Dia a dia com a Bíblia: Mateus, capítulo 6!

Olá amigo (a) da Palavra de Deus! Tudo bem com você?
     Estou lendo a Bíblia durante esse ano e quero te convidar para ler também! Iniciei a leitura do Novo Testamento, e hoje estaremos lendo Mateus, capítulo 6! Esse capítulo narra algumas exortações importantes de Jesus, Ele nos orienta nesse capítulo a cerca da caridade, da oração, do jejum, das riquezas no céu, da luz do corpo e de Deus e as riquezas! 

Não irei compartilhar o capítulo aqui no blog, minha orientação é para que você ore antes da leitura, depois leia o capítulo de hoje na sua Bíblia, reflita sobre o que leu e depois leia o comentário no blog. No final ore novamente!

    Do verso 1 até 4, Jesus faz uma orientação muito importante sobre a caridade, fazer o bem, é uma forma de demonstrar o amor pelo próximo. No final do capítulo 5, somos exortados a amar as pessoas e hoje é um complemento desse mandamento.
    Precisamos demonstrar o amor com atitudes e fazer caridade é uma delas, mas essa demostração deve ser sem reconhecimento e ninguém precisa saber, faça tudo em secreto. Cristo fala sobre isso: "— Quando você der alguma coisa a uma pessoa necessitada, não fique contando o que fez, como os hipócritas fazem nas sinagogas e nas ruas. Eles fazem isso para serem elogiados pelos outros. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eles já receberam a sua recompensa. Mas você, quando ajudar alguma pessoa necessitada, faça isso de tal modo que nem mesmo o seu amigo mais íntimo fique sabendo do que você fez. Isso deve ficar em segredo; e o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa." Mateus 6:2‭-‬4 

    Do verso 5 até 15, Jesus nos exorta a cerca da oração, você ora e tem vida de oração? Cristo faz orientações importantes sobre a oração e través dela falamos com Deus e Ele nos ouve e responde. 
    Basicamente o que Jesus quer dizer é que precisamos buscar ter intimidade com Deus diariamente, mas não precisamos nos exibir para ninguém. É no secreto que devemos orar e Ele que está no secreto nos ouvirá. Cristo também nos ensina como devemos orar como a oração do Pai nosso que Ele fez 

No final Jesus fala mais uma vez sobre o perdão, se não conseguimos perdor, não seremos perdoados pelo Senhor: "— Porque, se vocês perdoarem as pessoas que ofenderem vocês, o Pai de vocês, que está no céu, também perdoará vocês. Mas, se não perdoarem essas pessoas, o Pai de vocês também não perdoará as ofensas de vocês." Mateus 6:14‭-‬15 NTLH

    Perdoar faz bem e se você tem dificuldade em perdoar, peça ajuda a Jesus, Ele pode te ajudar!

Do verso 6 até o 18, Jesus exorta sobre o jejum. Você tem o hábito de jejuar? Cristo jejuava e através desse capítulo, Ele faz uma orientação sobre o jejum, assim como a oração em secreto, o jejum precisa ser do mesmo jeito. Ninguém precisa saber que estamos jejuando, também não podemos demostrar que estamos em jejum. Infelizmente muitas pessoas fazem questão de expor esse ato, mas Jesus diz que devemos fazer em secreto. 

    Do verso 19 até o 21 Somos orientados sobre o que temos priorizado, riquezas terrenas ou celestes bens? Não podemos nos apegar com as coisas do mundo, tudo o que conquistamos aqui, acaba e não iremos levar nada quando morrermos. 
     Somos exortados a  não acumularmos e priorizarmos bens materiais, mas ajustarmos riquezas no céu. O que o mundo nos oferece não se compara com a vida eterna que somente Jesus pode nos conceder.

Do verso 22 até o 23, Jesus nos orienta sobre a luz do nosso corpo, Ele diz que nossos olhos são como a luz para o corpo. E quando nossos olhos são bons, todo nosso corpo fica cheio de luz, mas se nossos olhos forem maus, nosso corpo ficará cheio de escuridão. Com isso, Ele nos faz refletir e olharmos para nós mesmos, como temos olhado as pessoas a nossa volta, temos olhado com julgamento ou com amor? 

Por fim, do verso 24 até o 34, Cristo nos exorta sobre Deus e as riquezas, não podemos servir a dois senhores. Precisamos refletir sobre o que temos priorizado? Deus é a sua prioridade? Jesus  nos orienta a priorizarmos a Deus e as demais nos serão acrescentadas. 
     Jesus também compartilha uma mensagem de consolo sobre não nos preocuparmos com as coisas secundárias, não precisamos andar ansiosos, pois é Deus quem nos sustenta e sempre envia a providência: "— Por isso eu digo a vocês: não se preocupem com a comida e com a bebida que precisam para viver nem com a roupa que precisam para se vestir. Afinal, será que a vida não é mais importante do que a comida? E será que o corpo não é mais importante do que as roupas? Vejam os passarinhos que voam pelo céu: eles não semeiam, não colhem, nem guardam comida em depósitos. No entanto, o Pai de vocês, que está no céu, dá de comer a eles. Será que vocês não valem muito mais do que os passarinhos? E nenhum de vocês pode encompridar a sua vida, por mais que se preocupe com isso. — E por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem as flores do campo: elas não trabalham, nem fazem roupas para si mesmas. Mas eu afirmo a vocês que nem mesmo Salomão, sendo tão rico, usava roupas tão bonitas como essas flores. É Deus quem veste a erva do campo, que hoje dá flor e amanhã desaparece, queimada no forno. Então é claro que ele vestirá também vocês, que têm uma fé tão pequena! Portanto, não fiquem preocupados, perguntando: “Onde é que vamos arranjar comida?” ou “Onde é que vamos arranjar bebida?” ou “Onde é que vamos arranjar roupas?” Pois os pagãos é que estão sempre procurando essas coisas. O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de tudo isso."
Mateus 6:25‭-‬32 NTLH

Deus te abençoe, que você medite e pratique o que leu hoje! Compartilhe essa mensagem com alguém. Continue lendo a Bíblia comigo!

Participe das nossas postagens com sua opinião!

Postagem Anterior Próxima Postagem