Dia a dia com a Bíblia: Marcos 4!


Olá amigo (a) da Palavra de Deus! Tudo bem com você?
  
   Vamos ler a Bíblia juntos durante esse ano? A leitura bíblica de hoje é Marcos 4!
     Minha orientação é para que você ore antes da leitura, depois leia o capítulo de hoje na sua Bíblia, reflita sobre o que leu e depois leia o comentário no blog. No final ore novamente!

   Esse capítulo começa narrando a Parábola do semeador, contada por Jesus a uma grande multidão. Ele estava ensinando muitas coisas por parábolas e lhes dizia na sua doutrina, para que todos entendessem. Em seguida Cristo explicou a Parábola do semeador a seus discípulos: "E disse-lhes: Não percebeis esta parábola? Como, pois, entendereis todas as parábolas? O que semeia semeia a palavra; e os que estão junto ao caminho são aqueles em quem a palavra é semeada; mas, tendo eles a ouvido, vem logo Satanás e tira a palavra que foi semeada no coração deles. E da mesma sorte os que recebem a semente sobre pedregais, que, ouvindo a palavra, logo com prazer a recebem; mas não têm raiz em si mesmos; antes, são temporãos; depois, sobrevindo tribulação ou perseguição por causa da palavra, logo se escandalizam. E os outros são os que recebem a semente entre espinhos, os quais ouvem a palavra; mas os cuidados deste mundo, e os enganos das riquezas, e as ambições de outras coisas, entrando, sufocam a palavra, e fica infrutífera. E os que recebem a semente em boa terra são os que ouvem a palavra, e a recebem, e dão fruto, um, a trinta, outro, a sessenta, e outro, a cem, por um."
Marcos 4:13‭-‬20 ARC

    Refletindo sobre essa Parábola, como você está recebendo a Palavra de Deus? Você está guardando ela no seu coração e se fortalecendo no Senhor, para que satanás não a tire de dentro dele? Você está enraizado em Cristo? Desse modo você frutificará.
     Não permita que as tribulações  e as perseguições te afastem de Deus. Tome cuidado com as coisas do mundo, foque nas coisas de Deus. Não apenas ouça e leia a Palavra de Deus, pratique seus ensinamentos e você dará muitos frutos!


    A segunda Parábola contada por Jesus, foi a da candeia: "E disse-lhes: Vem, porventura, a candeia para ser posta debaixo do cesto ou debaixo da cama? Não vem, antes, para se colocar no velador? Porque nada há encoberto que não haja de ser manifesto; e nada se faz para ficar oculto, mas para ser descoberto. Se alguém tem ouvidos para ouvir, que ouça. E disse-lhes: Atendei ao que ides ouvir. Com a medida com que medirdes vos medirão a vós, e ser-vos-á ainda acrescentada. Porque ao que tem, ser-lhe-á dado; e, ao que não tem, até o que tem lhe será tirado." Marcos 4:21‭-‬25 ARC
    Aprendemos com esses Parábola que nada fica em oculto. Também observamos que cada um de nós daremos conta de tudo a Deus. 

   A terceira Parábola contada por Jesus é a da semente: "E dizia: O Reino de Deus é assim como se um homem lançasse semente à terra, e dormisse, e se levantasse de noite ou de dia, e a semente brotasse e crescesse, não sabendo ele como. Porque a terra por si mesma frutifica; primeiro, a erva, depois, a espiga, e, por último, o grão cheio na espiga. E, quando já o fruto se mostra, mete-lhe logo a foice, porque está chegada a ceifa." Marcos 4:26‭-‬29 ARC
    Cristo comparou o Reino de Deus com um homem que lançou a semente na terra. A semente precisa germinar, crescer e fruticar, mas para isso a terra precisa ser de qualidade e com nutrientes. Assim é o Reino de Deus, ele tem poder para crescer, basta o homem plantar, ou seja precisamos cumprir a missão que o Senhor nos designou. Precisamos refletir sobre os frutos que temos dado e se estamos frutificando de acordo com a vontade de Deus?

   A quarta Parábola é a do grão de mostarda: "E dizia: A que assemelharemos o Reino de Deus? Ou com que parábola o representaremos? É como um grão de mostarda, que, quando se semeia na terra, é a menor de todas as sementes que há na terra; mas, tendo sido semeado, cresce, e faz-se a maior de todas as hortaliças, e cria grandes ramos, de tal maneira que as aves do céu podem aninhar-se debaixo da sua sombra." Marcos 4:30‭-‬32 ARC
    Jesus comparou o Reino de Deus com o grão de mostarda. Ele não estava focando no tamanho do grão, mas no crescimento dela, onde se torna um arbusto expansivo e se torna abrigo. Assim é o Reino de Deus, onde ele está plantando, se torna um abrigo para aqueles que anseiam por abrigo e proteção. 

   Finalizando esse capítulo, lemos a respeito da tempestade que Jesus apaziguou! Jesus e seus discípulos estavam no barco, Ele estava dormindo e de repente uma grande tempestade começou, as ondas do mar estavam passando por cima do barco. Os discípulos ficaram amedrontados e acordaram Jesus. Ele acalmou a tempestade. Muitas vezes agimos iguais aos discípulos, Jesus está conosco, mas as tempestades nos pegam de surpresa e nos causa medo. 
     Jesus não mudou, Ele continua o mesmo. Assim como Ele acalmou a tempestade, não fará diferente conosco e com os levantes que vem sobre nós, só precisamos confiar nEle!

Lemos hoje mais um capítulo que nos edificam e nos faz refletir sobre como vale pena seguir a Jesus!

Reflita hoje sobre isso!

Deus te abençoe! Compartilhe essa mensagem com alguém! Continue lendo a Bíblia comigo! Um grande abraço!

Participe das nossas postagens com sua opinião!

Postagem Anterior Próxima Postagem