Dia a dia com a Bíblia: leia Marcos 14!


Olá amigo (a) da Palavra de Deus! Tudo bem com você?
  
   Vamos ler a Bíblia juntos durante esse ano? A leitura bíblica de hoje é Marcos 14!
     Minha orientação é para que você ore antes da leitura, depois leia o capítulo de hoje na sua Bíblia, reflita sobre o que leu e depois leia o comentário no blog. No final ore novamente!

    Faltavam apenas dois dias para a Páscoa e para a festa dos pães sem fermento e os chefes dos sacerdotes e os mestres da lei estavam procurando um meio de flagrar Jesus em algum erro e matá-lo. Eles queriam fazer isso em outra oportunidade e não durante a festa, eles temiam a reação do povo. 
      Esse capítulo narra também o momento que uma mulher unge Jesus com um perfume muito caro e sua atitude incomodou várias pessoas. Isso aconteceu em Betânia, na casa de Simão, o leproso.
       Jesus fez uma repreensão: "Alguns dos presentes começaram a dizer uns aos outros, indignados: “Por que este desperdício de perfume? Ele poderia ser vendido por trezentos denários, e o dinheiro ser dado aos pobres”. E eles a repreendiam severamente. “Deixem-na em paz”, disse Jesus. “Por que a estão perturbando? Ela praticou uma boa ação para comigo. Pois os pobres vocês sempre terão com vocês e poderão ajudá-los sempre que o desejarem. Mas a mim vocês nem sempre terão. Ela fez o que pôde. Derramou o perfume em meu corpo antecipadamente, preparando-o para o sepultamento. Eu asseguro que onde quer que o evangelho for anunciado, em todo o mundo, também o que ela fez será contado em sua memória.” Marcos 14:4‭-‬9 NVI

     Essa mulher nos ensina que precisamos fazer o melhor para o Senhor, ela não pensou duas vezes em lhe ungir com o melhor que ela tinha. Esse ato de amor, já era uma preparação para morte de Jesus, pois Ele mesmo afirmou a seus discípulos!
       Falando ainda sobre a morte de Jesus, lemos que Judas Iscariotes, foi negociar com os chefes dos sacerdotes para entregar Jesus, ele receberia algo em troca. O verso 11, diz que Judas estava aguardando uma oportunidade para entregar Jesus.

       Dos versos 12 até o 26, lemos sobre a ceia do Senhor, Jesus orientou seus discípulos, sobre a aonde seria o local da ceia. No período da ceia, Cristo também revelou que um de seus discípulos o trairia, todos ficaram tristes e um por um foi negando essa atitude, mas Jesus já sabia que seria Judas Iscariotes. Afirmou Jesus: “É um dos Doze, alguém que come comigo do mesmo prato. O Filho do homem vai, como está escrito a seu respeito. Mas ai daquele que trai o Filho do homem! Melhor lhe seria não haver nascido”. Marcos 14:20‭-‬21 NVI
        Em seguida Jesus celebrou a ceia: "Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o, e o deu aos discípulos, dizendo: “Tomem; isto é o meu corpo”. Em seguida tomou o cálice, deu graças, ofereceu-o aos discípulos, e todos beberam. E disse-lhes: “Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos. Eu afirmo que não beberei outra vez do fruto da videira, até aquele dia em que beberei o vinho novo no Reino de Deus”. Depois de terem cantado um hino, saíram para o monte das Oliveiras." Marcos 14:22‭-‬26 NVI

      A Ceia do Senhor é um dos mandamentos dados diretamente por Jesus. Em memória dEle, todos os cristãos participam em suas igrejas e cumprem essa ordenança. Não podemos nos esquecer de tudo o que Jesus passou por nós!

    No monte das Oliveiras, Jesus disse a seus discípulos que eles o abandonariam, tudo isso era necessário: Disse-lhes Jesus: “Vocês todos me abandonarão. Pois está escrito: “ ‘Ferirei o pastor, e as ovelhas serão dispersas’. Mas, depois de ressuscitar, irei adiante de vocês para a Galileia”.
Marcos 14:27‭-‬28 NVI
    Pedro disse que não negaria e Jesus afirmou que ele o negaria três vezes:"Pedro declarou: “Ainda que todos te abandonem, eu não te abandonarei!” Respondeu Jesus: “Asseguro que ainda hoje, esta noite, antes que duas vezes cante o galo, três vezes você me negará”. Mas Pedro insistia ainda mais: “Mesmo que seja preciso que eu morra contigo, nunca te negarei”. E todos os outros disseram o mesmo." Marcos 14:29‭-‬31 NVI
      Precisamos refletir sobre isso, não julgando os discípulos, mas refletindo sobre qual será nossa reação quando formos posto a prova por causa de Jesus? O negaremos ou permaneceremos fiéis até o fim? 

     Jesus e seus discípulos foram para o Getsêmani, Ele falou para seus discípulos se sentarem, pois Ele iria orar, Jesus levou consigo Pedro, Tiago e João e lemos que o Senhor começou ficar aflito, já se aproximava do momento que Ele seria preso. 
    O texto conta que Jesus orou três vezes e seus discípulos estavam dormindo ao invés de estarem vigilantes. Cristo nos ensinou a sermos obedientes a vontade de Deus. 
     Jesus foi preso: "Enquanto ele ainda falava, apareceu Judas, um dos Doze. Com ele estava uma multidão armada de espadas e varas, enviada pelos chefes dos sacerdotes, mestres da lei e líderes religiosos. O traidor havia combinado um sinal com eles: “Aquele a quem eu saudar com um beijo, é ele: prendam-no e levem-no em segurança”. Dirigindo-se imediatamente a Jesus, Judas disse: “Mestre!”, e o beijou. Os homens agarraram Jesus e o prenderam." Marcos 14:43‭-‬46 NVI
    Uma outra coisa que observamos nesse momento da prisão de Jesus, é que Ele em nenhum momento discutiu com os soldados ou incitou o ódio, pelo contrário, agiu de mansidão. Como Cristo havia falado, todos os seus discípulos fugiram.
     Jesus foi levado para o sinédrio, afim de ser julgado. Os chefes dos sacerdotes e todo o Sinédrio estavam procurando depoimentos contra Jesus, para que pudessem condená-lo à morte, mas não encontravam nenhum. Muitos testemunharam falsamente contra ele, mas as declarações deles não eram coerentes.
     Então se levantaram alguns e declararam falsamente contra ele: “Nós o ouvimos dizer: ‘Destruirei este templo feito por mãos humanas e em três dias construirei outro, não feito por mãos de homens’ ”.  Marcos 14:58‭-‬58 NVI

     Isso também não foi suficiente para condená-lo! Mas o sumo sacerdote levantou-se diante deles e perguntou a Jesus: “Você não vai responder à acusação que estes fazem sobre você?” Mas Jesus permaneceu em silêncio e nada respondeu. Outra vez o sumo sacerdote lhe perguntou: “Você é o Cristo, o Filho do Deus Bendito?” “Sou”, disse Jesus. “E vereis o Filho do homem assentado à direita do Poderoso vindo com as nuvens do céu.” O sumo sacerdote, rasgando as próprias vestes, perguntou: “Por que precisamos de mais testemunhas? Vocês ouviram a blasfêmia. Que acham?” Todos o julgaram digno de morte. Então alguns começaram a cuspir nele; vendaram-lhe os olhos e, dando-lhe murros, diziam: “Profetize!” E os guardas o levaram, dando-lhe tapas." Marcos 14:60‭-‬65 NVI 
      Eles não tinham provas contra Jesus para prendê-lo, mas conseguiram, sabemos que foi permissão de Deus, era necessário que Jesus fosse condenado e crucificado. Pedro acompanhou Jesus de longe, do momento da prisão até o sinédrio, ele se assentou entre os guardas que estavam próximo ao fogo. Pedro foi reconhecido três vezes como um dos discípulos de Jesus, mas Ele negou Cristo três vezes. O final do capítulo diz que após o galo cantar, ele se lembrou das palavras de Jesus sobre isso e começou a chorar.

Lemos hoje mais um capítulo que nos edificam e nos faz refletir sobre como vale pena seguir a Jesus!

Reflita hoje sobre isso!

Deus te abençoe! Compartilhe essa mensagem com alguém! Continue lendo a Bíblia comigo! Um grande abraço!

Participe das nossas postagens com sua opinião!

Postagem Anterior Próxima Postagem