nesse trecho, Jesus também contou a Parábola da figueira, que não dava frutos há três anos. Essa parábola se refere à última chance de Israel antes do juízo. Se eles rejeitassem a mensagem de Jesus e Seus milagres, o tempo de paciência teria terminado. Todavia, resta uma esperança futura para Israel.

2° A cura da mulher encurvada!
        Essa mulher sofria há muitos anos, era um espírito imundo que a mantinha nesse estado e Jesus a curou no sábado e essa atitude desagradou o responsável pela sinagoga, pois segundo a tradição, Jesus não podia ter realizado aquele milagre no sábado.
        Jesus é o Senhor de todos os dias e inclusive do sábado. Ele confrontou aquele homem. Infelizmente muitas pessoas estão mais preocupadas com tradição e coisas, do que com o seu próximo. Confira como foi esse momento: "Certo sábado Jesus estava ensinando numa das sinagogas, e ali estava uma mulher que tinha um espírito que a mantinha doente havia dezoito anos. Ela andava encurvada e de forma alguma podia endireitar-se. Ao vê-la, Jesus chamou-a à frente e lhe disse: “Mulher, você está livre da sua doença”. Então lhe impôs as mãos; e imediatamente ela se endireitou e passou a louvar a Deus. Indignado porque Jesus havia curado no sábado, o dirigente da sinagoga disse ao povo: “Há seis dias em que se deve trabalhar. Venham para ser curados nesses dias, e não no sábado”. O Senhor lhe respondeu: “Hipócritas! Cada um de vocês não desamarra no sábado o seu boi ou jumento do estábulo e o leva dali para dar-lhe água? Então, esta mulher, uma filha de Abraão a quem Satanás mantinha presa por dezoito longos anos, não deveria no dia de sábado ser libertada daquilo que a prendia?” Tendo dito isso, todos os seus oponentes ficaram envergonhados, mas o povo se alegrava com todas as maravilhas que ele estava fazendo." Lucas 13:10‭-‬17 NVI

3° As parábolas do grão de mostarda e do fermento!

"Então Jesus perguntou: “Com que se parece o Reino de Deus? Com que o compararei? É como um grão de mostarda que um homem semeou em sua horta. Ele cresceu e se tornou uma árvore, e as aves do céu fizeram ninhos em seus ramos”. Mais uma vez ele perguntou: “Com que compararei o Reino de Deus? É como o fermento que uma mulher misturou com uma grande quantidade de farinha, e toda a massa ficou fermentada”. Lucas 13:18‭-‬21 NVI

      Jesus comparou o Reino dos céus com o grão de mostarda e com o fermento. Essas duas parábolas fazem alusão ao crescimento e avanço do Reino de Deus, neste mundo através de Jesus  e de sua igreja. 
     A Parábola do grão de mostarda, demostra, o crescimento lento do Reino, ainda como grão e depois se tornando uma grande árvore, sendo o abrigo para pássaros. O Reino de Deus é abrigo para as pessoas que procuram por abrigo. 
    A Parábola do fermento reforça a primeira Parábola, o Reino de Deus se estenderia toda a terra, assim como o fermento é capaz de se espalhar em três medidas da refeição.

4° A porta estreita!

       Essa orientação de Jesus é muito importante. Ele nos faz refletir sobre qual porta estamos entrando, a porta estreita (Jesus, céu e vida eterna) ou a porta larga (manjares do mundo, inferno e morte eterna). 
       Precisamos refletir sobre o que temos priorizado e fazermos a escolha certa. Seguir Jesus é a melhor escolha. Não se iluda com as coisas que o mundo oferece, é tudo ilusão.
 “Esforcem-se para entrar pela porta estreita, porque eu digo a vocês que muitos tentarão entrar e não conseguirão. Quando o dono da casa se levantar e fechar a porta, vocês ficarão do lado de fora, batendo e pedindo: ‘Senhor, abre-nos a porta’. “Ele, porém, responderá: ‘Não os conheço, nem sei de onde são vocês’. “Então vocês dirão: ‘Comemos e bebemos contigo, e ensinaste em nossas ruas’. “Mas ele responderá: ‘Não os conheço, nem sei de onde são vocês. Afastem-se de mim, todos vocês, que praticam o mal!’ “Ali haverá choro e ranger de dentes, quando vocês virem Abraão, Isaque e Jacó e todos os profetas no Reino de Deus, mas vocês excluídos. Pessoas virão do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e ocuparão os seus lugares à mesa no Reino de Deus. De fato, há últimos que serão primeiros e primeiros que serão últimos”.
Lucas 13:24‭-‬30 NVI

5° O lamento profético sobre Jerusalém!
     Jerusalém se afastou várias vezes de Deus e esse trecho deixa claro que fariam o mesmo com Jesus, o Filho de Deus. “Jerusalém, Jerusalém, você, que mata os profetas e apedreja os que são enviados a você! Quantas vezes eu quis reunir os seus filhos, como a galinha reúne os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vocês não quiseram!"
Lucas 13:34 NVI

     Jesus também falou sobre sua morte. Eis que a casa de vocês ficará deserta. "Eu digo que vocês não me verão mais até que digam: ‘Bendito o que vem em nome do Senhor’”. Lucas 13:35 NVI

Não podemos cometer o mesmo erro do passado, que possamos nos achegar a Deus e não nos afastar dEle. Que Jesus seja nossa prioridade. 

Deus te abençoe! Continue lendo a Bíblia comigo! Se essa postagem te edificou, compartilhe com alguém! Um grande abraço!

Participe das nossas postagens com sua opinião!

Postagem Anterior Próxima Postagem