O que aprendi no culto de quinta (16/02) Tema da mensagem: O peregrino!


OlΓ‘ amigo (a) da Palavra de Deus! Tudo bem com vocΓͺ?

       Como Γ© bom cultuar a Deus! O culto de quinta-feira foi uma benção! Assim como fui impactado e edificado, espero que vocΓͺ seja tambΓ©m! 

Tema da mensagem: O peregrino
 Pregador: Pastor Sandro Souza
Texto bΓ­blico: Salmo 84

"Como Γ© agradΓ‘vel o lugar da tua habitação, Senhor dos ExΓ©rcitos! A minha alma anela, e atΓ© desfalece, pelos Γ‘trios do Senhor; o meu coração e o meu corpo cantam de alegria ao Deus vivo. AtΓ© o pardal achou um lar e a andorinha um ninho para si, para abrigar os seus filhotes, um lugar perto do teu altar, Γ³ Senhor dos ExΓ©rcitos, meu Rei e meu Deus. Como sΓ£o felizes os que habitam em tua casa; louvam-te sem cessar! Pausa Como sΓ£o felizes os que em ti encontram forΓ§a e os que sΓ£o peregrinos de coração! Ao passarem pelo vale de Baca, fazem dele um lugar de fontes; as chuvas de outono tambΓ©m o enchem de cisternas. Prosseguem o caminho de forΓ§a em forΓ§a, atΓ© que cada um se apresente a Deus em SiΓ£o. Ouve a minha oração, Γ³ Senhor Deus dos ExΓ©rcitos; escuta-me, Γ³ Deus de JacΓ³. Pausa Olha, Γ³ Deus, que Γ©s nosso escudo; trata com bondade o teu ungido. Melhor Γ© um dia nos teus Γ‘trios do que mil noutro lugar; prefiro ficar Γ  porta da casa do meu Deus a habitar nas tendas dos Γ­mpios. O Senhor Deus Γ© sol e escudo; o Senhor concede favor e honra; nΓ£o recusa nenhum bem aos que vivem com integridade. Γ“ Senhor dos ExΓ©rcitos, como Γ© feliz aquele que em ti confia!"

Peregrino Γ© aquele que faz grandes e longas viagens, Γ© um viajante. E o texto bΓ­blico que iremos ler Γ© muito conhecido e tem tudo a ver com o tΓ­tulo dessa mensagem. 
     O Salmo 84 Γ© bastante conhecido e muito citado. Ele narra com detalhes o desejo do salmista povo de Israel de ir ao tabernΓ‘culo. Eles celebravam a Deus pela existΓͺncia do templo, alΓ©m de darem Γͺnfase Γ  felicidade encontrada por cada pessoa que o frequenta.
    O povo de Israel ia pelo menos uma vez ao ano no tabernΓ‘culo para oferecer culto a Deus. O salmista fala da sua expectativa de chegar no tabernΓ‘culo. Temos sentido esse mesmo desejo e vontade de estarmos na PresenΓ§a de Deus? 

O Peregrino nos ensina quatro liçáes importantes:

1° Todo aquele que estΓ‘ peregrinando para JerusalΓ©m, se renova na casa de Deus! (VersΓ­culos 1-3)

A caminhada pode ser difícil, mas a chegada na casa de Deus vale a pena. O mais importante não é o templo, é a Presença de Deus manifestada, é sobre isso que o salmista se refere.
      O salmista reconhece a importΓ’ncia do abrigo que o tabernΓ‘culo e a casa de Deus nos concede. 
VocΓͺ jΓ‘ teve uma experiΓͺncia, onde vocΓͺ nΓ£o queria ir ao culto, mas foi e saiu outra pessoa e revigorado? A igreja Γ© lugar da PresenΓ§a de Deus e Γ© lugar de sairmos revigorados e com forΓ§a para continuarmos nossa caminhada.
Por mais difΓ­cil que seja a caminhada com Cristo, nΓ£o podemos desanimar, devemos persistir com fΓ©, pois Γ© a melhor escolha!

2° Transformar lΓ‘grimas em correntes de vitΓ³ria! (VersΓ­culos 4-7)

    No verso 6, lemos sobre vale de baca
  Baca deriva da palavra hebraica baka‘, que significa “chorar”. As lΓ‘grimas de alegria dos peregrinos transformavam as fontes de tristeza e angΓΊstia em fontes de bΓͺnçãos, assim como as primeiras chuvas de outono restauravam Γ‘gua ao vale. 
VocΓͺ estΓ‘ passando pelo vale? Passar pelo vale nΓ£o Γ© fΓ‘cil, muitas vezes queremos seguir atalhos para nΓ£o passarmos pelo vale. Mas os caminhos que levam  para JerusalΓ©m passam por vales.
  Por vezes Γ© isso que impedem muitas pessoas de seguir o caminho de Deus, pois nΓ£o querem pagar o preΓ§o. Quando estamos enfrentando dificuldades, nΓ£o compreendemos o porque de vivenciarmos momentos difΓ­ceis, mas aprendemos muito com os vales.
O vale nΓ£o Γ© lugar para nos prejudicar e sim nos preparar para os propΓ³sitos de Deus. Muitas vezes abrimos mΓ£o do que o Senhor tem para nΓ³s, porque nΓ£o queremos enfrentar dificuldades.
Precisamos fazer do vale, do deserto, um lugar da PresenΓ§a de Deus. NΓ£o hΓ‘ vale que impeΓ§a a PresenΓ§a de Deus, cabe a nΓ³s transformar o vale de baca, o lugar de lΓ‘grimas em coisa boa. 

Devemos esperar no Senhor e mesmo que estejamos cansados, seremos renovados pelo Senhor e esse renovo nos farΓ‘ avanΓ§ar: "AtΓ© os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moΓ§os tropeΓ§am e caem; mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forΓ§as. Voam alto como Γ‘guias; correm e nΓ£o ficam exaustos, andam e nΓ£o se cansam." IsaΓ­as 40:30‭-‬31 NVI

3° Os dias na casa de Deus nos prepara para situaçáes fora de sua casa! (VersΓ­culos 8-10)

   Sabemos que igreja somos nΓ³s, Deus habita em nΓ³s e nΓ£o em templos. Mas Γ© muito importante congregarmos e prestarmos culto a Deus, reunidos com nossos amados irmΓ£os. 
 VocΓͺ valoriza o estar na casa de Deus? A casa de Deus nos concede vigor, fortalecimento, bençãos e favor de Deus. Somos cuidado, alimentado, ensinados, tratado e renovado.  TambΓ©m somos confrontados quando estamos errados, mas esse confronto vale a pena. 
Precisamos estar preparados para enfrentarmos as situaçáes contrÑrias do mundo e só sairemos vitoriosos se permanecermos firmes no Senhor, edificados com os benefícios da casa de Deus e revestidos com a armadura de Deus.
A igreja Γ© a ferramenta que Deus criou para impactar vidas e Γ© essa igreja que Cristo vira buscar!

4° Precisamos colocar nossa confianΓ§a no dono da Casa! (VersΓ­culo 11-12)

Podemos confiar no Senhor, Ele é eterno e não muda. Quando colocamos nossa confiança no Senhor, ele age. Deus nos protege e nos dÑ força para superar todas as dificuldades. Ele transforma nossas vidas e nos dÑ vitória. Se confiamos no Senhor, não seremos decepcionados.
Onde vocΓͺ estΓ‘ depositando a sua confianΓ§a? 

Que possamos valorizar a comunhão com o Senhor, como dito acima, o mais importante não é o lugar e sim a Presença de Deus manifestada. O tabernÑculo sem a Presença de Deus não é nada.
 Que a cada dia nosso amor em estar com o Senhor possa aumentar cada vez mais. E assim como o salmista, nΓ³s tambΓ©m devemos demostrar nosso amor e prazer em estar com o Senhor. 

O louvor escolhido para complementar nossa reflexão e nos edificar é o "Teus altares", da Soraya Moraes, faça desse louvor a sua oração!



Comente abaixo o que vocΓͺ aprendeu no culto na sua igreja!

Deus te abençoe! Se essa postagem te edificou, compartilhe com alguém, ajude-nos a levar Jesus e sua Palavra até as pessoas. Um grande abraço!

Participe das nossas postagens com sua opiniΓ£o!

Postagem Anterior PrΓ³xima Postagem