Dia a dia com a Bíblia: Mateus 25 - Esteja vigilante, Cristo está voltando!


Olá amigo (a) da Palavra de Deus! Tudo bem com você?
  
   Vamos ler a Bíblia juntos durante esse ano? A leitura bíblica de hoje é Mateus 25!   
    Não irei compartilhar o capítulo completo aqui no blog, somente alguns versículos. Minha orientação é para que você ore antes da leitura, depois leia o capítulo de hoje na sua Bíblia, reflita sobre o que leu e depois leia o comentário no blog. No final ore novamente!

        Muitas pessoas não valorizam a volta do Senhor, acham que nunca irá acontecer, outras dizem que ouvem sobre esse acontecimento há muito tempo e até hoje, Jesus não voltou. Mas Ele voltará e os sinais da sua vinda se mostram a cada dia.  Esse capítulo chama nossa atenção para estarmos preparados, vigilantes, pois o noivo (Jesus) virá buscar a noiva (sua igreja).
    Aprendemos muito com a parábola das dez virgens, a qualquer momento o Senhor pode voltar e que devemos estar prontos. Essa parábola retrata também que não devemos nos acomodar, pois o grande dia se aproxima.
     Precisamos seguir o exemplo das cinco virgens prudentes, elas se prepararam para encontrar o noivo. Infelizmente muitas pessoas estão dormindo e serão surpreendidas com volta de Jesus e será tarde demais. 
     Reflita: Se Jesus voltar agora, estou preparado? Minhas lamparinas estão acesas? Das dez virgens, em qual lado estou: das cinco prudentes ou das cinco insensatas? 

      É tempo de se achegar a Deus, de se arrepender dos maus caminhos e viver uma agradável a Deus e em santidade! "Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir." Mateus 25:13

   Nesse capítulo também lemos a Parábola dos talentos, ela fala sobre responsabilidade e prestação de contas no juízo final. Gosto muito dessa parábola, pois ela me faz refletir sobre o que tenho feito para o Senhor? Deus nos confiou uma missão e deseja que cada um de nós sejamos útil na sua grande obra. 
     Não podemos enterrar nossos dons e talentos, precisamos dar bons frutos e multiplicar o que Deus nos deu, não para nossa honra, mas para o Nome do Senhor ser exaltado e engrandecido. Precisamos seguir o exemplo dos servos que multiplicaram os talentos do seu senhor. 

Reflita: Tenho multiplicado o que Deus me deu? Estou enterrando meus talentos ou estou multiplicando? Tenho sido útil? Tenho colocado limitações e desculpa para não fazer a minha parte? 

Finalizando esse capítulo, lemos sobre o juízo final! Esses versos são um refrigério para os que estão verdadeiramente em Cristo. Jesus está voltando, será o melhor momento para sua igreja e ao mesmo tempo será o pior momento para todos os que o rejeitaram.      
   Esses versos também nos faz refletir sobre nossas atitudes e se estamos recebendo a Cristo todos os dias, por meio dos pequeninos? Ao ler esses versículos, lembrei do segundo mandamento que Jesus nos ensinou, que é amar o nosso próximo como a nós mesmos, será que estamos cuidando das pessoas verdadeiramente? Estamos fazendo o bem e amando-as? Pessoas são mais importantes que coisas. Jesus cobrará isso de nós.  Vou compartilhar esse trecho completo e faça uma autoanálise: "Quando o Filho do homem vier em sua glória, com todos os anjos, então, se assentará em seu trono na glória nos céus. Todas as nações serão reunidas diante dele, e Ele irá separar umas das outras, como o pastor separa os bodes das ovelhas. E posicionará as ovelhas à sua direita e os bodes à sua esquerda. Então, dirá o Rei a todos que estiverem à sua direita:‘Vinde, abençoados de meu Pai! Recebei como herança o Reino, o qual vos foi preparado desde a fundação do mundo. Pois tive fome, e me destes de comer, tive sede, e me destes de beber; fui estrangeiro, e vós me acolhestes. Quando necessitei de roupas, vós me vestistes; estive enfermo, e vós me cuidastes; estive preso, e fostes visitar-me’. Então, os justos desejarão saber: ‘Mas, Senhor! Quando foi que te encontramos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te saciamos? E quando te recebemos como estrangeiro e te hospedamos? Ou necessitado de roupas e te vestimos? Ou ainda, quando estiveste doente ou encarcerado e fomos ver-te?’ Então o Rei, esclarecendo-lhes responderá: ‘Com toda a certeza vos asseguro que, sempre que o fizestes para algum destes meus irmãos, mesmo que ao menor deles, a mim o fizestes’. Mas o Rei ordenará aos que estiverem à sua esquerda: ‘Malditos! Apartai-vos de mim. Ide para o fogo eterno, preparado para o Diabo e os seus anjos. Porquanto tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e nada me destes de beber. Sendo estrangeiro, não me hospedastes; estando necessitado de roupas, não me vestistes; encontrando-me enfermo e aprisionado, não fostes visitar-me’. E eles também perguntarão: ‘Mas Senhor! Quando foi que te vimos com fome, sedento, estrangeiro, necessitado de roupas, doente ou preso e não te auxiliamos?’ Então o Rei lhes sentenciará: ‘Com toda a certeza vos asseguro que, sempre que o deixastes de fazer para algum destes meus irmãos, mesmo que ao menor deles, a mim o deixastes de fazer’. Sendo assim, estes irão para o sofrimento eterno, porém os justos, para a vida eterna”. Mateus 25:31-46

Lemos hoje mais um capítulo que nos edificam e nos faz refletir sobre como vale pena seguir a Jesus!

Reflita hoje sobre isso!

Deus te abençoe! Compartilhe essa mensagem com alguém! Continue lendo a Bíblia comigo! Um grande abraço!


Participe das nossas postagens com sua opinião!

Postagem Anterior Próxima Postagem