Dia a dia com a Bíblia: Lucas 22 - Jesus veio para servir!

Olá amigo (a) da Palavra de Deus! Tudo bem com você?
  
   Vamos ler a Bíblia juntos durante esse ano? A leitura bíblica de hoje é Lucas 22!

Esse capítulo narra vários acontecimentos importantes:
    É relatado os acontecimentos anteriores à prisão de Jesus, bem como, o momento que ela ocorreu. O Mestre estava próximo de cumprir o seu principal propósito na Terra e pela última vez passou uma ceia de páscoa com os discípulos! 

- A festa dos pães sem fermento e a Páscoa:
    "Estava se aproximando a festa dos pães sem fermento, chamada Páscoa," Lucas 22:1 NVI

    Essa festa durava uma semana e vinha logo depois da Páscoa, comemorando a saída do Egito. Estas festas eram comemoradas no mês que corresponde março ou abril nos dias de hoje.

- Os principais sacerdotes e escribas:
"e os chefes dos sacerdotes e os mestres da lei estavam procurando um meio de matar Jesus, mas tinham medo do povo. Então Satanás entrou em Judas, chamado Iscariotes, um dos Doze. Judas dirigiu-se aos chefes dos sacerdotes e aos oficiais da guarda do templo e tratou com eles como lhes poderia entregar Jesus. A proposta muito os alegrou, e lhe prometeram dinheiro. Ele consentiu e ficou esperando uma oportunidade para lhes entregar Jesus quando a multidão não estivesse presente." Lucas 22:2‭-‬6 NVI

     Jesus fez a diferença e suas atitudes que eram corretas, bíblicas e que glorificaram a Deus, incomodava algumas pessoas, muitos religiosos não se agradaram, pois eram confrontados e por causa disso, buscavam provas contra Jesus. Lemos nesse trecho que Satanás entrou Judas Iscariotes e o levou até os chefes dos sacerdotes e os oficiais da guarda do templo e tratou com eles como entregaria Jesus.
      Em troca Judas seria recompensado. Sabemos que isso foi permissão de Deus para seu plano seguir enfrente. Refletindo sobre esse tema, será que estamos abrindo mão de Cristo por causa de coisas?

- Dia dos pães sem fermento:
"Finalmente, chegou o dia dos pães sem fermento, no qual devia ser sacrificado o cordeiro pascal."
Lucas 22:7 NVI

    Desde o início da páscoa e das festas do pães sem fermento, todo alimento fermentado era excluído nos lares judeus  e o dia dos pães sem fermento era o dia em que o cordeiro pascal era sacrificado.

- Jesus envia Pedro e João:
"Jesus enviou Pedro e João, dizendo: “Vão preparar a refeição da Páscoa”. “Onde queres que a preparemos?”, perguntaram eles. Ele respondeu: “Ao entrarem na cidade, vocês encontrarão um homem carregando um pote de água. Sigam-no até a casa em que ele entrar e digam ao dono da casa: O Mestre pergunta: Onde é o salão de hóspedes no qual poderei comer a Páscoa com os meus discípulos? Ele lhes mostrará uma ampla sala no andar superior, toda mobiliada. Façam ali os preparativos”. Eles saíram e encontraram tudo como Jesus lhes tinha dito. Então, prepararam a Páscoa."
Lucas 22:8‭-‬13 NVI

     É impressionante como o Senhor planejou e preparou tudo em cada detalhe. Quando Jesus enviou Pedro e João, o Senhor já havia preparado antes o local onde eles comeriam as refeições da páscoa!

-  O momento da ceia da Páscoa:
"Quando chegou a hora, Jesus e os seus apóstolos reclinaram-se à mesa." Lucas 22:14 NVI

- Palavras de durante a ceia:
"E disse-lhes: “Desejei ansiosamente comer esta Páscoa com vocês antes de sofrer. Pois eu digo: Não comerei dela novamente até que se cumpra no Reino de Deus”. Recebendo um cálice, ele deu graças e disse: “Tomem isto e partilhem uns com os outros. Pois eu digo que não beberei outra vez do fruto da videira até que venha o Reino de Deus”.
Lucas 22:15‭-‬18 NVI

     Jesus deixou bem claro que aquela ceia era a última antes dEle ser entregue e sofresse. 

- Em memória de Cristo:
"Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: “Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim”.
Lucas 22:19 NVI
    Jesus repartiu o pão e esse ato simbólico representa o seu corpo entregue na cruz. A ceia do Senhor é um memorial que devemos realizar e lembrar do seu sacrifício. Não podemos esquecer de tudo o que Jesus fez por nós!

- Novo significado ao cálice depois da ceia:
"Da mesma forma, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês."
Lucas 22:20 NVI

    O cálice é a nova aliança no sangue de Jesus derramado em favor da humanidade. O sangue de Jesus nos lavou, nos purificou, nos redimiu e nos salvou. Sejamos gratos a Jesus por tão grande amor e que possamos amá-lo verdadeiramente.

- Parte do plano de Deus:
“Mas eis que a mão daquele que vai me trair está com a minha sobre a mesa. O Filho do homem vai, como foi determinado; mas ai daquele que o trair!”
Lucas 22:21‭-‬22 NVI
 
     O plano de Deus é perfeito, tudo aconteceu segundo a sua vontade! Jesus revelou que um dos discípulos o trairia. Ele deixou claro que tudo estava acontecendo segundo o que Deus planejou, mas o traidor sofreria as consequências.

- Contenda entre os discípulos de Jesus:
"Eles começaram a perguntar uns aos outros qual deles iria fazer aquilo. Surgiu também uma discussão entre eles, acerca de qual deles era considerado o maior." Lucas 22:23‭-‬24 NVI

     Esse momento deve ter sido tenso, pois o traidor estava diante de Jesus. Outro ponto foi a questão dos discípulos estarem competindo entre eles qual dentre eles era o maior. 
      Eles estavam o tempo todo com Cristo, mas não aprenderam o que Ele ensinou. Jesus veio para servir e não para ser servido. E todo aquele que deseja segui-lo, deve seguir o seu exemplo. Você está disposto a servir como Jesus?

- O maior será o menor:
"Jesus lhes disse: “Os reis das nações dominam sobre elas; e os que exercem autoridade sobre elas são chamados benfeitores. Mas vocês não serão assim. Ao contrário, o maior entre vocês deverá ser como o mais jovem, e aquele que governa, como o que serve. Pois quem é maior: o que está à mesa, ou o que serve? Não é o que está à mesa? Mas eu estou entre vocês como quem serve."
Lucas 22:25‭-‬27 NVI

  Jesus deu uma resposta muito sábia a seus discípulos e mostrou o que realmente importa. Ele é nosso exemplo, pois veio habilitar entre nós como quem serve! Sejamos seus imitadores.

"Estava se aproximando a festa dos pães sem fermento, chamada Páscoa, e os chefes dos sacerdotes e os mestres da lei estavam procurando um meio de matar Jesus, mas tinham medo do povo. Então Satanás entrou em Judas, chamado Iscariotes, um dos Doze. Judas dirigiu-se aos chefes dos sacerdotes e aos oficiais da guarda do templo e tratou com eles como lhes poderia entregar Jesus. A proposta muito os alegrou, e lhe prometeram dinheiro. Ele consentiu e ficou esperando uma oportunidade para lhes entregar Jesus quando a multidão não estivesse presente." Lucas 22:1‭-‬6 NVI

- Jesus designa um reino:
"Vocês são os que têm permanecido ao meu lado durante as minhas provações. E eu designo a vocês um Reino, assim como meu Pai o designou a mim, para que vocês possam comer e beber à minha mesa no meu Reino e sentar-se em tronos, julgando as doze tribos de Israel." Lucas 22:28‭-‬30 NVI

   Vemos nesse trecho o reconhecimento de Jesus com a atitude de seus discípulos em permanecerem ao lado dEle, durante as provações, eles não o abandonaram. Mais a frente, veremos que eles o abandonaram no período da sua prisão.  Cristo os designou o seu Reino.

- Simão Pedro é dirigido por Jesus:
“Simão, Simão, Satanás pediu vocês para peneirá-los como trigo. Mas eu orei por você, para que a sua fé não desfaleça. E, quando você se converter, fortaleça os seus irmãos”. Mas ele respondeu: “Estou pronto para ir contigo para a prisão e para a morte”. Respondeu Jesus: “Eu digo, Pedro, que antes que o galo cante hoje, três vezes você negará que me conhece”. Lucas 22:31‭-‬34 NVI
  
     Vemos aqui que Satanás pediu autorização para acabar com Pedro. É assim que o inimigo faz, ele quer nos destruir. Outro ponto é que Jesus afirmou que Pedro ainda não era convertido, ele andava com Jesus mas não havia se convertido.
    Conversão é um processo. Pedro respondeu que estava pronto para ir com Jesus e Ele falou que o aconteceria mais a frente, Pedro o negaria três vezes, antes do galo cantar.

- Jesus instruí os apóstolos:
"Então Jesus lhes perguntou: “Quando eu os enviei sem bolsa, saco de viagem ou sandálias, faltou alguma coisa?” “Nada”, responderam eles. Ele lhes disse: “Mas agora, se vocês têm bolsa, levem-na, e também o saco de viagem; e, se não têm espada, vendam a sua capa e comprem uma. Está escrito: ‘E ele foi contado com os transgressores’; e eu digo que isso precisa cumprir-se em mim. Sim, o que está escrito a meu respeito está para se cumprir”. Os discípulos disseram: “Vê, Senhor, aqui estão duas espadas”. “É o suficiente!”, respondeu ele."
Lucas 22:35‭-‬38 NVI

    Por causa da rejeição que iriam enfrentar, Jesus enfatizou que os apóstolos deviam se preparar para cuidar de suas próprias necessidades  e para se defender fisicamente. Estando armados, os apóstolos sem querer abriram caminho para que Jesus cumprisse a profecia de Isaías 53:12, que fala de transgressores.
    Provavelmente Jesus pediu uma espada apenas de modo figurado, mas os apóstolos responderam que tinha duas espadas entre eles.
(Trecho retirado do site Estudo bíblico online).

- Jesus e os apóstolos passam todas as semanas da Paixão no monte das oliveiras:
"Como de costume, Jesus foi para o monte das Oliveiras, e os seus discípulos o seguiram. Chegando ao lugar, ele lhes disse: “Orem para que vocês não caiam em tentação”. Ele se afastou deles a uma pequena distância, ajoelhou-se e começou a orar:" Lucas 22:39‭-‬41 NVI
  
     Jesus também mostrou a importância da oração. Ele e seus discípulos foram para o monte das oliveiras. Cristo fez uma orientação muito importante, vida de oração para não cairmos em tentação. Ele se afastou e foi orar.

- Jesus busca forças com o Pai:
“Pai, se queres, afasta de mim este cálice; contudo, não seja feita a minha vontade, mas a tua”.
Lucas 22:42 NVI
    Jesus não desistiu de se entregar em nosso lugar. Ele buscou forças em Deus. Cristo decidiu fazer a vontade de Deus e essa atitude nos mostra que devemos optar pela vontade do Senhor.
     Quando estiver preocupado, busque forças com o Pai.

- Deus envia um anjo para ajudar Jesus:
"Apareceu-lhe então um anjo do céu que o fortalecia. Estando angustiado, ele orou ainda mais intensamente; e o seu suor era como gotas de sangue que caíam no chão." Lucas 22:43‭-‬44 NVI

    O Senhor cuida de tudo em cada detalhe. Ele enviou um anjo do céu para ajudar Jesus.
     Esse anjo o fortalecia.

- Sobre fraqueza física:
"Quando se levantou da oração e voltou aos discípulos, encontrou-os dormindo, dominados pela tristeza. “Por que estão dormindo?”, perguntou-lhes. “Levantem-se e orem para que vocês não caiam em tentação!” Lucas 22:45‭-‬46 NVI

    Os discípulos não estavam vigilantes, enquanto Jesus orava, eles estavam dormindo. Cristo os advertiu sobre a importância da vigilância para não caírem em tentação. 
    A fraqueza física, pode levar a fraqueza espiritual.

- Judas beija o rosto de Jesus:
"Enquanto ele ainda falava, apareceu uma multidão conduzida por Judas, um dos Doze. Este se aproximou de Jesus para saudá-lo com um beijo. Mas Jesus lhe perguntou: “Judas, com um beijo você está traindo o Filho do homem?”
Lucas 22:47‭-‬48 NVI

      Judas Iscariotes sabia onde Jesus e os discípulos estavam e trouxe um grupo de inimigos de Jesus para prendê-lo. Judas usou sua intimidade com Jesus e seus discípulos para trair o Filho do homem.

- Pedro corta a orelha do servo do sumo sacerdote:
"Ao verem o que ia acontecer, os que estavam com Jesus lhe disseram: “Senhor, atacaremos com espadas?” E um deles feriu o servo do sumo sacerdote, decepando-lhe a orelha direita. Jesus, porém, respondeu: “Basta!” E tocando na orelha do homem, ele o curou." Lucas 22:49‭-‬51 NVI

    Os discípulos compreenderam que o momento da prisão de Jesus chegou. E eles se endureceram e tentaram resolver com suas próprias mãos. 
     Pedro cortou a orelha de um dos homens. Jesus deu um basta, não foi isso que Ele ensinou. Cristo também curou a orelha cortada.

- Esta é a vossa hora, e o poder das trevas:
"Então Jesus disse aos chefes dos sacerdotes, aos oficiais da guarda do templo e aos líderes religiosos que tinham vindo procurá-lo: “Estou eu chefiando alguma rebelião, para que vocês tenham vindo com espadas e varas? Todos os dias eu estive com vocês no templo e vocês não levantaram a mão contra mim. Mas esta é a hora de vocês—quando as trevas reinam”. Lucas 22:52‭-‬53 NVI

O fato de Jesus ter sido visto como um criminoso cumpriu Isaias 53:12. Tudo estava se cumprindo conforme o plano de Deus.

- Jesus é levado a casa do sumo sacerdote:
"Então, prendendo-o, levaram-no para a casa do sumo sacerdote. Pedro os seguia a distância."
Lucas 22:54 NVI

- Pedro nega Jesus três vezes:
"Mas, quando acenderam um fogo no meio do pátio e se sentaram ao redor dele, Pedro sentou-se com eles. Uma criada o viu sentado ali à luz do fogo. Olhou fixamente para ele e disse: “Este homem estava com ele”. Mas ele negou: “Mulher, não o conheço”. Pouco depois, um homem o viu e disse: “Você também é um deles”. “Homem, não sou!”, respondeu Pedro. Cerca de uma hora mais tarde, outro afirmou: “Certamente este homem estava com ele, pois é galileu”. Pedro respondeu: “Homem, não sei do que você está falando!” Falava ele ainda, quando o galo cantou. O Senhor voltou-se e olhou diretamente para Pedro. Então Pedro se lembrou da palavra que o Senhor lhe tinha dito: “Antes que o galo cante hoje, você me negará três vezes”. Saindo dali, chorou amargamente." Lucas 22:55‭-‬62 NVI

     Jesus foi preso, seus discípulos O abandonaram e Pedro O negou três vezes! Pedro lembrou o que Jesus havia falado sobre isso, se entristeceu e chorou. Não podemos nos envergonhar de Jesus.


- A maneira horrível como Jesus foi traído:
"Os homens que estavam detendo Jesus começaram a zombar dele e a bater nele. Cobriam seus olhos e perguntavam: “Profetize! Quem foi que bateu em você?” E lhe dirigiam muitas outras palavras de insulto." Lucas 22:63‭-‬65 NVI

     Jesus foi muito humilhado, ouviu essas palavras de insulto e deboche por nossa causa.

- O início do julgamento de Jesus:
"Ao amanhecer, reuniu-se o Sinédrio, tanto os chefes dos sacerdotes quanto os mestres da lei, e Jesus foi levado perante eles." Lucas 22:66 NVI

- Jesus se identifica como o Filho do Homem:
“Se você é o Cristo, diga-nos”, disseram eles. Jesus respondeu: “Se eu vos disser, não crereis em mim e, se eu vos perguntar, não me respondereis. Mas de agora em diante o Filho do homem estará assentado à direita do Deus todo-poderoso”.
Lucas 22:67‭-‬69 NVI

     Jesus é o Filho de Deus!

- Jesus diz que é o Messias ao sinédrio:
"Perguntaram-lhe todos: “Então, você é o Filho de Deus?” “Vós estais dizendo que eu sou”, respondeu ele. Eles disseram: “Por que precisamos de mais testemunhas? Acabamos de ouvir dos próprios lábios dele”. Lucas 22:70‭-‬71 NVI

    Jesus é o Messias prometido!

Deus te abençoe! Se essa mensagem te edificou, compartilhe com alguém. Um grande abraço!

Participe das nossas postagens com sua opinião!

Postagem Anterior Próxima Postagem