Dia a dia com a Bíblia: Mateus, capítulo 9!


Olá amigo (a) da Palavra de Deus! Tudo bem com você?
     Estou lendo a Bíblia durante esse ano e quero te convidar para ler também! Iniciei a leitura do Novo Testamento, e hoje estaremos lendo Mateus, capítulo 9! Esse capítulo narra alguns acontecimentos importantes que nos edificam! 

Não irei compartilhar o capítulo aqui no blog, minha orientação é para que você ore antes da leitura, depois leia o capítulo de hoje na sua Bíblia, reflita sobre o que leu e depois leia o comentário no blog. No final ore novamente!

    Do verso 1 até o 8,  lemos que Jesus curou um paralítico! Cristo retornou para Cafarnaum e algumas pessoas trouxeram um paralítico deitado numa cama. Jesus percebeu  a  fé daquelas pessoas e por causa da fé deles, o Senhor disse ao paralítico que seus pecados estavam perdoados.  
     Alguns mestres da Lei começaram a pensar que Jesus estava blasfemando contra Deus, porém, Jesus sabia o que eles estavam pensando e disse: "O que é mais fácil dizer ao paralítico: “Os seus pecados estão perdoados” ou “Levante-se e ande”? Pois vou mostrar a vocês que eu, o Filho do Homem, tenho poder na terra para perdoar pecados. Então disse ao paralítico: — Levante-se, pegue a sua cama e vá para casa." Mateus 9:5‭-‬6 NTLH

      Após os mestres da Lei serem confrontados, Cristo curou o paralítico, primeiro ele perdoou os seus pecados e depois curou sua enfermidade: " — Levante-se, pegue a sua cama e vá para casa. Quando o povo viu isso, ficou com medo e louvou a Deus por dar esse poder a seres humanos." Mateus 9:6‭, ‬8 NTLH
   
    Do verso 9 até o 13, lemos como foi o encontro de Jesus e Mateus!  Mateus era cobrador de impostos, ele estava sentado no lugar onde os impostos eram pagos, para muitos ele era um improvável, mas Cristo viu algo especial nele, fez o convite:"-venha comigo!" e Mateus atendeu e foi! Às vezes o Senhor nos chama, mas precisamos ter sensibilidade para ouvir a sua voz e irmos ao seu encontro. Ele deseja nos usar. 
     Lemos também que Jesus e seus discípulos foram jantar na casa de Mateus, muitos cobradores de impostos e pessoas de má fama também sentaram a mesa com eles. Alguns fariseus viram e perguntaram aos discípulos, porque Jesus estava comendo com aquelas pessoas? O texto conta que Cristo ouviu e deu uma resposta, confira: "Jesus ouviu a pergunta e respondeu: — Os que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. Vão e procurem entender o que quer dizer este trecho das Escrituras Sagradas: “Eu quero que as pessoas sejam bondosas e não que me ofereçam sacrifícios de animais.” Porque eu vim para chamar os pecadores e não os bons." Mateus 9:12‭-‬13 NTLH

      Não podemos julgar ninguém, percebemos o amor de Jesus pelas pessoas e assim como os fariseus, muitas pessoas não entendem esse amor. Cristo estava com pessoas improváveis e que ninguém gostava por causa das suas atitudes. Jesus disse que Ele veio ao mundo para salvar os pecadores. Ele não se agrada do pecado, porque esse ato nos afasta dEle, mas ama o pecador incondicionalmente e não desiste dos seus. Seja grato a Deus por esse amor!

    Em Mateus 9:14-18, o Evangelho nos diz que os discípulos de João Batista estranhavam o grande contraste que havia entre sua prática religiosa, e a dos discípulos de Jesus. Então perguntaram ao Senhor: "— Por que é que nós e os fariseus jejuamos muitas vezes, mas os discípulos do senhor não jejuam? Mateus 9:14 NTLH

    Não há necessidade de ter comparações, sobre quem é mais espiritual do que outro. Essa era a preocupação dos discípulos de João Batista e Jesus os confrontou: "Jesus respondeu: — Vocês acham que os convidados de um casamento podem estar tristes enquanto o noivo está com eles? Claro que não! Mas chegará o tempo em que o noivo será tirado do meio deles; então sim eles vão jejuar! — Ninguém usa um retalho de pano novo para remendar uma roupa velha; pois o remendo novo encolhe e rasga a roupa velha, aumentando o buraco. Ninguém põe vinho novo em odres velhos. Se alguém fizer isso, os odres rebentam, o vinho se perde, e os odres ficam estragados. Pelo contrário, o vinho novo é posto em odres novos, e assim não se perdem nem os odres nem o vinho." Mateus 9:15‭-‬17 NTLH

     Do verso 18 até o 38, lemos vários milagres que Jesus realizou:  Lemos também que Ele curou a mulher do fluxo de sangue, ela sofria com essa enfermidade há 12 anos. Ela tinha fé que Cristo poderia curá-la, ela tocou nEle e foi curada. 
Ele curou uma menina, filha de um chefe religioso, ela morreu e seu pai foi até Cristo pedir para Ele fazer alguma coisa. Cristo foi até a casa dele, já estavam tocando música fúnebre e Jesus disse que a menina não estava morta e sim dormindo, muitos riram dEle. "Logo que a multidão saiu, Jesus entrou no quarto em que a menina estava, pegou-a pela mão, e ela se levantou. E a notícia a respeito disso se espalhou por toda aquela região." Mateus 9:25‭-‬26 NTLH

     Jesus curou dois cegos: "Jesus saiu daquele lugar, e no caminho dois cegos começaram a segui-lo, gritando: — Filho de Davi, tenha pena de nós! Assim que Jesus entrou em casa, os cegos chegaram perto dele. Então ele perguntou: — Vocês creem que eu posso curar vocês? — Sim, senhor! Nós cremos! — responderam eles. Jesus tocou nos olhos deles e disse: — Então que seja feito como vocês creem! E os olhos deles ficaram curados. Aí Jesus ordenou com severidade: — Não contem isso a ninguém! Porém eles foram embora e espalharam as notícias a respeito de Jesus por toda aquela região." Mateus 9:27‭-‬31 NTLH

Jesus curou um mudo: "Quando eles foram embora, algumas pessoas levaram a Jesus um homem que não podia falar porque estava dominado por um demônio. Logo que o demônio foi expulso, o homem começou a falar. Todos ficaram admirados e afirmavam: — Nunca vimos em Israel uma coisa assim! Mas os fariseus diziam: — O chefe dos demônios é quem dá a esse homem poder para expulsar demônios." Mateus 9:32‭-‬34 NTLH

   
É assim que Jesus faz, Ele é a cura e tem poder de reverter qualquer situação! Basta crermos! 

Nós últimos versículos, percebemos que Jesus teve pena das pessoas. Ele andava visitando todas as cidades e povoados, ensinava nas sinagogas, pregava as boas novas, curava as pessoas. "Quando Jesus viu a multidão, ficou com muita pena daquela gente porque eles estavam aflitos e abandonados, como ovelhas sem pastor. Então disse aos discípulos: — A colheita é grande mesmo, mas os trabalhadores são poucos. Peçam ao dono da plantação que mande mais trabalhadores para fazerem a colheita." Mateus 9:36‭-‬38 NTLH

    Lemos hoje mais um capítulo que nos edificam e nos faz refletir sobre como vale pena seguir a Jesus!

Reflita hoje sobre isso!

Deus te abençoe! Compartilhe essa mensagem com alguém! Continue lendo a Bíblia comigo! Um grande abraço!

Participe das nossas postagens com sua opinião!

Postagem Anterior Próxima Postagem