Dia a dia com a Bíblia: Lucas 11!

Olá amigo (a) da Palavra de Deus! Tudo bem com você?
  
   Vamos ler a Bíblia juntos durante esse ano? A leitura bíblica de hoje é Lucas 11!

Esse capítulo narra vários acontecimentos importantes:

1° O ensino de Jesus a cerca da oração!

     Os discípulos estavam motivados a aprender orar e recorreram a Jesus e Ele compartilhou a oração do Pai nosso, que é oração modelo para todos nós. Você está orando do jeito certo? Valorize a ajuda de Jesus. 
      Precisamos orar sem cessar, a oração é a chave da vitória, é por meio dela que falamos com o Senhor! Jesus nos diz: “Por isso digo: Peçam, e será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta será aberta. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta. “Qual pai, do meio de vocês, se o filho pedir um peixe, em lugar disso lhe dará uma cobra? Ou, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai que está nos céus dará o Espírito Santo a quem o pedir!”
Lucas 11:9‭-‬13 NVI
 

2° A acusação contra Jesus!
    
       Em vez de louvar a Deus por Jesus ter curado o endemoniado mudo, alguns da multidão O acusaram de expulsar demônios pelo poder de Satanás. Belzebu, deus adorado pelos filisteus em Ecrom, passara a ser um apelido para Satanás.
      Outras pessoas tentaram pegar Jesus em uma armadilha pedindo que Ele fizesse um sinal milagroso. Mas Jesus conhecia a intenção do coração de cada pessoa presente e disse-lhes muitas coisas importantes.

- A divisão!
   "Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e uma casa dividida contra si mesma cairá. Se Satanás está dividido contra si mesmo, como o seu reino pode subsistir? Digo isso porque vocês estão dizendo que expulso demônios por Belzebu. Se eu expulso demônios por Belzebu, por quem os expulsam os filhos de vocês? Por isso, eles mesmos estarão como juízes sobre vocês. Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso demônios, então chegou a vocês o Reino de Deus."
Lucas 11:17‭-‬20 NVI

     Por meio desses versos, Jesus chamou a atenção daquelas pessoas a respeito do que elas afirmaram. Um reino ou casa dividido contra si mesmo, cooperará para sua destruição.  Satanás jamais dividiria sua própria "casa", expulsando seus próprios demônios. 
    Cristo expulsava os demônios porque tinha autoridade e pelo seu poder.

- O homem mais forte!
  “Quando um homem forte, bem armado, guarda sua casa, seus bens estão seguros. Mas, quando alguém mais forte o ataca e o vence, tira-lhe a armadura em que confiava e divide os despojos." Lucas 11:21‭-‬22 NVI

   Os mais fortes sempre vencem. Jesus é mais forte do que Satanás e Ele estava no processo de desarmá-lo.

- Quem será contra Mim?
    Precisamos refletir sobre em qual lado nos estamos? “Aquele que não está comigo é contra mim, e aquele que comigo não ajunta espalha."
Lucas 11:23 NVI

- Não deixe a casa vazia!
“Quando um espírito imundo sai de um homem, passa por lugares áridos procurando descanso e, não o encontrando, diz: ‘Voltarei para a casa de onde saí’. Quando chega, encontra a casa varrida e em ordem. Então vai e traz outros sete espíritos piores do que ele, e entrando passam a viver ali. E o estado final daquele homem torna-se pior do que o primeiro”. Lucas 11:24‭-‬26 NVI

    Estes versículos alertam que o exorcismo de um demônio está incompleto se Cristo não entrar pela fé na pessoa curada e passar a habitá-la. Que possamos convidar Jesus para fazer morada em nós e ficar por definitivo. 

- Vale a pena valorizar a Palavra de Deus!

Ele respondeu: “Antes, felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e lhe obedecem”.
Lucas 11:28 NVI
     Você tem lido a Bíblia e praticado seus ensinamentos? Quem vive segundo a Palavra de Deus é prudente, agrada o Senhor e é bem aventurado!

3° O sinal de Jonas!

      Lemos nesse trecho, que as pessoas que estavam perto de Jesus, pediram um sinal, mas Ele deixou bem claro que o único sinal que seria dado, era o de Jonas. Mas o que Jesus quis dizer com isso? 
       A pregação de Jonas levou os ninivitas ao arrependimento e esse seria o único sinal que Israel receberia de Jesus. Também outra coisa interessante, os três dias e três noites que Jonas passou dentro do grande peixe foram uma figura da ressurreição de Jesus, o sinal que seria dado aquela geração perversa.
       A mensagem não mudou, é tempo de nos arrependermos verdadeiramente dos nossos maus caminhos e assumirmos um compromisso de vida com Deus. Jesus está voltando e precisamos nos preparar!
 
4° A candeia do corpo!

“Ninguém acende uma candeia e a coloca em lugar onde fique escondida ou debaixo de uma vasilha. Ao contrário, coloca-a no lugar apropriado, para que os que entram possam ver a luz. Os olhos são a candeia do corpo. Quando os seus olhos forem bons, igualmente todo o seu corpo estará cheio de luz. Mas, quando forem maus, igualmente o seu corpo estará cheio de trevas. Portanto, cuidado para que a luz que está em seu interior não sejam trevas. Logo, se todo o seu corpo estiver cheio de luz, e nenhuma parte dele estiver em trevas, estará completamente iluminado, como quando a luz de uma candeia brilha sobre você”. Lucas 11:33‭-‬36 NVI

     Jesus mostrou a verdadeira luz para as pessoas, o seu evangelho. E quem O rejeita e também suas palavras, tem olhos espirituais maus, que transformava a luz de Cristo em trevas. Mas aqueles que receberam Jesus pela fé se tornam cheios de luz. Devemos refletir sobre qual tem sido a nossa atitude?

No final desse capítulo, lemos que Jesus condenou a hipocrisia dos fariseus e dos peritos da lei!
    Essas pessoas eram conheciam as leis, exigiam das pessoas, mas não viviam o que tanto exigiam dos outros. Jesus fez duras críticas. Precisamos refletir se realmente temos dado um bom testemunho diante das pessoas. Será que estamos vivendo o que pregamos?

Deus te abençoe! Continue lendo a Bíblia comigo! Se essa postagem te edificou, compartilhe com alguém! Um grande abraço!

Participe das nossas postagens com sua opinião!

Postagem Anterior Próxima Postagem