Dia a dia com a Bíblia: Mateus, capítulo 3!




Olá amigo (a) da Palavra de Deus! Tudo bem com você?

     Estou lendo a Bíblia durante esse ano e quero te convidar para ler também! Iniciamos a leitura do Novo Testamento, e hoje estaremos lendo Mateus, capítulo 3!
    Esse capítulo narra a mensagem de João Batista e o batismo de Jesus!  Não irei compartilhar o capítulo aqui no blog, minha orientação é para que você ore antes da leitura, depois leia o capítulo de hoje na sua Bíblia, reflita sobre o que leu e depois leia o comentário no blog. No final ore novamente.

    Gosto muito desse capítulo, João Batista era um profeta que pregou o evangelho, ele preparou as pessoas para vinda do Messias. Através da sua  simplicidade e temor a Deus, ele pregava  no deserto da Judéia  e muitas pessoas que moravam em Jerusalém, da região da Judéia e de todos os lugares iam ouvi-lo, se arrependiam dos seus pecados, se convertiam e ele as batizava no Rio Jordão.
      A mensagem de João Batista é muito atual, nos confronta e nos exorta a tomarmos uma decisão diante de Deus: que é nos arrependermos dos nossos pecados e nos santificarmos em todo tempo, pois Cristo está voltando! Outro ponto que que fala muito ao meu coração é sobre a atitude de João Batista diante das pessoas, ele era simples, pregava no deserto da Judéia, vestia roupas feitas de pelos de camelo e um cinto de couro e se alimentava de gafanhotos e mel do mato e não buscava glória, como ele dizia "Eu os batizo com água para mostrar que vocês se arrependeram dos seus pecados, mas aquele que virá depois de mim os batizará com o Espírito Santo e fogo. Ele é mais importante do que eu, e não mereço a honra de carregar as sandálias Mateus 3:11

     Um trecho também muito interessante e que nos faz refletir é sobre quando João Batista confronta os Fariseus e Saduceus: "Quando João viu que muitos fariseus e saduceus vinham para serem batizados por ele, disse: — Ninhada de cobras venenosas! Quem disse que vocês escaparão do terrível castigo que Deus vai mandar?
Façam coisas que mostrem que vocês se arrependeram dos seus pecados.
E não digam uns aos outros: “Abraão é nosso antepassado.” Pois eu afirmo a vocês que até destas pedras Deus pode fazer descendentes de Abraão!
O machado já está pronto para cortar as árvores pela raiz. Toda árvore que não dá frutas boas será cortada e jogada no fogo.
O machado já está pronto para cortar as árvores pela raiz. Toda árvore que não dá frutas boas será cortada e jogada no fogo." Mateus 3:7-10

 Percebemos que os Fariseus e Saduceus quando se aproximaram para serem batizados, foram confrontados por sua hipocrisia, pois eram conhecedores das leis, mas não viviam. E João Batista os confrontou pois precisavam  mostrar que se arrependeram dos seus pecados.

Lemos nesse capítulo que Jesus se batizou, Ele foi da Galiléia até o Rio Jordão afim de ser batizado, mas João Batista tentou convencê-lo a mudar de ideia, ele reconheceu que não era digno de batizar Jesus. "Mas Jesus respondeu: — Deixe que seja assim agora, pois é dessa maneira que faremos tudo o que Deus quer. E João concordou."
Mateus 3:15 
 Jesus foi batizado, e "Logo que foi batizado, Jesus saiu da água. O céu se abriu, e Jesus viu o Espírito de Deus descer como uma pomba e pousar sobre ele." Mateus 3:16 

Jesus foi batizado para nos ensinar a importância do batismo. É evidente que Jesus enxergava a vida dele como o cumprimento de toda a justiça. O fato de participar do batismo de arrependimento, mesmo sem ter pecado algum de que se arrepender, é parte da demonstração de que a justiça que ele deseja cumprir não foi exigida dele, mas é exigida de todo homem pecaminoso.

Para complementar, estou compartilhando um trecho da postagem do site Respostas Bíblicas, sobre a importância do batismo nas águas?

O batismo nas águas é muito importante porque é o sinal que uma pessoa é salva e tem o compromisso de seguir Jesus pelo resto da vida. Jesus ordenou o batismo nas águas. O batismo não tem poder para salvar mas é um mandamento de Jesus.
 Jesus mandou que todo novo discípulo fosse batizado (Mateus 28:18-20). Esse é o sinal que alguém segue Jesus. Os apóstolos batizavam quem se convertia e ensinaram outros a fazer o mesmo. O batismo é muito importante para ser reconhecido como crente.
 
Continue lendo a Bíblia comigo!

Deus te abençoe! Compartilhe essa mensagem com alguém. 

Participe das nossas postagens com sua opinião!

Postagem Anterior Próxima Postagem