Dia a dia com a Bíblia: Leia Marcos 12!


Olá amigo (a) da Palavra de Deus! Tudo bem com você?
  
   Vamos ler a Bíblia juntos durante esse ano? A leitura bíblica de hoje é Marcos 12!
     Minha orientação é para que você ore antes da leitura, depois leia o capítulo de hoje na sua Bíblia, reflita sobre o que leu e depois leia o comentário no blog. No final ore novamente!

     Esse capítulo começa com Jesus falando sobre a Parábola dos lavradores, onde um homem faz uma vinha, cerca  toda a terra e deixa uma infraestrutura para poder prensar as uvas, esse  homem designa alguns lavradores para tomar conta e faz uma viajem.  No período da colheita, o dono da vinha enviou vários servos aos lavradores para receber deles parte do fruto da vinha, mas o texto segue dizendo que foram enviados muitos servos, alguns foram agredidos, maltratados, e outros assassinados. Então o dono da vinha decide enviar seu filho amado para receber a parte que lhe pertencia, por ser o herdeiro, os lavradores o  mataram. 
        Com essa parábola, Jesus estava mostrando o caráter dos líderes religiosos, que tinham rejeitado os profetas enviados por Deus e estavam se preparando para rejeitar Jesus e matá-lo. "Vocês nunca leram esta passagem das Escrituras? “ ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; isso vem do Senhor e é algo maravilhoso para nós’”. Então começaram a procurar um meio de prendê-lo, pois perceberam que era contra eles que ele havia contado aquela parábola. Mas tinham medo da multidão; por isso o deixaram e foram embora." Marcos 12:10‭-‬12 NVI

     O capítulo narra também o momento que alguns fariseus e herodianos colocaram Jesus a prova, perguntando se era lícito pagar imposto a César? Jesus percebeu a hipocrisia deles e falou:  “Por que vocês estão me pondo à prova? Tragam-me um denário para que eu o veja”. Eles lhe trouxeram a moeda, e ele lhes perguntou: “De quem é esta imagem e esta inscrição?” “De César”, responderam eles. Então Jesus lhes disse: “Deem a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”. E ficaram admirados com ele." Marcos 12:15‭-‬17 NVI

    Outro assunto relatado nesse capítulo, é sobre a ressurreição, você tem dúvidas sobre esse tema? Alguns saduceus foram até Jesus, eles diziam não há ressurreição e fizeram uma pergunta a Jesus sobre esse tema: “Mestre, Moisés nos deixou escrito que, se um homem morrer e deixar mulher sem filhos, seu irmão deverá casar-se com a viúva e ter filhos para seu irmão. Havia sete irmãos. O primeiro casou-se e morreu sem deixar filhos. O segundo casou-se com a viúva, mas também morreu sem deixar filhos. O mesmo aconteceu com o terceiro. Nenhum dos sete deixou filhos. Finalmente, morreu também a mulher. Na ressurreição, de quem ela será esposa, visto que os sete foram casados com ela?” Marcos 12:19‭-‬23 NVI

     E Jesus respondeu: “Vocês estão enganados!, pois não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus! Quando os mortos ressuscitam, não se casam nem são dados em casamento, mas são como os anjos nos céus. Quanto à ressurreição dos mortos, vocês não leram no livro de Moisés, no relato da sarça, como Deus lhe disse: ‘Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó’? Ele não é Deus de mortos, mas de vivos. Vocês estão muito enganados!” Marcos 12:24‭-‬27 NVI

     Os salvos em Cristo, herdarão a vida eterna e serão como anjos no céu, o foco será louvar a Deus. O casamento não continua após a morte. Deus é o Deus dos vivos, não dos mortos, e ele disse: "Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó" quando falou com Moisés depois da morte destes patriarcas. Então, ele deu a entender que eles ainda estavam vivos

     Um dos mestres da lei aproximou-se e os ouviu discutindo. Notando que Jesus lhes dera uma boa resposta, perguntou-lhe: “De todos os mandamentos, qual é o mais importante?” Marcos 12:28b NVI
Jesus resumiu os dez mandamentos em dois: "Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças’. O segundo é este: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Não existe mandamento maior do que estes”. Marcos 12:30‭-‬31 NVI

Você ama o Senhor verdadeiramente, acima de tudo? Você ama o seu próximo da mesma forma que você se ama?


    Ensinando no templo, Jesus citou uma profecia de Davi para mostrar que os escribas não entendiam seus próprios ensinamentos sobre o Cristo que eles esperavam. Ele falou que o Cristo, sendo filho de Davi, é maior do que Davi. Jesus condenou a hipocrisia dos escribas e ao ensinar, fez uma orientação as pessoas: “Cuidado com os mestres da lei. Eles fazem questão de andar com roupas especiais, de receber saudações nas praças e de ocupar os lugares mais importantes nas sinagogas e os lugares de honra nos banquetes. Eles devoram as casas das viúvas, e, para disfarçar, fazem longas orações. Esses receberão condenação mais severa!" Marcos 12: 38-40

    Finalizando esse capítulo, lemos sobre a oferta da viúva, gosto muito dessa história, confira: "Jesus sentou-se em frente do lugar onde eram colocadas as contribuições e observava a multidão colocando o dinheiro nas caixas de ofertas. Muitos ricos lançavam ali grandes quantias. Então, uma viúva pobre chegou-se e colocou duas pequeninas moedas de cobre, de muito pouco valor. Chamando a si os seus discípulos, Jesus declarou: “Afirmo que esta viúva pobre colocou na caixa de ofertas mais do que todos os outros. Todos deram do que lhes sobrava; mas ela, da sua pobreza, deu tudo o que possuía para viver”. Marcos 12:41‭-‬44 NVI

      O que você tem entregado ao Senhor? Para o Senhor o que valeu, era aquilo que estava no coração daquela mulher. Uma pobre viúva. Ele sabia perfeitamente que ela estava entregando tudo aquilo que ela tinha. Muitas vezes nós estamos na casa do Senhor e não entregamos tudo aquilo que temos.

Lemos hoje mais um capítulo que nos edificam e nos faz refletir sobre como vale pena seguir a Jesus!

Reflita hoje sobre isso!

Deus te abençoe! Compartilhe essa mensagem com alguém! Continue lendo a Bíblia comigo! Um grande abraço!

Participe das nossas postagens com sua opinião!

Postagem Anterior Próxima Postagem