O QUE FOI FALADO NA EBD?

#todospelaebdnasigrejas
TEXTOS BÍBLICOS ➡ GΓͺnesis 1. 26-31: "E disse Deus: FaΓ§amos o homem Γ  nossa imagem, conforme a nossa semelhanΓ§a; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do cΓ©u, sobre os animais domΓ©sticos, e sobre toda a terra, e sobre todo rΓ©ptil que se arrasta sobre a terra. Criou, pois, Deus o homem Γ  sua imagem; Γ  imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. EntΓ£o Deus os abenΓ§oou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do cΓ©u e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra. Disse-lhes mais: Eis que vos tenho dado todas as ervas que produzem semente, as quais se acham sobre a face de toda a terra, bem como todas as Γ‘rvores em que hΓ‘ fruto que dΓͺ semente; ser-vos-Γ£o para mantimento. E a todos os animais da terra, a todas as aves do cΓ©u e a todo ser vivente que se arrasta sobre a terra, tenho dado todas as ervas verdes como mantimento. E assim foi. E viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. E foi a tarde e a manhΓ£, o dia sexto". 

GΓͺnesis 2. 7: "E formou o Senhor Deus o homem do pΓ³ da terra, e soprou-lhe nas narinas o fΓ΄lego da vida; e o homem tornou-se alma vivente". 

Romanos 9. 20: "Mas, Γ³ homem, quem Γ©s tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirΓ‘ ao que a formou: Por que me fizeste assim?" 

   Γ‰ com muita alegria que nΓ³s compartilhamos com vocΓͺ o resumo do que foi falado na EBD em nossa igreja! Infelizmente muitas igrejas evangΓ©licas estΓ£o ignorando essa importante oportunidade de aprendizado, se sua Igreja nΓ£o tem EBD, todo domingo nΓ³s temos esse espaΓ§o especial, onde compartilhamos um resumo do que foi abordado e estudado em nossa Igreja!

Lição 5 - Homem: senhor ou servo?

Essa lição abordou um tema muito importante para nós cristãos, somos criados por Deus e somos seus servos. Ele nos deu uma missão ao nos criar, mas o homem não tem entendido bem qual foi a missão dada peko Criador. Quem somos nós para replicar a Deus?

1-ESCULTURA DIVINA!

   O homem foi criado de maneira excepcional, destaca-se entre todos os seres, pois foi criado de forma diferente. Os demais seres sempre houve uma ordem divina, "e disse Deus: Produza a terra relva, ervas que dΓͺem semente, e Γ‘rvores frutΓ­feras que, segundo as suas espΓ©cies, dΓͺem fruto que tenha em si a sua semente, sobre a terra. E assim foi". GΓͺnesis 1.11, com o homem foi diferente, na criação do homem Deus nΓ£o lanΓ§a mΓ£o de nada cooperativo que nΓ£o seja a ação divina em sua essΓͺncia. Γ‰ dito: "FaΓ§amos...". Deus colocou as suas prΓ³prias mΓ£os para criar o homem, por isso quem Γ© o homem, criatura, para replicar e discordar do Criador?

2-IMAGEM DIVINA!

   Era projeto de Deus na criação do homem, fazer um ser que tivesse relacionamento com a sua essΓͺncia divina, ser Γ  sua imagem e semelhanΓ§a. Entende-se por imagem e semelhanΓ§a a grandeza de Deus, a essΓͺncia divina e seus atributos morais sendo transferidos para o homem e os atributos naturais para serem admirados, respeitados e confiados pelo homem, nenhuma outra criatura recebe a especialidade da imagem e semelhanΓ§a do criador. A imagem de Deus no homem nos leva a pensar sobre a espiritualidade humana , assim como Deus Γ© espΓ­rito, o homem Γ© um ser espiritual, essa espiritualidade dada por Deus fez do homem a essΓͺncia da pessoa humana.

3- SOPRO DIVINO!

   Depois de esculpir o homem com a terra, Deus deu-lhe o fΓ΄lego da vida, a escultura de barro passa a ter vida, a escultura se transforma em carne e osso com o seu funcionamento vital, corrente sanguΓ­nea, respiração, cΓ©lulas e todos os Γ³rgΓ£os do corpo humano. O sopro dado na criação Γ© permanente na preservação e provisΓ£o do funcionamento de nosso corpo, mas esse sopro, que fez do homem alma vivente, vai alΓ©m de um corpo em funcionamento de maneira linda, especial e harmoniosa. Esse sopro que veio do prΓ³prio Deus, foi o Senhor compartilhando com o homem o seu espΓ­rito. Corpo, alma e espΓ­rito agora presente na vida humana.

4- MISSÃO DIVINA!

   Este ser, super importante e criado de maneira tΓ£o especial e milagrosa tem uma missΓ£o neste projeto da criação, a ele, Deus deu uma responsabilidade, pois nΓ£o existe liberdade sem responsabilidade, responsabilidade essa dada por Deus. Dominar a terra e subjugΓ‘-la seria uma missΓ£o, com o tempo o homem foi distorcendo essa tarefa, foninar, disse Deus, e nΓ£o destruΓ­-la conforme tem acontecido. 
   A primeira missΓ£o seria a de ser o guardiΓ£o de toda criação, cuidar da obra de Deus, mas infelizmente a ganΓ’ncia humana e o progresso egoΓ­sta tem trazido males e destruição Γ  nossa terra, obra e criação de Deus, Γ© preciso refletir e repensar sobre muitas coisas nesse aspecto missional dado por Deus ao homem quando o criou.
   Outra responsabilidade foi a de povoar a terra, multiplicar. Essa multiplicação precisa ser dentro dos ditames divinos, Deus planejou o mundo e a famΓ­lia dando compromisso e estabelecendo princΓ­pios, pois Ele tambΓ©m quer preservar a vida. Mas homens com mentes malignas, leis perversas e campanhas incovenientes tem sido aliados para que esta missΓ£o seja manchada. O aborto Γ© um assassinato, foco principal e determinante precisa ser a vida, nΓ£o importa circunstΓ’ncias, gostos e vontades. A vida e sua perpetuação Γ© vontade do Corpo e recebemos dEle estΓ‘ missΓ£o, nunca interromper a vida!

CONCLUSÃO!

   NΓ£o podemos nos esquecer de que somos criatura de Deus e nΓ£o criador, nΓ£o negΓ³cie sua fΓ© de que fomos criados por Deus!

Trecho da lição da Revista da Convenção Batista Fluminense, Palavra e Vida( Ano 16 - n° 69 - Janeiro/MarΓ§o- 2019), estΓ‘ debatendo o tema: "Verdades inegociΓ‘veis!"
A revista desse trimestre foi escrita pelo Pr. Hudson Galdino e vem debatendo um tema muito importante para a Igreja de Cristo que Γ© viver e permanecer na Palavra de Deus, nΓ£o vamos negociar a fΓ©!

Os versΓ­culos citados sΓ£o da versΓ£o BΓ­blia JFA offline

Participe das nossas postagens com sua opiniΓ£o!

Postagem Anterior PrΓ³xima Postagem