Dia a dia com a Bíblia: Lucas 1


Olá amigo (a) da Palavra de Deus! Tudo bem com você?
  
   Vamos ler a Bíblia juntos durante esse ano? Iniciamos hoje a leitura no evangelho de Lucas, glória a Deus! E o primeiro capítulo é muito especial, pois relata.
     
     No início desse capítulo, lemos que Lucas escreveu  a Teófilo, que em latim e grego significa "querido por Deus" ou "aquele que ama a Deus", foi um militar de alta patente do exército romano que, convertido a Jesus, patrocinou a pesquisa e a publicação deste relatório fiel sobre a vida e obra de Jesus. (Texto extraído do site Jesus e a Bíblia)

Acho esse capítulo muito especial e com vários pontos importantes, o primeiro é sobre o anúncio do nascimento de João Batista e como o Senhor fez. No tempo de Herodes, rei da Judéia, havia um sacerdote chamado Zacarias e sua esposa era Isabel, eles eram descendentes de Arão.
    Eles eram justos aos olhos de Deus, eram tementes ao Senhor e obedeciam aos seus mandamentos e preceitos. Mas faltava uma coisa para completá-los, um filho, Isabel era estéril e os dois já estava em idade avançada. 
   Naquele tempo era muito importante ter filhos, pois os mesmos assumiriam as responsabilidades de seus pais, era comum também as mulheres que não podiam gerar, serem humilhadas e zombadas pelas mulheres que tinham filhos. Mas o Senhor tinha planos para aquele casal e fez o sobrenatural, o que ninguém esperava, confira como foi esse  momento especial e impactante: "Certa vez, estando de serviço o seu grupo, Zacarias estava servindo como sacerdote diante de Deus. Ele foi escolhido por sorteio, de acordo com o costume do sacerdócio, para entrar no santuário do Senhor e oferecer incenso. Chegando a hora de oferecer incenso, o povo todo estava orando do lado de fora. Então um anjo do Senhor apareceu a Zacarias, à direita do altar do incenso. Quando Zacarias o viu, perturbou-se e foi dominado pelo medo. Mas o anjo lhe disse: “Não tenha medo, Zacarias; sua oração foi ouvida. Isabel, sua mulher, dará a você um filho, e você lhe dará o nome de João. Ele será motivo de prazer e de alegria para você, e muitos se alegrarão por causa do nascimento dele, pois será grande aos olhos do Senhor. Ele nunca tomará vinho nem bebida fermentada, e será cheio do Espírito Santo desde antes do seu nascimento. Fará retornar muitos dentre o povo de Israel ao Senhor, o seu Deus. E irá adiante do Senhor, no espírito e no poder de Elias, para fazer voltar o coração dos pais a seus filhos e os desobedientes à sabedoria dos justos, para deixar um povo preparado para o Senhor”. Zacarias perguntou ao anjo: “Como posso ter certeza disso? Sou velho, e minha mulher é de idade avançada”. O anjo respondeu: “Sou Gabriel, o que está sempre na presença de Deus. Fui enviado para transmitir a você estas boas-novas. Agora você ficará mudo. Não poderá falar até o dia em que isso acontecer, porque não acreditou em minhas palavras, que se cumprirão no tempo oportuno”. Enquanto isso, o povo esperava por Zacarias, estranhando sua demora no santuário. Quando saiu, não conseguia falar nada; o povo percebeu então que ele tivera uma visão no santuário. Zacarias fazia sinais para eles, mas permanecia mudo. Quando se completou seu período de serviço, ele voltou para casa. Depois disso, Isabel, sua mulher, engravidou e durante cinco meses não saiu de casa. E ela dizia: “Isto é obra do Senhor! Agora ele olhou para mim favoravelmente, para desfazer a minha humilhação perante o povo."  Lucas 1:8‭-‬25 NVI

É tremendo o que o Senhor faz, o Senhor tinha projetos para Zacarias e Isabel, além de receberem o milagre de gerar um bebê, o filho amado deles seria um instrumento usado por Deus para pregar a sua Palavra e preparar o povo para a chegada de Jesus! Aprendemos também que vale a pena sermos fiéis ao Senhor e obediente a sua Palavra, não é troca, não podemos fazer por interesse e sim por amor. Que o Senhor olhe para nós e veja que estamos nos esforçando para sermos justos aos seus olhos. 

Outro ponto importante é sobre o nascimento do nosso Salvador! Lucas descreve com detalhes como foi o encontro do anjo Gabriel com Maria e o anúncio do nascimento de Jesus. 
No sexto mês, Deus enviou o anjo Gabriel a Nazaré, cidade da Galiléia, para falar com Maria, Deus viu nela qualidades para gerar Jesus, ela era virgem e prometida em casamento a José, descendente de Davi. Confira como foi esse encontro: "O anjo, aproximando-se dela, disse: “Alegre-se, agraciada! O Senhor está com você!” Maria ficou perturbada com essas palavras, pensando no que poderia significar esta saudação. Mas o anjo lhe disse: “Não tenha medo, Maria; você foi agraciada por Deus! Você ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi, e ele reinará para sempre sobre o povo de Jacó; seu Reino jamais terá fim”. Perguntou Maria ao anjo: “Como acontecerá isso se sou virgem?” O anjo respondeu: “O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com a sua sombra. Assim, aquele que há de nascer será chamado Santo, Filho de Deus. Também Isabel, sua parenta, terá um filho na velhice; aquela que diziam ser estéril já está em seu sexto mês de gestação. Pois nada é impossível para Deus”. Respondeu Maria: “Sou serva do Senhor; que aconteça comigo conforme a tua palavra”. Então o anjo a deixou."
Lucas 1:28‭-‬38 

    O Senhor escolhe pessoas simples para cumprir seus propósitos, pessoas muitas vezes improváveis na visão dos homens, mas capazes aos olhos de Deus. Maria era serva de Deus! É lindo ver como foi o passo a passo da vinda de Jesus ao mundo, tanto no antigo testamento como no novo.

Naqueles dias, Maria  foi visitar Isabel, chegando na casa de Zacarias, saudou a Isabel, quando ela ouviu a saudação de Maria, o bebê agitou-se em seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo e disse: “Bendita é você entre as mulheres, e bendito é o filho que você dará à luz!"
Lucas 1:42 
Isabel falou para Maria que após ouvir a sua saudação, o bebê agitou-se em seu ventre. Isabel foi usado por Deus, ela não sabia que Maria foi a escolhida para gerar Jesus. 
Maria demostrou gratidão exaltou o Senhor por meio do cântico de adoração, relatado nos versos 46 a 56.

Chegou o tempo e o filho de Zacarias e Isabel nasceu. Deus vizinhos e parentes ficaram alegres com o nascimento e no oitavo dia, foram circuncidar o bebê e  as pessoas queriam saber como ele se chamaria, queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias, mas Isabel, disse que ele se chamaria João. As pessoas estranharam, pois eles não tinham nenhum parente com aquele nome. Perguntaram a Zacarias, ele ainda estava mudo. 
Ele pediu uma tabuinha e escreveu João. Imediatamente ele voltou a falar e louvou a Deus. Todos os vizinhos ficaram cheios de temor, e por toda a região montanhosa da Judéia se falava sobre essas coisas. Todos os que ouviam falar disso se perguntavam: “O que vai ser este menino?” Pois a mão do Senhor estava com ele. 

Deus te abençoe! Continue lendo a Bíblia comigo!  Se essa postagem te edificou, compartilhe com alguém! Um grande abraço!

Participe das nossas postagens com sua opinião!

Postagem Anterior Próxima Postagem