Dia a dia com a Bíblia: Lucas 5


Olá amigo (a) da Palavra de Deus! Tudo bem com você?
  
   Vamos ler a Bíblia juntos durante esse ano? A leitura bíblica de hoje é Lucas 5!

Esse capítulo narra vários acontecimentos importantes:

1° Jesus chama os primeiros discípulos!
    Esse capítulo inicia relatando sobre o convite de Jesus para os primeiros discípulos. Jesus estava perto do lago de Genesaré  e uma multidão o comprimia de todos os lados para ouvir a palavra de Deus.
      Ele viu à beira do lago dois barcos, deixados ali pelos pescadores, que estavam lavando as suas redes. Jesus entrou num dos barcos, o que pertencia a Simão, e pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia. Então sentou-se e do barco ensinava o povo. 
      Após ensinar aquela multidão, Jesus falou para Simão ir  para onde as águas eram mais fundas e pediu para que ele jogasse as redes. O texto descreve que eles já haviam tentando pescar, mas não conseguiram pescar nenhum peixe. 
      Eles obedeceram, lançaram as redes e pegaram muitos peixes, a ponto de rasgar as redes. Simão Pedro se prostrou aos pés de Jesus, ele reconheceu que não era digno da Presença de Jesus, pois era pecador. Todos ficaram perplexos diante daquela situação!
       Jesus fez o convite:  “Não tenha medo; de agora em diante você será pescador de homens”. Eles então arrastaram seus barcos para a praia, deixaram tudo e o seguiram." Lucas 5:10‭-‬11 

2° A cura de um leproso!

     Estando Jesus numa das cidades, passou um homem coberto de lepra. Hoje essa doença é conhecida como hanseníase, existe tratamento e cura, mas no passado não existia cura e as pessoas sofriam muito até morrer. 
      Quando o homem viu Jesus, prostrou-se com o rosto em terra e rogou-lhe: “Se quiseres, podes purificar-me”. 
       Jesus estendeu a mão e tocou nele, dizendo: “Quero. Seja purificado!”  o texto relata que  imediatamente a lepra o deixou. Após ser curado Jesus lhe ordenou: “Não conte isso a ninguém; mas vá mostrar-se ao sacerdote e ofereça pela sua purificação os sacrifícios que Moisés ordenou, para que sirva de testemunho”. Todavia, as notícias a respeito dele se espalhavam ainda mais, de forma que multidões vinham para ouvi-lo e para serem curadas de suas doenças. Mas Jesus retirava-se para lugares solitários e orava." Lucas 5:14‭-‬16 
       Mais uma vez observamos que Jesus tinha vida de oração, Ele sempre se retirava para lugares onde não havia ninguém e orava. Precisamos seguir esse exemplo.

3° Jesus cura um paralítico!

        Jesus estava ensinando e havia alguns fariseus e mestres da lei procedentes de todos os povoados da Galiléia, da Judéia e de Jerusalém perto. O texto diz que o poder do Senhor estava com Jesus para curar os doentes. 
        Nesses versos  é relatado uma das histórias mais lindas da Bíblia, gosto muito dessa história. Vieram alguns homens trazendo um paralítico numa maca e tentaram fazê-lo entrar na casa, para colocá-lo diante de Jesus. Não conseguindo fazer isso, por causa da multidão, subiram ao terraço e o baixaram em sua maca, através de uma abertura, até o meio da multidão, bem em frente de Jesus. 
       É uma demonstração de amor. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse: “Homem, os seus pecados estão perdoados”. Os fariseus e os mestres da lei começaram a pensar: “Quem é esse que blasfema? Quem pode perdoar pecados, a não ser somente Deus?” Jesus, sabendo o que eles estavam pensando, perguntou: “Por que vocês estão pensando assim? Que é mais fácil dizer: ‘Os seus pecados estão perdoados’, ou: ‘Levante-se e ande’? Mas para que vocês saibam que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados”—disse ao paralítico—“eu digo a você: Levante-se, pegue a sua maca e vá para casa”. Imediatamente ele se levantou na frente deles, pegou a maca em que estivera deitado e foi para casa louvando a Deus. Todos ficaram atônitos e glorificavam a Deus e, cheios de temor, diziam: “Hoje vimos coisas extraordinárias!” Lucas 5:20‭-‬26 NVI
     Jesus faz o extraordinário! Ele faz o milagre em quem crer!

4°  O chamado de Levi!
       Esse trecho narra como o foi convite de Jesus a Levi (Mateus). Levi era um publicano e  cobrava impostos, ele  estava no lugar onde se efetuava o pagamento dos impostos (coletoria). Jesus disse: “Siga-me”!
         Levi levantou-se, deixou tudo e o seguiu. Então Levi ofereceu um grande banquete a Jesus em sua casa. Havia muita gente comendo com eles: publicanos e outras pessoas. Os fariseus e os mestres da lei que eram da mesma facção queixaram-se aos discípulos de Jesus: “Por que vocês comem e bebem com publicanos e pecadores?” Lucas 5:30b NVI
    Jesus lhes respondeu: “Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim chamar justos, mas pecadores ao arrependimento”. Lucas 5:31‭-‬32 NVI

     Jesus demostrou amou pelas pessoas e não  julgavam as pessoas como os fariseus e mestres da lei faziam, eles eram hipócritas, condenavam as pessoas e não viviam o que pregavam. Jesus ensinava e repreendia as atitudes erradas com os ensinamentos. 
     Cristo demostrava como todos deveriam ser. Ele estava sempre perto das pessoas e Ele deixou bem claro a sua missão, Ele veio para nos sarar, nos perdoar e nos levar ao arrependimento verdadeiro.

      Jesus também nos chama para segui-lo e fazermos a sua obra! Que essa nossa escolha diária!  

5° Jesus é interrogado acerca  do jejum!

     Nesse trecho observamos a comparação que foi feita entre os discípulos de Jesus, com os de João Batista.   E eles lhe disseram: “Os discípulos de João jejuam e oram frequentemente, bem como os discípulos dos fariseus; mas os teus vivem comendo e bebendo”. Jesus respondeu: “Podem vocês fazer os convidados do noivo jejuar enquanto o noivo está com eles? Mas virão dias quando o noivo lhes será tirado; naqueles dias jejuarão”. Então lhes contou esta parábola: “Ninguém tira um remendo de roupa nova e o costura em roupa velha; se o fizer, estragará a roupa nova, além do que o remendo da nova não se ajustará à velha. E ninguém põe vinho novo em vasilha de couro velha; se o fizer, o vinho novo rebentará a vasilha, se derramará, e a vasilha se estragará. Ao contrário, vinho novo deve ser posto em vasilha de couro nova. E ninguém, depois de beber o vinho velho, prefere o novo, pois diz: ‘O vinho velho é melhor!’ ”
Lucas 5:33‭-‬39 NVI

Deus te abençoe! Continue lendo a Bíblia comigo! Se essa postagem te edificou, compartilhe com alguém! Um grande abraço!

Participe das nossas postagens com sua opinião!

Postagem Anterior Próxima Postagem