21 dias de jejum e oração - 2° dia!


     Olá amigo (a) da Palavra de Deus!

    Iniciamos a campanha 21 dias de jejum e oração, promovida pela Família Batista Church de Vassouras /RJ, igreja que congrego. E estou compartilhando no blog para que mais pessoas possam se envolver e clamar.

Ore sem cessar, precisamos clamar pela intervenção do Senhor! Podemos contar com você?

 Baixe o app da IGREJA BATISTA MEMORIAL EM VASSOURAS e fique por dentro dos conteúdos e novidades, acesse:  https://inchur.ch/LSt1a

    Escolha o melhor horário para você poder participar.

2° dia: O CORAÇÃO DE DEUS EXPOSTO!

e não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Ninive, em que há mais de cento e vinte mil pessoas, que não sabem discernir entre a mão direita e a mão esquerda, e também muitos animais? (Jonas 4.11)

                      INTRODUÇÃO

    Compaixão pode ser definida como vontade ou desejo ardente de ajudar alguém de alguma forma, sentir a dor do próximo e fazer algo para aliviar ou minorar o sofrimento pelo qual ele está passando, compaixão é a bondade em ação, impulsionada por um profundo interesse pelas pessoas. Ela é o amor prático, é a coerência entre o amor e os atos de amor.

      Deus disse a Jonas porque o enviara a Ninive para pregar àquele povo, apesar deles serem inimigos de Israel. Ele fez isso, porque se compadeceu dos ninivitas. Deus desejava que aqueles que habitavam naquela cidade não perecessem e, por isso, tomou uma atitude.

      A Bíblia fala muito sobre compaixão. Talvez, ela seja o valor central do Reino de Deus, porque Deus é amor. Vamos ver o que a Bíblia fala sobre a compaixão.

1. Compaixão é um atributo de Deus:

O Senhor é compassivo e misericordioso, mui paciente e cheio de amor. (Salmo 103:8)

A compaixão é intrínseca a Deus. O versiculo mais conhecido da Bíblia (João 3:16) é uma grande expressão da compaixão de Deus. Ele amou tanto que deu o Seu Filho. O amor foi colocado em ação. E como Jesus veio realizar a vontade do Pai, de providenciar o caminho para a nossa salvação, Ele é o maior modelo de compaixão. Ele amou e provou seu amor através de suas ações.

2. Jesus era movido por compaixão

Se atentarmos para as narrativas dos evangelhos veremos que a compaixão era como um combustível para Jesus. Ele curou movido por compaixão.

Vejamos alguns exemplos: Quando Jesus saiu do barco e viu tão grande multidão, teve compaixão deles e curou os seus doentes. (Mateus 14:14)

Ele multiplicou pães e peixes e deu de comer a uma multidão movido por compaixão:

Jesus chamou os seus discípulos e disse: "Tenho compaixão desta multidão, já faz três dias que eles estão comigo e nada têm para comer. Não quero mandá-los embora com fome, porque podem desfalecer no caminho" (Mateus 15:32) 

Jesus ressuscitou o filho da viúva da cidade de Naim, também movido por compaixão:

Ao vê-la, o Senhor se compadeceu dela e disse: "Não chore". (Lucas 7:13)

Jesus manifestou compaixão também por ver pessoas aflitas e desamparadas as quais foram comparadas a ovelhas sem pastor. Quando a ovelha não tem a proteção do pastor, ela se torna presa fácil para os lobos:

Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor. (Mateus 9:36)

Ao se compadecer da multidão, Jesus dirigiu-se aos discipulos e disse que a colheita era grande, mas poucos os trabalhadores. E ordenou que pedissem ao Pai para mandar trabalhadores. Essa é uma fala que está relacionada a salvação dos perdidos.

3. Somos chamados a ter compaixão:

Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo. (Efésios 4:32)

O Novo Testamento fala muito sobre compaixão. A Igreja do Senhor é chamada a ter compaixão para com as pessoas. Precisamos estar atentos às necessidades das pessoas, precisamos fazer como Jesus fez. Deus nos chama para alimentar os famintos, curar as pessoas e sermos instrumentos de Deus para levar o evangelho a todas as pessoas. Isso é ter compaixão!

CONCLUSÃO

Compaixão é um atributo de Deus e vimos esse sentimento se manifestar continuamente na vida de Jesus. Somos chamados a ser compassivos. Compaixão deveria ser o nosso combustível diário.

Volto ao texto inicial. Deus enviou Jonas a Ninive, porque teve compaixão daquela cidade. Ele não desejava que eles morressem perdidos. Precisamos levar isso a sério. Movidos por compaixão, devemos levar o evangelho para que ninguém pereça, mas tenha a vida eterna.

Participe das nossas postagens com sua opinião!

Postagem Anterior Próxima Postagem