31 dias de oração pela família - 18° dia!


           Olá amigo (a) da Palavra de Deus!

    Precisamos cuidar e clamar por nossa família, pois ela é nosso patrimônio eterno! A Junta de Missões Nacionais da Convenção Batista Brasileira, iniciou a campanha: 31 dias de oração pela família 2022 - Família: Criação de Deus! E convidamos você para participar!

Dia 18 - Vida conjugal: o papel do marido (Parte 1)

“Maridos, cada um de vós ame a sua mulher, assim como Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, a fim de santificá-la, 
tendo-a purificado com o lavar da água, pela palavra." Efésios 5.25,26

    Na passagem que estamos analisando, Paulo fala duas vezes mais aos maridos do que às esposas, sendo nove versículos para eles e quatro para elas. A principal tarefa do marido aparece na forma imperativa: “ame a sua mulher”.
    Talvez pareça um tanto óbvio que Deus falasse isso, mas não é. Aqui, a palavra (uma
forma verbal) tem como raiz o mesmo elemento que descreve o próprio amor de Deus: ágape (do Grego agape). O amor de Deus é altruísta, sacrificial, centrado no outro. Observe que Deus não apenas fala de amor,
mas o demonstra por meio de ações (veja João 3.16, Romanos 5.8 e 1 João 3.1).
    O amor do mundo é centrado no “eu”, egoísta e narcisista. É um amor de essência erótica, baseado em aparências e nos sentidos. Aliás, é bom lembrar que a palavra Grega eros nem aparece no Novo Testamento.
    Paulo traz o próprio amor de Cristo pela
igreja como referência para o relacionamento conjugal. Justamente seu maior ato de
amor, de morrer pela igreja, é colocado como modelo de amor que os maridos devem
dispensar às esposas. Sim, o padrão é alto e a exigência é grande. Precisamos amar nossas esposas como Cristo amou a igreja. Um amor que “tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta” (1Coríntios 13.7).

REFLITAM E OREM:
Reflitam sobre o caráter do amor de Jesus por sua esposa, a igreja. Homens, peçam a Deus que os capacite para demonstrarem
o amor que vocês devem nutrir pelas esposas.


Participe das nossas postagens com sua opinião!

Postagem Anterior Próxima Postagem