Dia a dia com a Bíblia: Mateus, capítulo 8!




Olá amigo (a) da Palavra de Deus! Tudo bem com você?
     Estou lendo a Bíblia durante esse ano e quero te convidar para ler também! Iniciei a leitura do Novo Testamento, e hoje estaremos lendo Mateus, capítulo 8! Esse capítulo narra alguns acontecimentos importantes que nos edificam!  Jesus cura um leproso, Jesus cura o empregado de um oficial romano, Jesus cura muita gente, algumas pessoas que queriam seguir Jesus, Jesus acalma uma tempestade e Jesus cura dois homens dominados por demônios. Leia comigo!
    Não irei compartilhar o capítulo aqui no blog, minha orientação é para que você ore antes da leitura, depois leia o capítulo de hoje na sua Bíblia, reflita sobre o que leu e depois leia o comentário no blog. No final ore novamente!


Do verso 1 até o 4, lemos que Jesus curou um leproso. Cristo desceu do monte e uma multidão o seguia, entre a multidão, um leproso se aproximou dEle, ajoelhou e suplicou por cura. Jesus estendeu a mão e o homem foi curado. Mas achei uma coisa interessante, Jesus pediu para o homem não contar para ninguém que ele o curou: "Então Jesus lhe disse: — Escute! Não conte isso para ninguém, mas vá pedir ao sacerdote que examine você. Depois, a fim de provar para todos que você está curado, vá oferecer o sacrifício que Moisés ordenou. Mateus 8:4 NTLH 
     Jesus queria que o sacerdote comprovasse que aquele homem estava realmente curado, para que as pessoas pudessem ver e acreditar no milagre. Foi necessário isso para não haver dúvidas. Deus seja louvado, não há nada impossível para o nosso Deus.

    Do verso 5 até o 13, lemos que Jesus curou o empregado de um oficial romano! Esse oficial romano teve compaixão do seu empregado que estava muito doente, acamado e quase não se mexia. Assim que Jesus chegou na cidade de Cafarnaum, o centurião ao encontro dEle para pedir ajuda. 
    O que me chamou a atenção foi a fé desse centurião, o próprio Cristo também ficou admirado e por meio da fé do centurião, Cristo curou o seu empregado. "Quando Jesus ouviu isso, ficou muito admirado e disse aos que o seguiam: — Eu afirmo a vocês que isto é verdade: nunca vi tanta fé, nem mesmo entre o povo de Israel! E digo a vocês que muita gente vai chegar do Leste e do Oeste e se sentar à mesa no Reino do Céu com Abraão, Isaque e Jacó. Mas as pessoas que deviam estar no Reino serão jogadas fora, na escuridão. Ali vão chorar e ranger os dentes de desespero. E Jesus disse ao oficial: — Vá para casa, pois será feito como você crê. E naquele momento o empregado do oficial romano ficou curado." Mateus 8:10‭-‬13

 Jesus não precisa estar perto para curar, de onde Ele estiver, os milagres acontecem. Você crer?

    Do verso 14 até o 17, lemos que Jesus curou a sogra de Pedro que estava acamada e com muita febre, Ele apenas tocou e a febre alta cessou. Cristo curou muita gente e apenas com uma palavra expulsou os espíritos maus que estavam nas pessoas. Jesus operou esses milagres para se cumprir o que o profeta Isaías tinha dito. 

   Do verso 18 até o 22, lemos que muitas pessoas queriam seguir a Jesus, mas essa escolha não é fácil, precisamos renunciar a nós mesmos e Cristo fez uma exortação muito importante, veja: "Jesus viu a multidão em volta dele e mandou os discípulos irem para o lado leste do lago. Um mestre da Lei chegou perto dele e disse: — Mestre, estou pronto a seguir o senhor para qualquer lugar aonde o senhor for! Jesus respondeu: — As raposas têm as suas covas, e os pássaros, os seus ninhos. Mas o Filho do Homem não tem onde descansar. E outro, que era seguidor de Jesus, disse: — Senhor, primeiro deixe que eu volte e sepulte o meu pai. Jesus respondeu: — Venha comigo e deixe que os mortos sepultem os seus mortos." Mateus 8:18‭-‬22 NTLH

    Quando queremos seguir Jesus, quando decidimos ser seus discípulos, precisamos ter em mente que não recebemos compensação material ou financeira por causa disso. É por amor a Deus e por entendermos a nossa missão! Não será fácil, mas o Senhor nos capacita e está conosco. Com dedicação conseguiremos. 
    Aprendemos também que não devemos colocar desculpas para não fazermos a obra do Senhor, Ele quer nos usar, mas não podemos colocar limitações. Muitas vezes vamos colocando desculpas, para não colocarmos a mão no arado, para não nos comprometermos com o Reino de Deus e fazê-lo acontecer. Precisamos refletir sobre como estamos cumprindo a nossa parte como servos de Deus, temos nos empenhado? 

   Do verso 23 até o 27, lemos que Jesus acalmou a tempestade, essa mensagem fala muito ao meu coração, pois muitas vezes diante da tempestade e das lutas, o medo e a preocupação nos fazem esquecer que Jesus está conosco. Os discípulos ficaram com medo da tempestade, mesmo com Cristo junto deles. Uma coisa que me chamou a minha atenção, foi o que Cristo disse: "Os discípulos chegaram perto dele e o acordaram, dizendo: — Socorro, Senhor! Nós vamos morrer! — Por que é que vocês são assim tão medrosos? — respondeu Jesus. — Como é pequena a fé que vocês têm! Ele se levantou, falou duro com o vento e com as ondas, e tudo ficou calmo." Mateus 8:25‭-‬26  Se observarmos, os discípulos que estavam com Jesus o tempo todo e testemunhavam das maravilhas que Ele operava,  não tinham a mesma fé do centurião romano citado acima. Precisamos perdir a Deus que revigore nossa fé!

    Do verso 28 até o 34, lemos que quando Jesus chegou na região da Gadara, no lado leste do lago da Galiléia, dois homens que estavam dominados por demônios foram ao encontro dEle. Eles vinham do cemitério onde estavam morando e por serem perigosos, ninguém se aproximava. E o que me chamou a minha atenção, foi o que eles falaram, os espíritos maus reconheceram que Cristo tem poder sobre eles: "Eles começaram a gritar: — Filho de Deus, o que o senhor quer de nós? O senhor veio aqui para nos castigar antes do tempo? Acontece que perto dali estavam muitos porcos comendo. E os demônios pediram a Jesus com insistência: — Se o senhor vai nos expulsar, nos mande entrar naqueles porcos! — Pois vão! — disse Jesus. Os demônios foram e entraram nos porcos, e estes se atiraram morro abaixo, para dentro do lago, e se afogaram." Mateus 8:29‭-‬32 NTLH
 
    Os demônios sabiam que Cristo iria espulsá-los e  pediram para Ele determinar que eles entressem nos porcos. Eles pediram para irem para os porcos, porque o demônio é sujo. Cristo falou e eles saíram daqueles homens. No final do versículo 32 vemos o que aconteceu com esses demônios, os porcos caíram dentro do lago e morreram afogados! 
    Lemos também no final desse capítulo  que os homens que tomavam conta dos porcos fugiram para cidade e relataram o que Jesus havia feito. Eles estavam preocupados mais com os porcos do que com os dois homens. As pessoas então foram até Cristo e seus discípulos e os espulsaram. Infelizmente muitas pessoas valorizam mais coisas do vidas.

Reflita hoje sobre isso!

Deus te abençoe! Compartilhe essa mensagem com alguém! Continue lendo a Bíblia comigo! Um grande abraço!

Participe das nossas postagens com sua opinião!

Postagem Anterior Próxima Postagem