O que aprendi no culto de domingo (12/02) - Tema da mensagem: O amor que transforma!



OlΓ‘ amigo (a) da Palavra de Deus! Tudo bem com vocΓͺ?

       Como Γ© bom cultuar a Deus! O culto de domingo foi uma benção! Assim como fui impactado e edificado, espero que vocΓͺ seja tambΓ©m! 

Tema da mensagem: O amor que transforma!
 Pregador: Pastor Sandro de Souza Silva!

        Ser amado Γ© muito bom, mas serΓ‘ que estamos fazendo o mesmo? O que vocΓͺ tem feito com o amor que Deus te entregou? Devemos amar verdadeiramente, com atitudes e nΓ£o com palavras e a BΓ­blia nos orienta sobre como devemos proceder: 

"O amor Γ© paciente, o amor Γ© bondoso. NΓ£o inveja, nΓ£o se vangloria, nΓ£o se orgulha. NΓ£o maltrata, nΓ£o procura seus interesses, nΓ£o se ira facilmente, nΓ£o guarda rancor. O amor nΓ£o se alegra com a injustiΓ§a, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crΓͺ, tudo espera, tudo suporta." 1 CorΓ­ntios 13:4‭-‬7 NVI

     Esse texto expressa  açáes do amor verdadeiro, que nΓ£o falha, que nΓ£o erra. E se existe caracterΓ­sticas que expressam o verdadeiro amor, tambΓ©m existe um outro tipo de amor que nΓ£o Γ© verdadeiro.
   Γ‰ um amor falso, que busca o seu interesse, que domina, que se ressente, Γ© um amor que sΓ³ olha para suas necessidades. Com base no que estΓ‘ escrito em 1 CorΓ­ntios 13:4-7, Γ© que podemos afirmar essas coisas verdades, mas existe um amor que transforma, muda, constrΓ³i e faz com que pontes sejam construΓ­das e nΓ£o barreiras. 
É um amor que exalta e não distrói, é um amor que não se ressente, embora por vezes se entristeça e como diz o texto, sofra, mas é um amor que sempre faz o que faz, porque constrói. E é sobre esse amor que transforma que iremos refletir.
A Bíblia nos diz que esse amor que transforma é Jesus, Ele cuida, restaura e não muda. Com base nessa introdução, iremos refletir em outro texto bíblico:

"Tendo terminado de dizer tudo isso ao povo, Jesus entrou em Cafarnaum. Ali estava o servo de um centuriΓ£o, doente e quase Γ  morte, a quem seu senhor estimava muito. Ele ouviu falar de Jesus e enviou-lhe alguns lΓ­deres religiosos dos judeus, pedindo-lhe que fosse curar o seu servo. Chegando-se a Jesus, suplicaram-lhe com insistΓͺncia: “Este homem merece que lhe faΓ§as isso, porque ama a nossa nação e construiu a nossa sinagoga”. Jesus foi com eles. JΓ‘ estava perto da casa quando o centuriΓ£o mandou amigos dizerem a Jesus: “Senhor, nΓ£o te incomodes, pois nΓ£o mereΓ§o receber-te debaixo do meu teto. Por isso, nem me considerei digno de ir ao teu encontro. Mas dize uma palavra, e o meu servo serΓ‘ curado. Pois eu tambΓ©m sou homem sujeito a autoridade e com soldados sob o meu comando. Digo a um: VΓ‘, e ele vai; e a outro: Venha, e ele vem. Digo a meu servo: FaΓ§a isto, e ele faz”. Ao ouvir isso, Jesus admirou-se dele e, voltando-se para a multidΓ£o que o seguia, disse: “Eu digo que nem em Israel encontrei tamanha fΓ©”. EntΓ£o os homens que haviam sido enviados voltaram para casa e encontraram o servo restabelecido." Lucas 7:1‭-‬10 NVI

Esse texto é muito conhecido, fala sobre o centurião de Cafarnaum, era uma autoridade da cidade, e aprendemos muitas coisas. Refletindo sobre isso, o amor que transforma nos ensina quatro liçáes:

1° Ele cria uma esperanΓ§a que Γ© capaz de mudar a confusΓ£o que a vida nos entrega! 
    A BΓ­blia fala nos versos 1 e 2 sobre a cidade de Cafarnaum, o significado dessa cidade Γ© confusΓ£o, lugar de tumulto. O texto diz que Jesus chega nessa cidade e que uma multidΓ£o comeΓ§a a segui-lo e aprendemos com esse texto, que o amor que transforma, cria uma esperanΓ§a que Γ© capaz de mudar o que a vida nos entrega. 
 Estamos vivendo um tempo de muita confusΓ£o, onde as verdades absolutas nΓ£o sΓ£o valorizadas e todas essas verdades estΓ£o sendo desconstruΓ­das, isso acontece porque o reino das trevas estΓ‘ atuando. Essas verdades absolutas dizem respeito ao amor que transforma, Γ© sobre Jesus. 
Mesmo nesses lugares de confusΓ£o, Jesus entra e coloca ordem em todas as coisas, tudo muda com a presenΓ§a de Cristo, mas precisamos permitir que Ele faΓ§a transforme tudo por completo. 

2° Γ‰ capaz de transformar todo aquele que se acha indigno de ir atΓ© a PresenΓ§a de Jesus. 
Quantas sΓ£o as vezes em que nos sentimos indignos de irmos a PresenΓ§a de Cristo. Realmente nΓ£o somos dignos, mas pela graΓ§a de Deus e pela sua misericΓ³rdia, podemos ser transformados por Jesus. 
    Precisamos reconhecer que somos pecadores e que necessitamos dEle, nΓ£o podemos deixar de buscarmos por sua presenΓ§a! A presenΓ§a de Jesus Γ© tudo em nossa vida!

3° Acode o homem, nΓ£o por sua dignidade, mas sua necessidade!
     O Senhor sabe quais sΓ£o as nossas necessidades, mas Γ© necessΓ‘rio falarmos com Ele.  Se vocΓͺ tem alguma necessidade, fale, o Senhor nos fala para pedirmos com fΓ©: "PeΓ§am, e lhes serΓ‘ dado; busquem, e encontrarΓ£o; batam, e a porta lhes serΓ‘ aberta. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e Γ quele que bate, a porta serΓ‘ aberta." Mateus 7:7-8
   VocΓͺ tem apresentado suas  necessidades a Deus e aos  seus servos? Muitas vezes ficamos receosos de falar com nosso irmΓ£o, sobre o que estamos passando, mas nΓ£o podemos menosprezar a ajuda por meio da oração! Γ‰ tempo de orarmos uns pelos outros, orar tambΓ©m Γ© uma demonstração de amor!

4° Se compadece daqueles que nΓ£o se acham dignos de ter Jesus sobre o seu teto! 
    No primeiro momento lemos que o centuriΓ£o nΓ£o se achou digno de ir atΓ© Jesus, ele envia seus servos para chamΓ‘-lo para vir a casa dele curar o seu servo. O centuriΓ£o nΓ£o se achava digno de receber Jesus debaixo do seu teto e enviou outros servos para falar que nΓ£o era para Ele ir a sua casa.  Mas sim, enviar uma palavra e seu servo seria curado. Ele reconheceu a autoridade e poder de Jesus e por meio da sua fΓ©, o Senhor agiu e o servo foi curado. 
   Muitas pessoas estΓ£o fazendo a mesma coisa, nΓ£o querem Jesus dentro de suas casas, mas querem a solução de Jesus nos seus lares e famΓ­lia. O Senhor Γ© bem vindo na sua casa? Mesmo nos achando indignos e nΓ£o merecedores de nada,  possamos convidar Jesus para entrar em nosso lar, Γ© um ato de fΓ©, nΓ£o podemos desistir do nosso lar Γ© de nossa famΓ­lia.  FaΓ§a esse convite a Jesus, deixe Ele fazer morada no seu coração e na sua casa!

Deixe o amor de Jesus transformar sua vida!

Assista o culto completo no canal da FamΓ­lia Batista Church no YouTube e seja edificado!



O louvor escolhido Γ© o amor tem um nome  do Leandro Borges! Esse louvor tem tudo a ver com nossa reflexΓ£o, fala desse amor que transforma, esse amor Γ© Jesus. Jesus nos ama incondicionalmente nΓ£o precisamos de provar maior, pois Ele se entregou por nΓ³s! Que possamos valorizar esse amor do Senhor e nos dedicarmos a amarmos Ele tambΓ©m.



Deus te abençoe! Se essa postagem te edificou, compartilhe com alguém! Um grande abraço!

Participe das nossas postagens com sua opiniΓ£o!

Postagem Anterior PrΓ³xima Postagem