O QUE FOI FALADO NA EBD DO DIA 18/11/2018?

Γ‰ com muita alegria que nΓ³s compartilhamos com vocΓͺ o resumo do que foi falado na EBD em nossa igreja!

A Revista da Convenção Batista Fluminense, Palavra e Vida( Ano 15 - n° 59 - Outubro/Dezembro - 2018 ), estΓ‘ debatendo o tema: "Fruto do EspΓ­rito - a verdadeira liberdade!"
A revista desse trimestre foi escrita pelo Pr. Robert JuliΓ£o da Silva e vem com uma proposta que nΓ£o Γ© nova: a liberdade em Cristo!

Vamos ao resumΓ£o!

Lição 4!

"VocΓͺ pode amar os nΓ£o amΓ‘veis!"

EstΓ‘ escrito em GΓ‘latas 5 .14:

"Pois toda a lei se cumpre numa sΓ³ palavra, a saber: AmarΓ‘s ao teu prΓ³ximo como a ti mesmo". - VersΓ£o BΓ­blia JFA Offline

   Deus quer que amenos o prΓ³ximo, nΓ£o apenas apenas gostar da pessoa, mas sim "decidir e querer o bem da outra pessoa", independente de ela ser amΓ‘vel ou nΓ£o, de ela tratar bem ou nΓ£o ou se ela faz mal ou nΓ£o.

1° Mantendo hΓ‘bitos, atitudes e relacionamentos espirituais!

   Sem um relacionamento com o EspΓ­rito Santo, nossos hΓ‘bitos espirituais serΓ£o apenas prΓ‘ticas religiosas mecΓ’nicas, e sem uma atitude cristΓ£, nΓ£o passaremos de crentes nominais indefectΓ­veis como os fariseus, opositores de Jesus, ou lΓ­deres desleais a Cristo e Γ  sua causa, como Judas Iscariotes. Com quem vocΓͺ anda? Quem influΓͺncia vocΓͺ? O que vocΓͺ faz com frequΓͺncia? O que vocΓͺ rejeita, mesmo que deseje? Como vocΓͺ age ou reage diante de uma vitΓ³ria contra a tentação ou diante da maldade de alguΓ©m contra vocΓͺ!

2° Reconhecendo que Deus Γ© amor e estΓ‘ em nΓ³s!

   Paulo recomenda que vivamos debaixo da vontade do EspΓ­rito, sob Seu domΓ­nio, vencendo as inclinaçáes naturais que temos para o pecado. O apΓ³stolo afirma que sΓ³ Γ© possΓ­vel a vitΓ³ria sobre as tentaçáes, se vivermos pelo EspΓ­rito, ou seja, se o EspΓ­rito viver em nΓ³s e nos controlar, consequentemente, Ele vai produzir o Seu fruto em nossas vidas, e o fruto do EspΓ­rito Γ© amor!

   O amor Γ© fruto do EspΓ­rito, mas precisa ser cultivado por nΓ³s, tem origem em Deus, mas cresce em proporção Γ s condiçáes que oferecemos a este crescimento, em nosso viver diΓ‘rio. O amor vem de Deus, mas cresce em nΓ³s e amadurece nas circunstΓ’ncias. NΓ£o podemos comparar o fruto com as obras, com o trabalho, com o esforΓ§o. A maturidade cristΓ£ Γ© consequΓͺncia/resultado de um investimento diΓ‘rio, passo a passo, que fazemos em nosso relacionamento com Deus.

   Andamos no EspΓ­rito e o fruto se manifesta, crescendo de acordo com nossas decisΓ΅es e atitudes, amadurecendo de acordo com as circunstΓ’ncias da nossa vida. Das nove virtudes deste fruto, trΓͺs estΓ£o relacionadas ao nosso relacionamento com Deus (amor, alegria, paz), outras trΓͺs estΓ£o ligadas ao nosso relacionamento com o prΓ³ximo (longanimidade, benignidade, bondade) e outras trΓͺs tΓͺm a ver com o nosso relacionamento com nΓ³s mesmos (fidelidade, mansidΓ£o, domΓ­nio prΓ³prio).

   O amor estΓ‘ em nΓ³s, porque Deus jΓ‘ o derramou em nossos coraçáes, atravΓ©s do Seu EspΓ­rito que passou a morar em todos que receberam o presente da vida eterna, sΓ³ crer que Jesus pagou nossa dΓ­vida com Deus e nΓ³s abriu o caminho para Deus. Como Deus nos capacitou com o Seu amor, Ele orienta que nosso relacionamento seja norteado por este amor, tanto para com Ele, quanto para com o prΓ³ximo, quanto para conosco mesmo. O verdadeiro cristΓ£o decide amar o prΓ³ximo seja na famΓ­lia, na sociedade e inclusive na Igreja, o crente que nΓ£o ama o seu irmΓ£o, nΓ£o ama a Deus!

3° Desenvolvendo uma atitude amorosa!

   Para vencer suas fraquezas, que tal deixar-se encher pelo EspΓ­rito, para que Ele aja sobrenaturalmente em seu interior, mostrando o carΓ‘ter de Cristo aos outros, para que as qualidades de Cristo, que foram implantadas em nΓ³s (amor, alegria, paz) apareΓ§am mais e mais na sua vida de modo que a sua luz brilhe diante dos homens para que eles vejam as suas suas boas obras e gloriquem ao seu Pai Celeste. Por isso, afirmo: vocΓͺ pode amar os nΓ£o amΓ‘veis, o poder que ressuscitou Jesus Cristo estΓ‘ em vocΓͺ e este poder pode moldar vocΓͺ, a imagem de Cristo, mediante o processo de amadurecimento. Mas como foi dito, Deus nΓ£o trabalha sozinho, o seu EspΓ­rito produz o fruto em nΓ³s e as circunstΓ’ncias amadurecem o fruto em nΓ³s. Portanto, nossas atitudes e nossas decisΓ΅es favorecem ou dificultam o crescimento do fruto em nΓ³s.


Participe das nossas postagens com sua opiniΓ£o!

Postagem Anterior PrΓ³xima Postagem