O QUE FOI FALADO NA EBD DO DIA: 20/01/2019?

Γ‰ com muita alegria que nΓ³s compartilhamos com vocΓͺ o resumo do que foi falado na EBD em nossa igreja!

A Revista da Convenção Batista Fluminense, Palavra e Vida( Ano 15 - n° 59 - Outubro/Dezembro - 2018 ), estΓ‘ debatendo o tema: "Fruto do EspΓ­rito - a verdadeira liberdade!"
A revista desse trimestre foi escrita pelo Pr. Robert JuliΓ£o da Silva e vem com uma proposta que nΓ£o Γ© nova: a liberdade em Cristo!

Vamos ao resumΓ£o!

Lição 13!

"Um religioso oprimido ou um discΓ­pulo livre?"

   Texto BΓ­blico: "Quanto a mim, que eu jamais me glorie, a nΓ£o ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por meio da qual o mundo foi crucificado para mim, e eu para o mundo. De nada vale ser circuncidado ou nΓ£o. O que importa Γ© ser uma nova criação". -GΓ‘latas 6. 14-15 (VersΓ£o NVI).

   Aceitei Jesus e agora? O ApΓ³stolo Paulo nos orienta a vivermos guiados pelo EspΓ­rito Santo!

1° A desgraΓ§a pode ser produzida por um religioso oprimido!

   VocΓͺ jΓ‘ reparou que boa parte dos nossos sofrimentos e fracassos de ocorre por alguma decisΓ£o que tomamos no passado? Muitas pessoas estΓ£o padecendo por causa do que fizeram ou do que fazer! Muitos estΓ£o sofrendo certos males porque alimentam pensamentos e sentimentos destrutivos, ou porque se permitem influenciar por pessoas ou por informaçáes que se opΓ΅em Γ  vontade de Deus. Cedo ou tarde o que estΓ‘ em nosso coração vai controlar a nossa vida! Cuidado!
   Fomos chamados para nΓ£o se deixar dominar, para viver com responsabilidade, para ser benção em sua geração. O pecado mata o nosso relacionamento com Deus, conosco e com o prΓ³ximo. A salvação nos regenera para a restauração desses relacionamentos. Somente em Cristo, o coração humano pode dar prioridade a Deus, ser solidΓ‘rio com o outro e gentil consigo mesmo, de modo equilibrado.

2° O discΓ­pulo melhora o seu condicionamento espiritual continuamente!

   Andar na plenitude do EspΓ­rito Santo ajuda atΓ© nos relacionamentos com pessoas difΓ­ceis, levando-nos a voos mais altos, mesmo em meio a ventos contrΓ‘rios. Por isso, precisamos andar no EspΓ­rito para que possamos vencer nossas fraquezas. Amor, alegria e paz fluem de Deus para alcanΓ§ar todas as Γ‘reas da nossa vida, fazendo com que sejamos mais produtivos, experimentando mais de Deus! PaciΓͺncia, ternura e bondade sΓ£o virtudes cristΓ£s que estΓ£o disponΓ­veis a todo aquele que recebeu o EspΓ­rito de Deus. E essas virtudes nΓ£o dependem de como o  outro seja conosco, para que se manifestem nas nossas vidas, mas de quem vive em nΓ³s: o EspΓ­rito Santo!

   No ΓΊltimo capΓ­tulo de GΓ‘latas, os grupos sΓ£o instruΓ­dos a cumprir a lei de Cristo, apoiando os irmΓ£os que precisam de ajuda contra os apelos da carne, que tropeΓ§am diante das tentaçáes da vida. Paulo recomenda que os mais espirituais trabalhem na restauração dos mais fracos na fΓ©. O apΓ³stolo recomenda tambΓ©m que eles sustentem aqueles que ministram a Palavra, como retribuição pela orientação espiritual que recebem e visando a disponibilidade e possibilidade desse ministΓ©rio. Todos nΓ³s devemos plantar o bem e nΓ£o nos cansarmos de praticΓ‘-lo, porque vale a pena fazΓͺ-lo!

 3° Em Cristo, podemos vencer as fraquezas humanas...

   Temos inclinaçáes para satisfazer os nossos mais secretos desejos e esses desejos estΓ£o centralizados em nosso egoΓ­smo. No entanto, nΓ£o vivemos sozinhos, vivemos em sociedade! Uma pessoa entregue aos seus interesses particulares Γ© uma pessoa derrotada por si mesma, Γ© por causa do egoΓ­smo que prejudicamos o ambiente, a famΓ­lia, a sociedade, a saΓΊde, os relacionamentos e a comunhΓ£o com Deus.

   A BΓ­blia apela para a nossa vontade que, Γ s vezes, vai se opor aos nossos desejos. Os desejos nos arrastam para o bem estar, para o conforto, para o prazer. A vontade Γ© um combustΓ­vel para enfrentar o desprazer e atravessar o desconforto em favor do crescimento, da maturidade, do desenvolvimento, seja no Γ’mbito pessoal, profissional, espiritual ou em qualquer outra esfera que requeira investimento e esforΓ§o. Quem Γ© escravizado por qualquer prΓ‘tica pecaminosa, estΓ‘ se destruindo, porque o escravo nΓ£o se domina, mas Γ© subjugado por suas prΓ³prias fraquezas, Γ© preciso ter uma vontade forte, dizer "NΓƒO!" ao pecado, mas buscar o Pai com toda alma, dispor-se a fazer o que a BΓ­blia manda e rejeitar o que for contrΓ‘rio, para que, entΓ£o, experimentemos o governo de Deus sobre nΓ³s.

CONCLUSÃO!

   Deus quer o melhor para todos nΓ³s e dependemos dEle para frutificar, vamos cuidar de gente e agradar a Deus, porque vale a pena ajudar os outros e nem sempre poderemos semear, mas o importante Γ© ser benção para os outros. Que a partir de hoje vocΓͺ tome a decisΓ£o de amar os nΓ£o amΓ‘veis, de se alegrar em Deus, de ser paciente na tribulação, de fazer coisas boas com boas motivaçáes, de ser confiΓ‘vel e confiante, manso e controlado.

Participe das nossas postagens com sua opiniΓ£o!

Postagem Anterior PrΓ³xima Postagem