Mês da família: Superando as perdas na família!


        Olá, seja bem vindo (a)! Tudo bem com você?

     Maio é o mês da família. A família é o bem mais precioso que Deus nos deu, por isso, ame, cuide, valorize e sobretudo preserve o seu porto seguro. Que Deus proteja e abençoe todas as familias!
      Superando as perdas na família é o tema da publicação de hoje!

    Ninguém gosta de perder, mas nós perdemos! A vida também é feita de perdas, elas são múltiplas e afetam nossa vida e nossa família. Podemos perder na vida material, sentimental e espiritual, podemos perder valores no ambiente da família e experimentarmos até mesmo a perda de pessoas que amamos. A morte é consequência do pecado (Romanos 6:23); nós fomos criados para a eternidade com Cristo. A morte deve levar o homem a refletir sobre a vida para:
✓ Fazer uma reavaliação dos seus atos e atitudes.
✓ Parar com o pecado habitual que pratica.
✓ Buscar o bem estar e valorizar as pessoas que ama.
✓ Temer a Deus (que é a reflexão mais importante).
✓ Crer em Jesus Cristo. Ele é a ressurreição e a vida, quem crer n'Ele viverá. (João 11:25)

     A vida cristã e a Palavra de Deus nos ensinam que até mesmo as experiências mais dolorosas em relação as perdas, podem nos trazer um crescimento e um amadurecimento para a nossa vida. Exemplo disso é o que encontramos em Romanos 5. 3 - 5: "Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança;  a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança.  E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu."
 
    Diante disso, é preciso reconhecer as perdas, "não existe cura para quem insiste em ficar na negação” e após reconhecer é preciso aprender com elas, ou seja, tirar lições preciosas sobre tudo o que temos vivido e, por fim, é necessário agir. Não é nada fácil superar as perdas na família e viver o luto, mas entre a prostração e o recomeço, o que você tem decidido fazer? É importante viver o luto para que haja a recuperação da perda, é um processo e muitas vezes leva tempo.
      Outro ponto importante é que Deus está no controle de todas as coisas, Ele sabe o que é melhor pra nós, mesmo nas perdas, onde se encerra um ciclo, Ele tem um propósito e  nos ajuda a passar por esse momento difícil e a superar as perdas. 

     "Perder alguém que amamos não é fácil, dói muito, estou passando por esse momento difícil, meu pai faleceu no dia 13 de maio, eu e minha família estamos passando pelo processo do luto juntos. Compreendo que foi feita a vontade do Senhor, Deus tratou do meu pai, preparou ele e o levou, sei que se meu pai tivesse alta do hospital,  ele ficaria muito debilitado, ele seria amado e cuidado por nós, mas aprouve o Senhor levá-lo. Dói muito ainda, sou grato ao Senhor por tudo, pelo seu cuidado, eu e minha família estamos sendo consolados por Ele!
     Com a morte do meu pai, tenho refletido sobre muitas coisas, a principal delas é o relacionamento com Deus, outra é relacionamento familiar, precisamos aproveitar as oportunidades para conversar, brincar, nos divertir, perdoar, aconselhar, demonstrar que ama, pois depois que morre, não adianta mais. Graças a Deus eu aproveitei cada momento que tive, cuidei do meu pai, brinquei, orei, aconselhei e fui aconselhado, procurei estar presente, não fui o filho perfeito e reconheço que podia ter feito muito mais. Meus irmãos, minha mãe e muitos familiares também estiveram sempre presentes, amaram e cuidaram do meu pai, familia é isso, é um cuidando  do outro.  Outra coisa que aprendi, é ser sensível a dor do outro, hoje sou eu quem choro a perda, mas sempre haverá alguém passando por esse processo do luto. Aprendi também, a valorizar ainda mais minha família e as pessoas. Oro para que Deus console os corações enlutados e alivie nosso sofrimento." (Ronald)

Por: Pr. Ismael Matos - Primeira Igreja Batista em Barra Mansa - RJ, respostas.com e ibnlugardevida.com
Comentário: Ronald Maia Estiliano.
Versão Bíblica: Almeida Revista e Atualizada.
Imagem:  esbocandoideias.com
Obrigado pela visita, comente o que achou e compartilhe com um amigo! Deus te abençoe e volte sempre. Um grande abraço virtual!


2 Comentários

Participe das nossas postagens com sua opinião!

  1. Não sei se existiu uma época como essa, em que tanta gente querida parte do nosso convívio, repentinamente, tomado por uma doença estranha. Sei que houve outras pandemias no passado, mas será que aconteceram tantas despedidas assim? Talvez...

    O que sei é que um dia Deus nos fará a razão de permitir que tudo isso aconteça.

    ResponderExcluir
  2. Não sei se existiu uma época como essa, em que tanta gente querida parte do nosso convívio, repentinamente, tomado por uma doença estranha. Sei que houve outras pandemias no passado, mas será que aconteceram tantas despedidas assim? Talvez...

    O que sei é que um dia Deus nos fará ENTENDER a razão de permitir que tudo isso aconteça.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem