Dia a dia com a Bíblia: Mateus 26 - A prisão de Jesus!

Olá amigo (a) da Palavra de Deus! Tudo bem com você?
  
   Vamos ler a Bíblia juntos durante esse ano? A leitura bíblica de hoje é Mateus 26!   
    Não irei compartilhar o capítulo completo aqui no blog, somente alguns versículos. Minha orientação é para que você ore antes da leitura, depois leia o capítulo de hoje na sua Bíblia, reflita sobre o que leu e depois leia o comentário no blog. No final ore novamente!

     Observamos nesse capítulo que faltava dois dias para páscoa e do momento que Jesus seria entregue para ser crucificado. Os príncipes dos sacerdotes, os escribas e os anciãos do povo se reuniram na sala do sumo sacerdote Caifás, para encontrar uma forma de prender Cristo com dolo e o matarem. Eles não queriam fazer isso durante a festa, pois temiam alvoroço do povo.

      Jesus foi para Betânia na casa de Simão, o leproso e aproximou-se dEle uma mulher com um vaso de alabastro, com unguento de grande valor e derramou-lhe sobre a cabeça, quando eles estavam assentados à mesa. Os discípulos vendo aquela situação, começaram a indagar porque ela fez aquilo, pois o unguento poderia ser vendido e dado aos pobres. 
      Jesus, porém, conhecendo isso, disse-lhes: "Por que afligis esta mulher? Pois praticou uma boa ação para comigo. Porquanto sempre tendes convosco os pobres, mas a mim não me haveis de ter sempre. Ora, derramando ela este unguento sobre o meu corpo, fê-lo preparando-me para o meu sepultamento. Em verdade vos digo que, onde quer que este evangelho for pregado, em todo o mundo, também será referido o que ela fez para memória sua." Mateus 26:10‭-‬13 
     Essa resposta nos faz refletir sobre o que temos feito pelo Senhor? Estamos oferecendo o nosso melhor? O melhor que nós temos é entregar nossa vida e nosso coração a Ele. Será que estamos honrado o Senhor? Aquela mulher cuidou de Jesus, fez por amor, como Jesus disse, ela estava preparando Ele para morte. 

     Lemos nesse capítulo, que Judas Iscariotes se encontrou com os príncipes dos sacerdotes afim de negociar com eles, ele entregaria Jesus e receberia por isso. Foi permissão de Deus que Judas Iscariotes traísse Jesus, por trinta moedas de prata. Judas estava esperando uma oportunidade para o entregar.
      Não querendo comparar, mas esse texto me confronta bastante, pois muitas vezes também traímos o Senhor, somos infiéis, desobedecemos. Valorizamos coisas temporárias e secundárias, ao invés dEle. 

      Do verso 17 até o 30, Jesus celebrou a última ceia, antes da sua crucificação. No primeiro dia da Festa dos Pães Asmos, chegaram os discípulos junto de Jesus e perguntaram em qual lugar eles preparariam a comida da Páscoa? E Ele disse para eles irem  à cidade a um certo homem e dizei-lhe: O Mestre diz: "O meu tempo está próximo; em tua casa celebrarei a Páscoa com os meus discípulos."
Mateus 26:18 
     Os discípulos fizeram conforme pedido e prepararam a Páscoa. Mais tarde quando todos estavam assentados à mesa e comiam. Jesus disse: "Em verdade vos digo que um de vós me há de trair. E eles, entristecendo-se muito, começaram um por um a dizer-lhe: Porventura, sou eu, Senhor? E ele, respondendo, disse: O que mete comigo a mão no prato, esse me há de trair. Em verdade o Filho do Homem vai, como acerca dele está escrito, mas ai daquele homem por quem o Filho do Homem é traído! Bom seria para esse homem se não houvera nascido. E, respondendo Judas, o que o traía, disse: Porventura, sou eu, Rabi? Ele disse: Tu o disseste."
Mateus 26:21‭-‬25 

       Jesus anunciou que seria traído. A princípio os discípulos ficam triste, negando um após o outro que jamais fariam isso, mas, Judas Iscariotes já estava com o coração dominado pelo Diabo e seus próximos passos o conduziriam até o beijo da traição.
          Estava de aproximando da hora de Jesus ser entregue e Ele preparou Deus discípulos para esse momento: "Então, Jesus lhes disse: Todos vós esta noite vos escandalizareis em mim, porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho se dispersarão. Mas, depois de eu ressuscitar, irei adiante de vós para a Galileia. Mas Pedro, respondendo, disse-lhe: Ainda que todos se escandalizem em ti, eu nunca me escandalizarei. Disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, três vezes me negarás. Disse-lhe Pedro: Ainda que me seja necessário morrer contigo, não te negarei. E todos os discípulos disseram o mesmo." Mateus 26:31‭-‬35 

        Você tem negado a Jesus?
         Jesus e seus discípulos foram para o Getsêmani, Ele foi orar e pediu que eles também vigiassem e orassem, mas ambos  dormiram. Jesus orou três vezes, Ele derramou sua alma diante de Deus, pois se aproximava da sua crucificação. Em todo tempo Ele pediu para ser feito segundo a vontade de Deus, se referindo a sua crucificação. 
       Cristo foi obediente ao Senhor. 

 Jesus foi preso, enquanto falava com seus discípulos, Judas apareceu com uma grande multidão com espadas e porretes, vinda da parte dos príncipes dos sacerdotes e dos anciãos do povo. "E o traidor tinha-lhes dado um sinal, dizendo: O que eu beijar é esse; prendei-o. E logo, aproximando-se de Jesus, disse: Eu te saúdo, Rabi. E beijou-o. Jesus, porém, lhe disse: Amigo, a que vieste? Então, aproximando-se eles, lançaram mão de Jesus e o prenderam. E eis que um dos que estavam com Jesus, estendendo a mão, puxou da espada e, ferindo o servo do sumo sacerdote, cortou-lhe uma orelha. Então, Jesus disse-lhe: Mete no seu lugar a tua espada, porque todos os que lançarem mão da espada à espada morrerão. Ou pensas tu que eu não poderia, agora, orar a meu Pai e que ele não me daria mais de doze legiões de anjos? Como, pois, se cumpririam as Escrituras, que dizem que assim convém que aconteça? Então, disse Jesus à multidão: Saístes, como para um salteador, com espadas e porretes, para me prender? Todos os dias me assentava junto de vós, ensinando no templo, e não me prendestes. Mas tudo isso aconteceu para que se cumpram as Escrituras dos profetas. Então, todos os discípulos, deixando-o, fugiram." Mateus 26:48‭-‬56 
    
     A atitude de Jesus nesse momento de prisão nos ensina muitas coisas. Me lembrei das bem aventuranças que Ele falou. Cristo não incitou o ódio, Ele permaneceu manso diante daquela situação. Os discípulos fugiram porque tiveram medo. 
     Jesus foi levado para a casa do sumo sacerdote Caifás, onde os escribas e os anciãos estavam reunidos juntamente com o conselho. Eles buscavam encontrar provas contra Jesus, para matá-lo, durante este julgamento, falsas testemunhas fizeram acusações contra Cristo. Diante dessas acusações, Ele foi acusado de blasfemar, cuja a condenação era pena de morte.
      No final desse capítulo, lemos que Pedro negou a Jesus três vezes, conforme Cristo falou e após negá-lo, Pedro se lembrou das palavras de Jesus e começou chorar amargamente. Você já parou para pensar que em breve, quando formos perseguidos por causa de Jesus, teremos que nos posicionar? Seremos forçados a negarmos Jesus, precisamos desde já buscarmos mais a Deus e pedir que Ele afaste todo o medo de nós. 
Para concluir, deixo uma palavra de Jesus que tem tudo a ver com esse momento: 
"E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo. Não se vendem dois passarinhos por um ceitil? E nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai.  E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais, pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos. Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus.  Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus."  Mateus 10:28-33

Lemos hoje mais um capítulo que nos edificam e nos faz refletir sobre como vale pena seguir a Jesus!

Reflita hoje sobre isso!

Deus te abençoe! Compartilhe essa mensagem com alguém! Continue lendo a Bíblia comigo! Um grande abraço!

Participe das nossas postagens com sua opinião!

Postagem Anterior Próxima Postagem