Dia a dia com a Bíblia: Lucas 9!


Olá amigo (a) da Palavra de Deus! Tudo bem com você?
  
   Vamos ler a Bíblia juntos durante esse ano? A leitura bíblica de hoje é Lucas 9!

Esse capítulo narra vários acontecimentos importantes:

1° Jesus envia os doze!
        Nesse capítulo lemos que chegou o momento que Jesus enviou os dose apóstolos a cumprirem o ide, Ele os encheu de autoridade para expulsar demônios e curar doenças. Jesus fez uma recomendação a eles: E disse-lhes: “Não levem nada pelo caminho: nem bordão, nem saco de viagem, nem pão, nem dinheiro, nem túnica extra. Na casa em que vocês entrarem, fiquem ali até partirem. Se não os receberem, sacudam a poeira dos seus pés quando saírem daquela cidade, como testemunho contra eles”. Então, eles saíram e foram pelos povoados, pregando o evangelho e fazendo curas por toda parte." Lucas 9:3‭-‬6 NVI

      As pessoas estavam falando muito sobre Jesus e tudo o que Ele havia feito em várias cidades e Herodes ficou surpreso, achando que era João Batista que tinha ressuscitado. João Batista estava preso e por causa de Herodias. Ela era esposa Felipe irmão do rei Herodes. Herodias e Herodes se relacionavam e João Batista sempre aconselhava o rei sobre essa prática.
       Herodes não queria matar João Batista, mas no dia do seu aniversário, Herodias viu a grande oportunidade, ela preparou um banquete e convidou muitas pessoas importantes. Sua filha dançou e todos gostaram, Herodes gostou tanto dela, que falou que qualquer coisa que ela pedisse, ele realizaria.
       Então ela falou com sua mãe e seguindo a orientação dela, pediu a cabeça de João Batista numa bandeja. Por causa da sua palavra, o rei não pode voltar atrás e ordenou que decapitassem João Batista.

2° A primeira multiplicação dos pães!
    Ao voltarem, os apóstolos relataram a Jesus o que tinham feito. Então ele os tomou, e retiraram-se para uma cidade chamada Betsaida; mas as multidões ficaram sabendo, e o seguiram. Ele as acolheu e falava-lhes acerca do Reino de Deus e curava os que precisavam de cura.
     Ao fim da tarde os Doze aproximaram-se dele e disseram: “Manda embora a multidão para que eles possam ir aos campos vizinhos e aos povoados, e encontrem comida e pousada, porque aqui estamos em lugar deserto”. Lucas 9:12b
       Jesus teve compaixão do povo e disse:Ele, porém, respondeu: “Deem-lhes vocês algo para comer”. Eles disseram: “Temos apenas cinco pães e dois peixes—a menos que compremos alimento para toda esta multidão”. Lucas 9:13 NVI
       Eles estavam no deserto e não havia nenhum estabelecimento por isso os discípulos falaram para Jesus dispensar o povo. Jesus então pediu aos doze que separassem as pessoas em grupos e tendo pegado os cinco pães e os dois peixinhos, deu graças a Deus e a multiplicação aconteceu. 
        Todos se sacearam e ainda sobrou doze cestos cheios.

3° A confissão de Pedro!
    Certa vez Jesus estava orando em particular, e com ele estavam os seus discípulos; então lhes perguntou sobre quem as pessoas achavam que Ele era? E os discípulos responderam que muitos diziam que Ele era Elias e outros que Ele era um dos profetas do passado que ressuscitou. 
     Jesus também fez a mesma pergunta para seus discípulos, sobre quem Ele era para eles e Pedro afirmou que Jesus é o Cristo de Deus! Então Jesus pediu para que não contasse isso a ninguém, pois era necessário Ele passar por várias coisas, antes de ser crucificado e ressuscitado. 
        Jesus falou que assim como Ele passaria por muitas coisas, todo aquele que o segue, também passará:  Jesus dizia a todos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá; mas quem perder a sua vida por minha causa, este a salvará. Pois que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder-se ou destruir a si mesmo? Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras, o Filho do homem se envergonhará dele quando vier em sua glória e na glória do Pai e dos santos anjos. Garanto a vocês que alguns que aqui se acham de modo nenhum experimentarão a morte antes de verem o Reino de Deus”. Lucas 9:23‭-‬27 NVI

 Quem é Jesus para você? Aceite o convite dEle, vale a pena seguir a Cristo!

4° A transfiguração!
    Esse trecho é tremendo, fico imaginando como será o dia que verei Jesus frente a frente. Confira como foi esse momento: "Aproximadamente oito dias depois de dizer essas coisas, Jesus tomou a Pedro, João e Tiago e subiu a um monte para orar. Enquanto orava, a aparência de seu rosto se transformou, e suas roupas ficaram alvas e resplandecentes como o brilho de um relâmpago. Surgiram dois homens que começaram a conversar com Jesus. Eram Moisés e Elias. Apareceram em glorioso esplendor e falavam sobre a partida de Jesus, que estava para se cumprir em Jerusalém. Pedro e os seus companheiros estavam dominados pelo sono; acordando subitamente, viram a glória de Jesus e os dois homens que estavam com ele. Quando estes iam se retirando, Pedro disse a Jesus: “Mestre, é bom estarmos aqui. Façamos três tendas: uma para ti, uma para Moisés e uma para Elias”. (Ele não sabia o que estava dizendo.) Enquanto ele estava falando, uma nuvem apareceu e os envolveu, e eles ficaram com medo ao entrarem na nuvem. Dela saiu uma voz que dizia: “Este é o meu Filho, o Escolhido; ouçam-no!” Tendo-se ouvido a voz, Jesus ficou só. Os discípulos guardaram isto somente para si; naqueles dias, não contaram a ninguém o que tinham visto." Lucas 9:28‭-‬36 NVI

5° A cura de um menino endemoninhado!
    
     No dia seguinte, quando Jesus e os discípulos desceram do monte, uma grande multidão veio ao encontro dEle. Um homem da multidão bradou e pediu ajuda para seu filho que estava dominado por espirito imundo, que o fazia gritar, lançava-o em convulsões e o fazia espumar; quase nunca o abandonava e estava destruindo aquele menino.      
       O homem falou que pediu aos discípulos que expulsasse o espírito imundo,  mas eles não conseguiram”. Respondeu Jesus: “Ó geração incrédula e perversa, até quando estarei com vocês e terei que suportá-los? Traga-me aqui o seu filho”.
Lucas 9:41 NVI
         O texto relata que quando o menino vinha vindo, o demônio o lançou por terra, em convulsão. Mas Jesus repreendeu o espírito imundo, curou o menino e o entregou de volta a seu pai. As pessoas ficaram admiradas pela grandeza e autoridade de Jesus. 
     No final desse trecho, Jesus falou a seus discípulos que Ele seria traído e entregue nas mãos dos homens. 

6° Quem será o maior?
         Esse trecho é muito importante e Jesus faz uma exortação para cada um de nós.  Começou uma discussão entre os discípulos acerca de qual deles seria o maior.
     Jesus, conhecendo os seus pensamentos, tomou uma criança e a colocou em pé, a seu lado. Então lhes disse: “Quem recebe esta criança em meu nome está me recebendo; e quem me recebe está recebendo aquele que me enviou. Pois aquele que entre vocês for o menor, este será o maior”.
      Que possamos praticar esse ensinamento em todo tempo, que possamos diminuir para que o Senhor seja engradecido. O que importa é a eternidade com Deus, não precisamos disputar posição no céu. 
       Jesus exortou João sobre uma questão que vivemos atualmente: disse João: “Mestre, vimos um homem expulsando demônios em teu nome e procuramos impedi-lo, porque ele não era um dos nossos”. “Não o impeçam”, disse Jesus, “pois quem não é contra vocês, é a favor de vocês.”
Lucas 9:49-50 NVI 
        A igreja de Cristo precisa ser unida, estamos no mundo para cumprirmos a missão que Jesus entregou em nossas mãos, essa deve ser a nossa motivação. Precisamos parar com a divisão entre os irmãos. 

7° A oposição samaritana!
        Aproximando-se o tempo em que seria elevado aos céus, Jesus partiu resolutamente em direção a Jerusalém. E enviou mensageiros à sua frente. Indo estes, entraram num povoado samaritano para lhe fazer os preparativos; mas o povo dali não o recebeu porque se notava que ele se dirigia para Jerusalém.
       Ao verem isso, os discípulos Tiago e João perguntaram: “Senhor, queres que façamos cair fogo do céu para destruí-los?” Mas Jesus, voltando-se, os repreendeu, dizendo: “Vocês não sabem de que espécie de espírito vocês são, pois o Filho do homem não veio para destruir a vida dos homens, mas para salvá-los”; e foram para outro povoado.
       Infelizmente muitos ainda estão rejeitando Jesus. 

8° Quão difícil é seguir Jesus!
      Você está disposto a seguir Jesus? Não será fácil, mas vale a pena. Jesus nos chama para fazermos a sua obra. Lemos nesse trecho que um homem, decidiu seguir a Cristo e  Ele convidou outros dois homens para segui-lo, mas eles disseram que iriam se despedir primeiro dos seus familiares: A outro disse: “Siga-me”. Mas o homem respondeu: “Senhor, deixa-me ir primeiro sepultar meu pai”. Jesus lhe disse: “Deixe que os mortos sepultem os seus próprios mortos; você, porém, vá e proclame o Reino de Deus”. Ainda outro disse: “Vou seguir-te, Senhor, mas deixa-me primeiro voltar e despedir-me da minha família”. Jesus respondeu: “Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus”.
Lucas 9:59‭-‬62 NVI

Deus te abençoe! Continue lendo a Bíblia comigo! Se essa postagem te edificou, compartilhe com alguém! Um grande abraço!

Participe das nossas postagens com sua opinião!

Postagem Anterior Próxima Postagem