DEVEMOS AMAR O NOSSO DEUS E O NOSSO PRÓXIMO!


Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.  (Mateus 22:37, 38 e 39)

Depois que Jesus ressuscitou dos mortos, Ele apareceu a Pedro e a vários outros discípulos junto ao mar da Galiléia. Em pé na praia, Jesus olhou para um homem que O havia negado três vezes e lhe fez uma série de perguntas:
" E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros.
    Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.
  Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas." | João 21: 15,16 e 17
    
Imagine-se por um instante no lugar de Pedro. O Senhor está olhando nos seus olhos. Talvez as mãos dEle estejam sobre seus ombros. Ele olha para dentro da sua alma, enquanto diz o seu nome e depois pergunta: "Você me ama?" Assim como Pedro, você tem plena consciência de que O abandonou mais de uma vez. Qual seria a sua resposta? Qual seria a minha resposta se Jesus me fizesse essa pergunta?
        Amar  a Deus, amar  a Jesus é o ponto de partida do amor. Eu realmente amo a Deus? Ou simplesmente digo que amo a Deus?
      Às vezes fingimos que amamos a Deus, mas geralmente temos um motivo mais profundo. Não é Deus que queremos, e sim paz mental, ou força para viver, ou a resposta para as nossas orações, ou queremos escapar do inferno, ou queremos a providência de Deus. E, tantas vezes, quando algo perturbador nos acontece, esfriamos na fé com ressentimento e amargura.
Será que realmente amamos a Deus, Temos realmente um compromisso com Deus? Temos o compromisso de obedecer a Ele aconteça o que acontecer? É visível em nossas vidas que nós O amamos?
        Quando Jesus perguntou pela primeira vez a Pedro se ele O amava, a pergunta inteira era: "Amas-me mais  do que estes outros?" "Estes outros" no caso de Pedro referia-se as redes, aos barcos, aos peixes, todas as coisas que, no passado, eram essenciais na vida de Pedro. No seu caso, "estes outros" se refere a que? E no meu caso? Quais coisas são tão importantes para mim, fazem parte da minha vida ou talvez do meu passado? Bens? Família? Profissão? Amigos? Posição? Talvez você queria fazer um autoexame por um momento e preencher as lacunas. Depois disso, visualize novamente Jesus olhando nos seus olhos com a penetrante interrogação: "Amas-me mais do que estes outros?" o que você diria? O que eu diria? Deus está realmente em primeiro lugar em nossas vidas e em nossas afeições?
        Anos mais tarde, aquele a quem Jesus primeiramente fez essa pergunta escreveu duas cartas para companheiros cristãos. Em sua primeira carta, ele teve isto a dizer a respeito do relacionamento dos seus leitores com Deus: "A quem, não havendo visto, amais" (I Pedro 1:8). Que isto se aplique a cada um de nós! Vamos levar mais a sério o nosso amor a Deus.
*AGORA VAMOS LEVAR A SERIO O AMOR ENTRE NÓS*.
     Depois que Pedro conseguiu responder, em outras palavras: "Sim, eu amo o Senhor" , Jesus disse: "Pastoreia os meus cordeiros" (João 21:16). Na verdade Ele disse isto três vezes.
         Jesus é tão pratico. "É fácil dizer: sim, eu te amo, Jesus ". Jesus diz a Pedro: " Prove isto cuidando das minhas ovelhas ". Lembre-se: " Aquele que não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê " (1 João 4:20).
        Será que Pedro entendeu? Abramos as nossas Bíblias em Actos 3. Os acontecimento descritos ali ocorreram algum tempo depois da cena na praia. Jesus havia voltado para o Pai. A igreja tinha se estabelecido. Agora, Pedro e um apóstolo estão a caminho do templo, provavelmente para pregar as boas novas de Jesus. Quando eles chegam à Porta Formosa, um paralítico pede esmolas. Pedro lhe diz: "Não possuo nem prata nem ouro" (v. 6). Isto não é triste? Ele não tem nada para colocar no chapéu do homem.
         Mas existe algo maravilhoso a respeito do amor. O amor sempre tem alguma coisa para dar. Pode não ser o que foi pedido, nem o que se espera, mas o amor sempre tem alguma coisa para dar. Pedro então diz: "...mas o que tenho, isto te dou". Isto é tudo o que Deus pede. O que nós realmente temos. Deus não espera de nós mais do que somos capazes de dar, mas Ele espera de nós tudo o que somos capazes de dar. Pode ser que não tenhamos um milhão de dólares para dar às pessoas, mas temos palavras de amor, atos de bondade e uma linha direta até o ouvido de Deus em favor delas. Vamos dar o que temos.
Amar a Deus, amar seu próximo!
Essa mensagem foi enviada pelo meu amigo e irmão em Cristo Horácio Apolen!

Participe das nossas postagens com sua opinião!

Postagem Anterior Próxima Postagem