Dia a dia com a Bíblia: Lucas 12!


Olá amigo (a) da Palavra de Deus! Tudo bem com você?
  
   Vamos ler a Bíblia juntos durante esse ano? A leitura bíblica de hoje é Lucas 12!

Esse capítulo narra vários acontecimentos importantes:

1° As advertências e motivações!

     O comportamento hipócrita dos fariseus enganava as pessoas, mas Deus sabe de todas as coisas e conhece o nosso Íntimo, ninguém consegue enganar o Senhor. Tudo o que está em oculto será revelado. 
       Jesus exortou seus discípulos a vigiarem e não comerem o fermento dos fariseus, pois eram hipócritas. 

Aprendemos com esse capítulo:

- Nós temos valor para Deus: "Não se vendem cinco pardais por duas moedinhas? Contudo, nenhum deles é esquecido por Deus. Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados. Não tenham medo; vocês valem mais do que muitos pardais!"
Lucas 12:6‭-‬7 NVI
       Deus nos ama e cuida de nós, se Ele  não ignora nem os pássaros, também não esquecerá de nós. Ele nos diz por meio desse capítulo que não precisamos temer os homens, enquanto descansamos,  Ele cuida de nós em cada detalhe!

- Não negue Jesus: “Eu digo a vocês: Quem me confessar diante dos homens, também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus. Mas aquele que me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus." Lucas 12:8‭-‬9 NVI
    Não se envergonhe de seguir Jesus, essa é a melhor escolha de nossas vidas. Não vale a pena negarmos o Senhor por causa das pessoas, Jesus é claro em afirmar que quem negar Ele, será negado por Ele, mas quem o confessar perante os homens, será confessado diante dos anjos de Deus. Ame servir a Jesus e não se envergonhe dEle.

- O pecado sem perdão: Falhamos e pecamos várias vezes. O Senhor não se agrada quando pecamos, pois o pecado nos afasta dEle. Precisamos reconhecer que somos falhos e nos arrependermos verdadeiramente. 
      Essa atitude agrada a Deus. Você sabe qual pecado não tem perdão?  "Todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do homem será perdoado, mas quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado." Lucas 12:10 NVI

-  A perseguição: Por causa de Jesus, seremos perseguidos, mas Ele nos estimula a não desanimarmos e abandonarmos nossa fé por causa da perseguição: “Quando vocês forem levados às sinagogas e diante dos governantes e das autoridades, não se preocupem com a forma pela qual se defenderão, ou com o que dirão, pois naquela hora o Espírito Santo ensinará o que deverão dizer”. Lucas 12:11‭-‬12 NVI

2° A Parábola do rico insensato!

O que você tem motivado?  Tome cuidado com a ganância.  Infelizmente por causa do dinheiro muitas pessoas estão infelizes e outras cobiçam tanto que são capazes de tudo para querer enriquecer. Não seja insensato, seja grato a Deus pelo o que você tem.

3° As preocupações do dia!
 
    Você é uma pessoa ansiosa? Muitas vezes nos preocupamos com o comer e vestir. Há momentos que os problemas nos fazem esquecer do Deus que nos servimos. 
     Olhamos muito para nossas lutas, mas nossos precisam estar fixados no Senhor, pois Ele cuida de nós em cada detalhe. É Ele quem alimenta os corvos e concede crescimento aos lírios e faz muito mais por nós. Jesus chama nossa atenção para valorizarmos o cuidado do Senhor!

4° Prontidão para o  serviço!
    Jesus veio ao mundo para servir e serviço é uma das características dEle. Será que estamos servindo como Jesus? Se Ele voltar agora estamos preparados? Precisamos estar vigilantes, vivendo uma vida que agrada a Deus e nos tornando cada vez mais parecido com Jesus!

“Estejam prontos para servir e conservem acesas as suas candeias, como aqueles que esperam seu senhor voltar de um banquete de casamento; para que, quando ele chegar e bater, possam abrir-lhe a porta imediatamente. Felizes os servos cujo senhor os encontrar vigiando, quando voltar. Eu afirmo que ele se vestirá para servir, fará que se reclinem à mesa, e virá servi-los. Mesmo que ele chegue de noite ou de madrugada, felizes os servos que o senhor encontrar preparados. Entendam, porém, isto: se o dono da casa soubesse a que hora viria o ladrão, não permitiria que a sua casa fosse arrombada. Estejam também vocês preparados, porque o Filho do homem virá numa hora em que não o esperam”. Lucas 12:35‭-‬40 NVI

5° A divisão por causa de Jesus!
     Por causa da queda de Adão e Eva, toda humanidade jazia em trevas,  essa é uma das consequências do pecado, mas Deus tinha um plano perfeito para resgatar-nos, Ele enviou seu Filho Jesus ao mundo, para pagar o preço de cruz em nosso lugar.
       E por causa desse sacrifício, hoje somos livres do pecado, mas precisamos fazer a  escolha mais importante de nossas vidas, que é crer em Jesus e segui-lo. Todo aquele que escolherem segui-Lo como discípulos, Jesus torna possível a paz com Deus ("Portanto, uma vez que fomos justificados pela fé, estamos em paz com Deus por nosso Senhor Jesus CristoRomanos 5:1).
       Somente Jesus pode nos tirar das trevas, e as pessoas incrédulas em Jesus, continuam em desacordo com o Senhor e com Sua exigência de santidade. E por da fé em Jesus e por segui-lo, acontece essa divisão que Cristo falou. 
     Às vezes não entendemos porque existem pessoas que não gostam de nós, mas luz e trevas não se combinam.  Outra coisa, não podemos abandonar Jesus para agradar as pessoas, não podemos negar nossa fé em Jesus, mesmo que ocorra a perseguição.

6° Os sinais do tempo!
    Esse trecho Jesus fala a respeito da cegueira espiritual das pessoas. Muitos não aproveitaram a oportunidade da sua Presença. Infelizmente muitas pessoas continuam rejeitando Jesus e não buscam pela sua Presença.
     Cristo também falou sobre a reconciliação  antes de sofrer a punição judicial, isso ilustra a importância também de se reconciliar com Deus, antes de enfrentar Seu juízo. Sabemos que Jesus está voltando e por isso precisamos nos preparar verdadeiramente.

Deus te abençoe! Continue lendo a Bíblia comigo! Se essa postagem te edificou, compartilhe com alguém! Um grande abraço!

Participe das nossas postagens com sua opinião!

Postagem Anterior Próxima Postagem