Tema abordado na EBD: 2° lição: "A UNIVERSIDADE DA ANSIEDADE E DA DEPRESSÃO!"


A DEPRESSÃO E A ANSIEDADE, AFETAM A TODOS, INCLUSIVE O CRISTÃO?

Sim! Da mesma forma que elas são capazes de prejudicar seriamente os relacionamentos pessoais, assim acontece no relacionamento com Deus. Um cristão depressivo, por exemplo, há de ter a sensação de que perdeu a alegria da salvação e que não será mais capaz de sentir a presença de Deus, pois nesta condição, se tem a impressão de que Ele está muito distante, em silêncio ou com muita raiva de si. Com isso, a vida emocional acaba sendo fortemente prejudicada, tornando-se muito difícil orar, ler a Palavra de Deus ou meditar naquilo que se está aprendendo da Bíblia. Tudo porque, sofrendo esses problemas, tem-se muita dificuldade de manter o foco e firmeza naquilo que está fazendo. Assim o cristão sofre uma dor muito grande pois não somente se sente excluído pelas pessoas, mas também por Deus. São doenças físicas que trazem sintomas espirituais.

ORAÇÃO E LEITURA DA BÍBLIA SÃO SUFICIENTES?

Por serem doenças emocionais que provocam sintomas espirituais, muitas pessoas tentam ajudar quem está sofrendo com soluções apenas espirituais. Para piorar, existem aqueles que ensinam que o verdadeiro cristão não pode ficar deprimido ou ansioso a ponto de ficar doente por isso. Afirmam que é falta de Deus, ou de fé, por isso sugerem orar mais, ler mais a Bíblia, buscar mais a Deus e participar mais da igreja. Ter comunhão com Deus e com a igreja é muito importante, mas Deus abençoou a humanidade com ciências e algumas delas tratam de forma muito eficaz os sintomas dessas doenças e você que acha que depressão e ansiedade são frescuras, saiba que isso é muito sério. A ajuda profissional e o tratamento através de medicamentos são muito importantes para a boa recuperação dessas pessoas com essas doenças mentais, e o fato de muitos cristãos estarem se tratando, não significa que estão fracos na fé e estão passando por cima da vontade de Deus. Jamais podemos dispensar a ajuda da igreja em oração e aconselhamento, mas a providência de buscar uma ajuda profissional é indispensável!

Estudo resumido e retirado da revista Palavra e Vida da Convenção Batista Fluminense, ano 16 - n° 64/2020 autor dos estudos do semestre: Pr. Eduardo Luiz de Carvalho Faria.


Participe das nossas postagens com sua opinião!

Postagem Anterior Próxima Postagem