Estudei na EBD: Maravilhas de Deus

OlΓ‘ amigo (a) da Palavra de Deus! Tudo bem com vocΓͺ?
       A classe da juventude da minha igreja comeΓ§ou estudar hoje a revista Compromisso da Editora Convicção, ano. CXIV N° 454. E as 13 liçáes dessa edição da revista estarΓ‘ abordando "As cartas de Paulo!" O foco serΓ‘ nas Cartas aos GΓ‘latas, EfΓ©sios, Filipenses e Colossenses. 
      VocΓͺ jΓ‘ ouviu falar sobre o ApΓ³stolo Paulo? Paulo, anteriormente chamado de Saulo, teve sua vida transformada por Jesus. Antes de se converter perseguia os cristΓ£os, foi considerado o homem que mais matava cristΓ£os. De perseguidor, passou a ser defensor do cristianismo. 
      Da mesma forma que aconteceu com Paulo, Cristo tem poder para transformar coraçáes endurecidos nos dias de hoje e cabe a nΓ³s enquanto igreja do Senhor, levaremos Jesus atΓ© Γ s pessoas. Paulo, se dedicou ao seu chamado, fez tudo o que pΓ΄de para difundir o cristianismo Γ  luz dos ensinos de Jesus. 
    Podemos contemplar o quanto a igreja cresceu, vidas foram restauradas e alcanΓ§adas pela graΓ§a de Deus. Diante dos problemas enfrentados, Paulo foi usado pelo Senhor para ajudar a igreja de Cristo a prosseguirem na fΓ©. 
     A realidade da igreja daquele tempo continua refletindo nos dias de hoje. Paulo escreveu as cartas Γ s igrejas que foram direcionadas Γ s necessidades daquela Γ©poca e a palavra permanece para a nΓ³s que somos a igreja de Jesus nos dias de hoje e precisa ser ensinadas para as futuras geraçáes. 

Lição 1
Tema: "Maravilhas de Deus"
Textos BΓ­blicos para ler: Atos 9.15; 14.1-7; 16.1-8; 19.1-22 e  20.23.

Texto base: Atos 19.11
 "Deus fazia milagres extraordinΓ‘rios por meio de Paulo,  de modo que atΓ© lenΓ§os e aventais que Paulo usava eram levados e colocados sobre os enfermos. Estes eram curados das suas doenΓ§as, e os espΓ­ritos malignos saΓ­am deles."

   Deus Γ© Deus de maravilhas, de coisas extraordinΓ‘rias. Podemos contemplar a ação do Senhor na vida de Paulo. Deus age, atua, faz, realiza, exerce sua forΓ§a e poder, sendo Ele o Senhor da histΓ³ria. 
     O Senhor fazia maravilhas pelas mΓ£os de Paulo e continua usando pessoas improvΓ‘veis, simples e disponΓ­veis para o reino.

1° Maravilhas de Deus por meio das viagens missionΓ‘rias:

   "Em IcΓ΄nio, Paulo e BarnabΓ©, como de costume, foram Γ  sinagoga judaica. Ali falaram de tal modo que creu uma grande multidΓ£o de judeus e de gregos." ‭Atos 14:1

   Paulo estava sempre disponΓ­vel para Deus, fazia viagens missionΓ‘rias com o propΓ³sito de evangelizar e exortar os cristΓ£os daquele tempo. Ele sabia para o que tinha sido chamado e o que deveria fazer. Onde passava pessoas se converteram e foram transformadas.
    MissΓ΅es nΓ£o Γ© uma aventura, Γ© uma responsabilidade de toda a igreja e Γ© necessΓ‘rio investirmos tempo e a nossa vida em prol do reino. Fazer missΓ΅es nΓ£o Γ© somente irmos para outro paΓ­s, Γ© tambΓ©m sermos missionΓ‘rios em nosso lar, em nosso bairro Γ© servir como Jesus serviu. 
    A nossa vida Γ© uma vida missionΓ‘ria e discipuladora.  Deus opera maravilhas dentro de missΓ΅es e deseja usar cada um de nΓ³s. Estejamos sensΓ­veis a voz de Deus para aproveitarmos as oportunidades para falarmos sobre Jesus. 

2° Maravilhas de Deus em função de sua ousadia acerca do Senhor:

"Entretanto, eles se demoraram ali por muito tempo, falando corajosamente acerca do Senhor, que confirmava a palavra da sua graça, concedendo que por suas mãos se realizassem sinais e feitos extraordinÑrios". Atos 14.3

    Para alcanΓ§armos outras vidas Γ© necessΓ‘rio sermos ousados para falarmos de Jesus, sermos instrumentos das maravilhas de Deus, colocando-nos a disposição do Reino.  NΓ£o podemos confundir ousadia com valentia humana e pessoal e com temperamento forte e abusivo, ao contrΓ‘rio disso, a ousadia no Senhor se manifesta cheia de compaixΓ£o.
   Paulo nΓ£o se intimidava com a oposição, era persistente, perseverante e determinado em pregar a Palavra de Deus a outras pessoas e tambΓ©m exortar seus irmΓ£os na fΓ©. O que vocΓͺ tem feito?
    Deus irΓ‘ operar maravilhas diante da nossa ousadia em pregar o evangelho. NΓ£o omita o seu chamado!  O evangelho Γ© o poder de Deus para a salvação.

3° As maravilhas de Deus em função de plantação de igrejas confirmadas na fΓ©!

  "Depois de batizada com as pessoas de sua casa, ela nos suplicou: Se me considerais crente no Senhor, entrai e permanecei em minha casa. E nos compeliu a isso". Atos 16.15

    Igreja precisa ser plantada com pessoas comprometidas com o Senhor e com sua obra, que professem e confirmam a fΓ© em Jesus e se dispΓ΅e Γ  obedecΓͺ-lo, ao contrΓ‘rio disso, a igreja nΓ£o subsiste.  LΓ­dia, citada no verso que acabamos de ler, Γ© um bom exemplo de um crente que entende como deve iniciar uma igreja confirmada na fΓ©.
   Ela abriu a sua casa para receber pessoas e se tornar igreja. Nosso lar tambΓ©m pode ser um lugar cheio da PresenΓ§a de Deus! 
    VocΓͺ sabia que existem dois tipos de igrejas? a instituição = organização = CNPJ e Pessoas (templo do EspΓ­rito Santo) = organismo = CPF. Plantar uma igreja nΓ£o Γ© nada fΓ‘cil, requer orΓ§amento, templo, equipamentos, mas devemos entender que a igreja de Jesus vai alΓ©m das quatro paredes. 
    Para o que Deus tem te chamado e desafiado para vocΓͺ fazer no nome Dele? Seja benção na vida de alguΓ©m, frutifique. O evangelho de Jesus chegou em nΓ³s e em nΓ³s nΓ£o pode parar, faΓ§amos a nossa parte, outras pessoas precisam conhecer Jesus! 

4° Maravilhas de Deus em função da sensibilidade Γ  direção do Senhor!

"De noite, Paulo teve uma visΓ£o; nela, em pΓ©, um homem da MacedΓ΄nia suplicava-lhe: Vem para a MacedΓ΄nia e ajuda-nos ". Atos 16.9

    NΓ£o se faz a Obra de Deus sem sensibilidade, sΓ³ entenderemos o para onde o Senhor quer nos levar e usar, por meio da voz do EspΓ­rito Santo. Em tudo devemos buscar a direção de Deus. 
    Como podemos buscar a sensibilidade em ouvir a voz do EspΓ­rito Santo? 

1° Orando;
2° Lendo e estudando a Palavra de Deus;
3° Buscando intimidade com o Senhor.

   Paulo andava segundo a orientação e direção de Deus. Γ‰ preciso fazer o certo de Deus, no tempo e no comando Dele. Isso requer total dependΓͺncia e compromisso. 
   Paulo teve uma visΓ£o, era Obra de Deus, com direcionamento bem claro e definido. A vontade de Deus para Paulo era clara e objetiva, era agora a MacedΓ΄nia. Os macedΓ΄nios precisavam de suporte. 
   Busquemos sensibilidade para ouvirmos e entender a direção do Senhor.

5° Maravilhas de Deus em razΓ£o de ter como meta o crescimento poderoso da Palavra de Deus
    
"Assim, a palavra do Senhor crescia e prevalecia com poder". Atos 19.20

    Deus seja louvado pela existΓͺncia da igreja e de pessoas comprometidas com o Reino. Fomos alcanΓ§ados e o que temos feito para contribuir com o avanΓ§o e crescimento da palavra de Deus nos dias de hoje? 
    O crescimento precisa ser na e com a Palavra de Deus, tΓ£o esquecida e negligenciada neste tempo. Infelizmente estΓ‘ faltando compromisso com a Palavra do Senhor. NΓ£o basta apenas falarmos de Jesus, Γ© preciso ensinarmos as palavras de Jesus. Γ‰ necessΓ‘rio lermos a Palavra de Deus, termos intimidade com o Senhor,  para estarmos preparados para evangelizarmos pessoas e continuarmos proclamando o evangelho. 
   Paulo preparou obreiros com conhecimento e maturidade e o como resultado, Deus fez maravilhas pelas mΓ£os de Paulo, para o nome do Senhor ser glorificado. Os milagres acontecem para que a Palavra de Deus cresΓ§a e prevaleΓ§a.

   Que o Senhor nos prepare e nos use para cuidarmos e evangelizarmos as pessoas a nossa volta e em todos os lugares que Ele nos enviar. Que o Nome de Jesus seja glorificado!

Ajude-nos a levar Jesus Cristo e sua Palavra atΓ© aqueles que precisam conhecΓͺ-lo! Compartilhe essa mensagem de fΓ© com alguΓ©m! Deus te abenΓ§oe e atΓ© a prΓ³xima postagem!
  ________________________________________________
 

Participe das nossas postagens com sua opiniΓ£o!

Postagem Anterior PrΓ³xima Postagem