Dia a dia com a Bíblia: leia Marcos 9!


Olá amigo (a) da Palavra de Deus! Tudo bem com você?
  
   Vamos ler a Bíblia juntos durante esse ano? A leitura bíblica de hoje é Marcos 9!
     Minha orientação é para que você ore antes da leitura, depois leia o capítulo de hoje na sua Bíblia, reflita sobre o que leu e depois leia o comentário no blog. No final ore novamente!

No capítulo anterior, lemos que Jesus falou sobre sua morte e ressurreição. E o início desse capítulo, narra a transfiguração de Jesus. 
 Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e os levou a um alto monte, onde ficaram a sós. Ali ele foi transfigurado diante deles. Suas roupas se tornaram brancas, de um branco resplandecente, como nenhum lavandeiro no mundo seria capaz de branqueá-las. E apareceram diante deles Elias e Moisés, os quais conversavam com Jesus.
    Que momento marcante esse, os discípulos foram privilegiados. Pedro falou sobre construir três tendas, uma seria para Jesus, outra para Moisés e uma para Elias. Era constume dos judeus de construir abrigo durante a festa dos tabernáculos.
Pedro não soube se expressar, suas palavras denotaram igualdade entre os três. E Jesus quando transfigurou-se, mostrou sua natureza.  
Os três discípulos puderam também ouviram a voz de Deus, dizendo: "A seguir apareceu uma nuvem e os envolveu, e dela saiu uma voz, que disse: “Este é o meu Filho amado. Ouçam-no!” Marcos 9:7 NVI
Ao olharem, viram somente Jesus e Ele pediu para não relatassem aquele acontecimento para ninguém, até que Ele ressuscitasse dos mortos.o texto relata, que eles conversaram entre si sobre o que é "ressuscitar dos mortos?" Eles ainda não tinham compreendido o que Cristo havia falado.
E lhe perguntaram: “Por que os mestres da lei dizem que é necessário que Elias venha primeiro?” Jesus respondeu: “De fato, Elias vem primeiro e restaura todas as coisas. Então, por que está escrito que é necessário que o Filho do homem sofra muito e seja rejeitado com desprezo? Mas eu digo a vocês: Elias já veio, e fizeram com ele tudo o que quiseram, como está escrito a seu respeito”. Marcos 9:11‭-‬13 NVI

Tudo se cumpriu conforme prometido! 

Esse capítulo narra também a cura de um menino endemoninhado! Quando Jesus e os três discípulos, chegaram no local aonde os outros discípulos estavam, viram uma grande multidão ao redor deles e os mestres das leis estavam discutindo com eles. Aquelas pessoas viram Jesus e começaram a saudá-lo, imagino a alegria deles. Cristo também quis entender o motivo da discussão.
Um homem saiu do meio da multidão e suplicou pela intervenção de Jesus, vou colocar os versos, pois é muito impactante e edificante:
"Um homem, no meio da multidão, respondeu: “Mestre, eu te trouxe o meu filho, que está com um espírito que o impede de falar. Onde quer que o apanhe, joga-o no chão. Ele espuma pela boca, range os dentes e fica rígido. Pedi aos teus discípulos que expulsassem o espírito, mas eles não conseguiram”. Respondeu Jesus: “Ó geração incrédula, até quando estarei com vocês? Até quando terei que suportá-los? Tragam-me o menino”. Então, eles o trouxeram. Quando o espírito viu Jesus, imediatamente causou uma convulsão no menino. Este caiu no chão e começou a rolar, espumando pela boca. Jesus perguntou ao pai do menino: “Há quanto tempo ele está assim?” “Desde a infância”, respondeu ele. “Muitas vezes esse espírito o tem lançado no fogo e na água para matá-lo. Mas, se podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos.” “Se podes?”, disse Jesus. “Tudo é possível àquele que crê.” Imediatamente o pai do menino exclamou: “Creio, ajuda-me a vencer a minha incredulidade!” Quando Jesus viu que uma multidão estava se ajuntando, repreendeu o espírito imundo, dizendo: “Espírito mudo e surdo, eu ordeno que o deixe e nunca mais entre nele”. O espírito gritou, agitou-o violentamente e saiu. O menino ficou como morto, ao ponto de muitos dizerem: “Ele morreu”. Mas Jesus tomou-o pela mão e o levantou, e ele ficou em pé."
Marcos 9:17‭-‬27 NVI

As trevas estremecem com Jesus, Ele tem o poder e autoridade sobre todos as coisas. Como é bom ler os milagres dEle, nos edifica e nos dar mais esperança, pois Jesus continua o mesmo. Cristo falou que tudo é possível ao que crer, temos que crer e se estivermos incrédulos, precisamos pedir igual ao pai desse menino: "Imediatamente o pai do menino exclamou: “Creio, ajuda-me a vencer a minha incredulidade!”
Marcos 9:24 NVI

Os discípulos quiseram entender porque eles não conseguiram expulsar aquele espírito imundo do menino e Jesus disse que aquela espécie só sai com oração e jejum. Precisamos ter vida de oração. O jejum também é muito importante. Jesus ressaltou a importância. 
Eles foram para Galiléia e Jesus não queria que ninguém descobrisse, pois Ele estava preparando seus discípulos, já estava se aproximando o momento da sua prisão e crucificação: "E lhes dizia: “O Filho do homem está para ser entregue nas mãos dos homens. Eles o matarão, e três dias depois ele ressuscitará”. Marcos 9:31 NVI

Os discípulos ainda haviam compreendido o que Jesus estava querendo dizer e tinha receio de perguntarem. Quando chegaram em Cafarnaum, Cristo quis saber o que eles estavam discutindo no caminho, mas eles guardaram silêncio, no caminho eles estavam discutindo sobre quem seria o primeiro.
Jesus deu uma explicação muito importante sobre esse tema e que serve para todos nós, se você quer ser o primeiro, veja o que Cristo disse: Assentando-se, Jesus chamou os Doze e disse: “Se alguém quiser ser o primeiro, será o último, e servo de todos”. E, tomando uma criança, colocou-a no meio deles. Pegando-a nos braços, disse-lhes: “Quem recebe uma destas crianças em meu nome, está me recebendo; e quem me recebe, não está apenas me recebendo, mas também àquele que me enviou”.
Marcos 9:35‭-‬37 NVI
    O Senhor chama nossa atenção para sermos servos iguais a Ele. O servo não almeja exaltação e lugar de honra. Não precisamos disso, a recompensa maior é a nossa salvação. Jesus enfatizou o amor e cuidado pelas crianças e nos exortou a recebermos elas com carinho, pois é o mesmo que receber a Ele. Cristo também disse, que quem recebe Ele, recebe o Pai e da mesma forma é nos dias de hoje, os cristãos representam Jesus.
Sigamos o exemplo de Jesus, Ele nos chamou para sermos servos!

Do verso 38 até o 41, aconteceu uma coisa muito interessante e as palavras de Jesus servem como um confronto para sua igreja nos dias de hoje. Infelizmente alguns irmãos precisam ser confrontados, confira esse trecho:  “Mestre”, disse João, “vimos um homem expulsando demônios em teu nome e procuramos impedi-lo, porque ele não era um dos nossos.” “Não o impeçam”, disse Jesus. “Ninguém que faça um milagre em meu nome, pode falar mal de mim logo em seguida, pois quem não é contra nós está a nosso favor. Eu digo a verdade: Quem der um copo de água a vocês em meu nome, por vocês pertencerem a Cristo, de modo nenhum perderá a sua recompensa." Marcos 9:38‭-‬41 NVI

No final desse capítulo Jesus deu uma introdução sobre o pecado e mostrou as consequências desse ato, que é a morte eterna. Deus não se agrada do pecado, pois é o oposto do que Ele nos ensina e também nos afasta dEle. 
    Precisamos abrir mão de tudo o que nos faz pecar para não perdermos nossa salvação. O que te faz tropeçar? Se arrependa e peça ajuda ao Senhor!

Lemos hoje mais um capítulo que nos edificam e nos faz refletir sobre como vale pena seguir a Jesus!

Reflita hoje sobre isso!

Deus te abençoe! Compartilhe essa mensagem com alguém! Continue lendo a Bíblia comigo! Um grande abraço!

Participe das nossas postagens com sua opinião!

Postagem Anterior Próxima Postagem