Dia a dia com a Bíblia: Leia Marcos 10!


Olá amigo (a) da Palavra de Deus! Tudo bem com você?
  
   Vamos ler a Bíblia juntos durante esse ano? A leitura bíblica de hoje é Marcos 10!
     Minha orientação é para que você ore antes da leitura, depois leia o capítulo de hoje na sua Bíblia, reflita sobre o que leu e depois leia o comentário no blog. No final ore novamente!

Esse capítulo inicia com Jesus falando sobre o divórcio, Ele estava ensinando a multidão e alguns fariseus com a finalidade de pô-lo a prova, perguntaram se é lícito o homem separar de sua mulher? Jesus respondeu: "Mas no princípio da criação Deus ‘os fez homem e mulher’. ‘Por esta razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne’. Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém o separe”.
Marcos 10:6‭-‬9 NVI
O casamento agrada a Deus, Ele é idealizador da família e não se agrada quando há divórcio. Jesus também falou sobre esse assunto com seus discípulos: Ele respondeu: “Todo aquele que se divorciar de sua mulher e se casar com outra mulher, estará cometendo adultério contra ela. E, se ela se divorciar de seu marido e se casar com outro homem, estará cometendo adultério”.
Marcos 10:11‭-‬12 NVI
Jesus diz que todo aquele que se divorciar do seu cônjuge e se casar novamente, está cometendo adultério! Casamento é coisa séria, é necessário pedir a direção de Deus, para decidirmos certo, é no namoro que se conhece o futuro marido/mulher. Deus também restaura casamentos frustrados e pode fazer tudo novo, peça a orientação do Senhor! 

Jesus ama as crianças e através desse capítulo, entendemos que o lugar de criança é na presença de Cristo! Você tem sido um canal para trazer as crianças até Jesus, ou está impedindo elas de aproximarem dEle?
     Os discípulos estavam impedindo as crianças de se aproximarem de Jesus e Ele repreendeu a atitude deles e também fez uma orientação sobre sermos iguais as crianças: "Quando Jesus viu isso, ficou indignado e lhes disse: “Deixem vir a mim as crianças, não as impeçam; pois o Reino de Deus pertence aos que são semelhantes a elas. Digo a verdade: Quem não receber o Reino de Deus como uma criança, nunca entrará nele”. Em seguida, tomou as crianças nos braços, impôs-lhes as mãos e as abençoou."
Marcos 10:14‭-‬16 NVI

     Que essa seja a nossa oração!

    Esse capítulo narra também a história do jovem rico. Ele desejava ser salvo e foi até Jesus, ele tinha muita vontade de receber a salvação, era um jovem que valorizava os mandamentos e os praticava desde a adolescência, mas faltava uma coisa. Quando Cristo falou para ele abrir mão de tudo o que tinha, vender, dar aos pobres e depois desse ato de fé, retornar e aí sim segui-lo, o jovem se entristeceu e foi-se  embora.
   O problema não era a riqueza, mas o fato do jovem priorizar suas riquezas e fazer delas, o seu deus. Nada e nem ninguém pode ocupar o lugar do Senhor, Ele não divide sua glória com ninguém! Se fizermos uma comparação com outras histórias bíblicas, principalmente as dos discípulos, todos abriram mão de tudo por causa de Jesus, deixaram família, casa, trabalho, tudo para segui-lo e servirem ao Senhor, na sua grande Obra. 
Quais tem sido as suas prioridades? Você está disposto a abrir mão de tudo por causa de Jesus? 
Veja o que Jesus diz para mim e para você:
"Respondeu Jesus: “Digo a verdade: Ninguém que tenha deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, ou campos, por causa de mim e do evangelho, deixará de receber cem vezes mais, já no tempo presente, casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, e com eles perseguição; e, na era futura, a vida eterna. Contudo, muitos primeiros serão últimos, e os últimos serão primeiros”.
Marcos 10:29‭-‬31 NVI

Que todos os dias e em todo tempo, possamos abrir mão de tudo por causa de Jesus. Não é fácil, pois precisamos renunciar a nós mesmos, mas vale a pena!
 
       O capítulo narra que Jesus, juntamente com os discípulos e todos que o seguiam, estavam indo em direção a Jerusalém, Cristo ia mais a frente, as pessoas estavam com medo. Novamente Ele chamou a parte os discípulos e predisse novamente sobre sua morte e ressurreição: “Estamos subindo para Jerusalém e o Filho do homem será entregue aos chefes dos sacerdotes e aos mestres da lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos gentios, que zombarão dele, cuspirão nele, o açoitarão e o matarão. Três dias depois ele ressuscitará”. Marcos 10:33‭-‬34 NVI

    Cristo descreveu com detalhes o que aconteceria e como seria e essa passagem nos lembra sobre o que Jesus precisou passar para nós sermos redimidos, justificados, purificados e salvos, por meio de morte de Cruz. Hoje nós usufruímos da salvação em Jesus, como é bom vivermos na Presença de Deus.
   Precisamos reconhecer o sacrifício de Jesus e valorizá-lo! Jesus veio ao mundo, ensinou e operou milagres, sofreu, foi zombado, morreu, ressuscitou ao terceiro dia e em breve voltará para buscar a sua igreja e nós devemos fazer a nossa parte, nos preparar dia pós dia para encontrarmos com Jesus!

Do verso 35 até o 45, lemos sobre o pedido de Tiago e João e exortação de Jesus para todos nós! Veja o que eles pediram: "Nisso Tiago e João, filhos de Zebedeu, aproximaram-se dele e disseram: “Mestre, queremos que nos faças o que vamos te pedir”. “O que vocês querem que eu faça?”, perguntou ele. Eles responderam: “Permite que, na tua glória, nos assentemos um à tua direita e o outro à tua esquerda”. Marcos 10:35‭-‬37 NVI
Eles vivenciaram e aprenderam muito com Jesus, mas queriam glória e um lugar especial no céu. Veja a resposta de Jesus: "Disse-lhes Jesus: “Vocês não sabem o que estão pedindo. Podem vocês beber o cálice que eu estou bebendo ou ser batizados com o batismo com que estou sendo batizado?” “Podemos”, responderam eles. Jesus lhes disse: “Vocês beberão o cálice que estou bebendo e serão batizados com o batismo com que estou sendo batizado; mas o assentar-se à minha direita ou à minha esquerda não cabe a mim conceder. Esses lugares pertencem àqueles para quem foram preparados”. Marcos 10:38‭-‬40 NVI

Os outros discípulos ficaram indignados quando ouviram o pedido. Jesus falou mais vez sobre servir, esse tema foi abordado bastante essa semana, fomos chamados para servir, assim como Jesus, o verdadeiro servo, não busca glória e exaltação.
Eu não me preocupo se vou ter um lugar especial no céu, eu me preocupo e anseio em viver eternamente com Cristo, o importante é a vida eterna com o Senhor.

Finalizando esse capítulo, lemos sobre o cego Bartimeu, gosto muito dessa história. Jesus, seus discípulos e as pessoas que O acompanhavam,  chegaram em Jericó e quando estavam saindo da cidade, Bartimeu, estava a beira do rio pedindo esmola.
   Quando ouviu que era Jesus de Nazaré, começou a gritar: "Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!". Muitos o repreenderam, mas ele gritava ainda mais e Jesus parou e disse: “Chamem-no”. E chamaram o cego: “Ânimo! Levante-se! Ele o está chamando”. Lançando sua capa para o lado, de um salto pôs-se em pé e dirigiu-se a Jesus. “O que você quer que eu faça?”, perguntou-lhe Jesus. O cego respondeu: “Mestre, eu quero ver!” “Vá”, disse Jesus, “a sua fé o curou”. Imediatamente ele recuperou a visão e seguiu Jesus pelo caminho."
Marcos 10:49‭-‬52 NVI

Jesus pode todas as coisas e nós precisamos ter fé, e acreditarmos que Ele pode realizar o impossível, Jesus muda história, reverte situações, transforma vidas, cura, salva e liberta! 

Lemos hoje mais um capítulo que nos edificam e nos faz refletir sobre como vale pena seguir a Jesus!

Reflita hoje sobre isso!

Deus te abençoe! Compartilhe essa mensagem com alguém! Continue lendo a Bíblia comigo! Um grande abraço!

Participe das nossas postagens com sua opinião!

Postagem Anterior Próxima Postagem